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Você sabe por que sua empresa deve ter um e-mail personalizado?

Manter uma comunicação ágil e eficiente com os clientes e colaboradores é essencial para o gerenciamento de estratégias de marketing e questões organizacionais da empresa. Com o advento das novas mídias, o sistema de SAC ficou obsoleto, enquanto que as páginas em redes sociaissites, assim como o e-mail personalizado, se tornaram algumas das opções mais utilizadas como canais de comunicação.

Uma das ferramentas que mais se adaptou a esse novo cenário é o e-mail. Ele proporciona uma interação constante e organizada — possibilitando a redução de problemas causados via contato telefônico, por exemplo —, além de ajudar a fortalecer a imagem institucional da marca.

Neste post, conheça as vantagens de a sua empresa ter um e-mail personalizado. Saiba mais!

Fortalece a sua marca

A imagem que uma empresa passa para o mercado é muito importante. Uma imagem negativa impacta em estratégias, métodos e processos não apenas para os clientes, mas também para os seus colaboradores, sejam funcionários ou fornecedores.

Se você já possui redes sociais e site, ter como ferramenta de comunicação um e-mail personalizado colabora para adicionar valor à sua imagem institucional, criando uma unidade para o negócio. Assim, um e-mail com informações sobre a empresa, como o nome do funcionário que está contatando ou sendo contatado, o cargo, o telefone e o logotipo na assinatura coopera para fortalecer essa associação.

Muitas vezes, é a referência e o formato mais fácil para o recebimento de novas oportunidades de negócio, pois é possível que um cliente apenas encaminhe o seu contato apresentando novos consumidores que estão interessados em seu produto ou serviço. Dessa forma, faça do e-mail personalizado um instrumento para fortalecer a forma como as pessoas associam as suas mensagens com o seu site ou as suas redes sociais.

Demonstra uma forma de trabalho mais profissional

Quando o seu e-mail é enviado por meio de um domínio próprio, é possível transmitir a ideia de que a sua empresa é um negócio estabilizado. Além disso, manter contato por e-mail pessoal demonstra amadorismo.

Imagine que, devido a algum problema, você precise entrar em contato com o departamento financeiro de uma empresa. Porém, o e-mail de contato disponível é este: financeiro@gmail.com. Não lhe parece um endereço feito no improviso?

Agora, perceba a diferença ao alterar o e-mail anterior para o que seria o modelo ideal, algo como financeiro@nomedaempresa.com. Viu como uma simples mudança pode causar uma impressão melhor?

Facilita a comunicação entre os envolvidos

E-mails personalizados contribuem para a eficácia da comunicação de uma empresa, seja ela interna ou externa. O uso de e-mails personalizados para funcionários respalda diálogos (atualmente, e-mails são considerados documentos legais e legítimos) e facilita a comunicação.

Também é possível atribuir o acesso a mais de uma pessoa para um único e-mail, como em casos em que as mensagens podem ser respondidas por qualquer pessoa pertencente a departamentos específicos, como: rh@nomedaempresa.com e atendimento@nomedaempresa.com.

A organização da empresa também se beneficia com esse sistema. Com a criação de contas específicas para as necessidades específicas, os e-mails são direcionados e respondidos por aqueles que são responsáveis pelos assuntos tratados nas mensagens, criando, assim, um fluxo de trabalho muito mais otimizado.

Oferece mais segurança

Ao criar um e-mail gratuito em determinada plataforma, você confia seus dados ao servidor em que está cadastrado. É como se você estivesse alugando um espaço que não é seu. No entanto, quando falamos em empresa, o cuidado deve ser dobrado.

É a mesma história de ter apenas uma página profissional no Facebook em vez de um site próprio. Você precisa estar ciente que a rede social é a dona do domínio e tem suas políticas. Sendo assim, seus conteúdos podem ser apagados, caso ela decida que você infringiu algum dos termos, e até mesmo deletar a sua página.

Com um domínio e e-mail próprio, você é dono do seu nariz e não precisa seguir as políticas de terceiros. Além disso, você tem a segurança de que nenhuma empresa está coletando seus dados.

É bastante acessível

Se você já tem um site, deve saber que a maioria dos planos de hospedagem oferecem um espaço para você criar contas de e-mails personalizados sem ter que pagar nada a mais. Dependendo do plano contratado, é possível adicionar quantos usuários quiser.

Caso você não tenha um domínio próprio, considere fortemente construir um site para a sua empresa. Muitos ainda veem isso como um gasto, mas, na verdade, é um investimento. O retorno que um website e blog corporativo podem gerar compensam o gasto com a hospedagem.

É possível também utilizar o Gmail para criar um e-mail personalizado por meio da ferramenta G Suite. Contudo, você ainda precisará ter um domínio próprio para isso. Caso contrário, será necessário comprar um novo.

Causa menos desconfiança aos clientes

Qualquer pessoa pode se passar por uma empresa ao criar uma conta de e-mail. O único modo de evitar isso é utilizando a terminação do seu próprio domínio. Afinal de contas, você confiaria em um e-mail recebido como nomedaloja@hotmail.com? Provavelmente não.

Se você utiliza essas plataformas gratuitas, como o Gmail e Yahoo, pode ter a sua credibilidade comprometida. Com um e-mail personalizado, as chances de alguém duvidar da veracidade da mensagem diminuem drasticamente e, consequentemente, você consegue fechar mais negócios.

Aumenta a competitividade

No marketing, qualquer detalhe é importante para você se sobressair. Fez um cartão de visitas em papel sulfite? Com certeza vai passar uma péssima impressão. Mandou o sobrinho criar o logotipo e ficou mais ou menos? A imagem da sua empresa também será percebida como mediana.

Com o seu e-mail, a lógica é a mesma. Se você não utiliza o nome da empresa na terminação do endereço ou qualquer tipo de personalização, fica a impressão de que você é um iniciante ou desleixado. Isso tudo se reflete na sua marca, em geral.

Portanto, se você não quer dar brecha para os concorrentes se destacarem, tome bastante cuidado com todos os detalhes que envolvem seus canais de comunicação.

Gera mais tráfego ao site

Quando o cliente recebe um e-mail do tipo: contato@nomedaempresa.com.br, ele já deduz qual é o seu site e consegue acessar para saber mais sobre a marca, produtos e serviços. Caso você utilize uma estratégia de funil de vendas, esse simples usuário possivelmente será convertido em uma oportunidade.

Também é possível colocar o link em sua assinatura para facilitar esse acesso. Assim, basta o usuário dar um clique para você usufruir de todas as vantagens que o marketing digital proporciona. Quanto mais você diversificar os seus canais de comunicação e tirar todo o proveito que eles têm a oferecer, maior serão os resultados.

A partir do e-mail personalizado, a sua empresa não apenas aumentará a sua credibilidade perante o mercado como também facilitará a comunicação, otimizando processos e, consequentemente, o tempo.

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