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Saiba como analisar 9 importantes métricas de marketing digital

Uma marca com forte relevância no mundo digital é uma inspiração para outras empresas. Mas você sabe quais são os caminhos de cada estratégia para alcançar o sucesso? Se sim, saiba que apenas isso não basta. Para identificar o que está dando certo e o que não está, você precisar entender sobre as métricas de marketing digital.

A análise de resultados é feita por meio dos números concretos. Eles podem medir a performance das mais diferentes áreas, demonstrando de forma precisa quais estratégias e ações obtiveram bons resultados e quais precisam de ajustes, utilizando ferramentas como o Google Analytics.

Os indicadores são importantes para entender seu cliente e otimizar o planejamento. Por isso, separamos 9 métricas que você não deve deixar de analisar para saber seu desempenho no marketing digital!

1. ROI e ROAS

Essa é uma das métricas de marketing digital mais importantes de qualquer negócio, pois trata do lucro da empresa. O ROI representa o “retorno sobre investimento”, que consiste no cálculo do faturamento menos os gastos com as despesas do negócio. O resultado é o seu retorno, ou seja, o seu lucro.

Já o ROAS se trata de um investimento específico: o valor gasto com campanhas publicitárias, mídias e produções. O ROAS envolve desde produção de conteúdo a mídias pagas, como Google Adwords, Instagram Ads e outros. Tanto o ROI quanto o ROAS são excelentes para se ter noção se o seu dinheiro está sendo investido corretamente.

2. Ticket Médio

Para saber a quantia que será recebida por cada venda realizada, basta multiplicar o valor arrecadado pela quantidade de vendas. Se você vendeu 100 produtos e faturou R$ 100.000,00, o seu ticket médio é de R$ 1.000.

Essa métrica não trata dos ganhos com cada produto, e sim da média recebida por todas as vendas. A técnica de upselling — oferecer produtos complementares com descontos — é uma maneira simples de aumentar o faturamento sem gastar com aquisição de novos clientes.

3. Sessões

O tráfego do site não é apenas importante para o SEO, mas também representa uma oportunidade para vendas. As sessões são contadas a partir do momento em que os visitantes entram no seu site e ficam um determinado período de tempo por lá.

Essas visitas podem dizer muito sobre o interesse do usuário e ajudar no processo do funil de vendas, pois, quanto mais sessões, mais isso demonstra a intenção de compra. O volume de tráfego aponta como está o fluxo no seu site e pode indicar quais ações estão sendo mais eficientes para trazer esses usuários.

4. Leads gerados

Quando um visitante permite que você entre em contato com ele por e-mail ou outros meios de comunicação, isso caracteriza que aquele visitante se transformou em lead. Eles são gerados de diversas maneiras e são alimentadas com conteúdos para avançar na jornada de compras.

Com os registros dos leads gerados, você conseguirá saber com mais clareza quem são os potenciais clientes da sua marca, assim como outras informações que ajudarão a conquistá-los.

5. Custo de Aquisição de Clientes

Se você não sabe quanto cada novo cliente custa, talvez você esteja perdendo dinheiro sem se dar conta. Cada consumidor conquistado teve um custo, e o CAC é calculado a partir das despesas de marketing e vendas e do número de novos clientes adquirido com as ações.

Para saber esse número, some todas as despesas com investimentos de marketing e vendas pela quantidade de clientes conquistados em determinado período. O resultado é quanto cada aquisição custou para você.

6. Taxa de Conversão

O marketing de conteúdo trabalha em diversas frentes para se aproximar dos consumidores. Um conteúdo relevante responde as dúvidas da persona ao mesmo tempo em que fica mais próximo dela, oferecendo conhecimento e outras vantagens para o visitante.

Tudo isso ocorre para chegar até a conversão. Esse índice é encontrado pela razão entre as visitas de determinada página e os visitantes que realizaram a ação indicada, que pode ser realizar a inscrição em uma newsletter, baixar um material rico ou outros tipos de ações.

7. Custo por Lead

Alimentar a relação com o consumidor é um aspecto fundamental para o funil de vendas. Dificilmente alguém comprará algo na sua empresa sem conhecê-la, e a nutrição de leads é o ideal para manter um veículo próximo com o seu público.

Mas isso exige investimento, e é exatamente esse número que o Custo por Lead calcula. Dívida o valor investido na campanha pela quantidade de leads de gerados para conhecer essa métrica. Quanto mais baixo estiver, mais ela indica que suas campanhas estão sendo bem-sucedidas.

8. Taxa de Conversão do Funil

O funil de vendas representa as fases que o lead percorre até estar preparado para fechar a compra. Cada uma delas tem suas próprias ações para mostrar que o lead pode seguir para o próximo passo. As etapas são divididas em diferentes propósitos, o que também pede estratégias para cada uma dessas partes.

Para evitar gargalos e falhas que possam atrapalhar o fluxo (no topo, fundo ou meio do funil), analisar a taxa de conversão do funil é a melhor maneira de corrigir os erros a tempo.

9. Custo por Cliques

Dentro das campanhas de marketing, as mídias pagas podem apresentar ótimos resultados quando são bem executadas. Porém, o dinheiro investido deve ser bem pensado para que os anúncios atinjam as pessoas certas, aquelas que tem mais probabilidade de serem convertidas.

Custo por Clique consiste na despesa total da campanha dividida pelo número de cliques obtidos. O CPC é ideal para avaliar quais são os anúncios que apresentam melhor performance e quais estão surtindo pouco ou nenhum efeito, para que sejam, então, descartadas.

As métricas são importantes para ter insights sobre as estratégias, o que auxilia na aquisição e retenção de clientes e no planejamento para as próximas operações. Buscar uma agência especializada é uma forma para entender com mais precisão as métricas de marketing digital.

Assim, você conseguirá se dedicar a outras atividades mais importantes e deixar o time de profissionais cuidarem dos indicadores, ficando longe das métricas de vaidade.

Gostou de conhecer algumas das métricas de marketing digital e a importância delas para sua estratégia? Entre em contato conosco para saber mais sobre o assunto!

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