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Testes A/B: saiba como gerar mais resultados!

 

Você já ouviu falar dos testes A/B? Se você tem dúvidas sobre quais elementos da sua página são mais eficientes na hora da conversão, essa é uma forma de conseguir a resposta.

Neste conteúdo, você vai ver um pouco sobre como otimizar os sites para aumentar a conversão e como usar dados concretos para conseguir esse resultado. Temos certeza que você vai aprender muito aqui. Preparado? Então, vamos lá!

O que são testes A/B?

Imagine que você queira fazer com que uma empresa fique conhecida na internet. Em um dado momento, você vai precisar de uma estratégia digital que gere com uma boa conversão, certo?

É aí que aparece o teste A/B. De maneira geral, é uma maneira de confrontar duas versões de uma página — versão “A” e versão “B” — mudando apenas uma variável para ver qual elemento realmente contribui para a conversão.

Desse modo, você tem em mãos dados numéricos e não apenas suposições. Isso torna as decisões sobre qual página manter no ar muito mais confiáveis.

O que deve ser testado?

Os testes A/B geralmente são feitos em páginas que influenciam diretamente na conversão em leads ou clientes (landing pages, por exemplo). Os componentes testados variam: cores, CTAs, conteúdo escrito, caixas de textos (formulários), imagens e por aí vai.

É comum que também sejam feitos testes em e-mails, com o objetivo de pôr à prova as taxas de cliques, aberturas e receptividade. Nesses casos, conteúdos, horário de envio, imagens, distribuição de textos e CTAs são alguns exemplos de variáveis.

Como conduzir um teste A/B?

Como qualquer tipo de análise estatística, o teste A/B não pode ser feito de qualquer jeito. Existem algumas coisas para as quais você precisa se atentar na hora de analisar as suas páginas, como você verá a seguir.

Fique atento à relevância estatística

Ter relevância estatística quer dizer que a amostragem do teste é grande o suficiente para que o resultado seja confiável. No caso da análise de uma página, a amostragem é o número de pessoas que a visitam.

Use softwares específicos

Realizar testes A/B manualmente é quase impossível. Nesse caso, nada como utilizar a tecnologia a favor da sua empresa, certo? O leque de possibilidades é amplo: Google Analytics, Optimizely, VWO e por aí vai. Algumas ferramentas de automação de marketing como a RD Station também têm opções paras realização de testes desse tipo.

Se atente para o intervalo de confiança

Assim como a relevância estatística, o intervalo de confiança serve para validar o seu teste como confiável. Indica, entre outras coisas, se os resultados estimados são estáveis e precisos.

Os testes A/B, como você pôde ver, são ótimas formas de garantir que a sua página seja boa o suficiente para garantir uma taxa de conversão relevante. Assim, os elementos das suas páginas e dos seus e-mails poderão ser os mais persuasivos possível.

Lembre-se que os testes A/B não são recomendados para páginas com poucos acessos. A relevância estatística é importantíssima para que a avaliação seja confiável.

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