Linksan Agência Web
              
featured-image

Quais são as principais diferenças do Tráfego Orgânico para o Tráfego Pago?

A cada dia, há mais páginas e sites disponíveis na internet, tornando mais difícil conquistar a atenção dos usuários e fazer bons negócios. Diante desse cenário, o tráfego orgânico e tráfego pago são fundamentais para se alcançar o sucesso no meio digital. Mas você sabe dizer o que são? Afinal, embora sejam termos muito utilizados, diversas pessoas ainda têm muitas dúvidas em relação a eles. 

Tendo isso em vista, no post de hoje, explicaremos o que é tráfego orgânico e tráfego pago, mostrando quais são as principais diferenças e por que a união dos dois pode fazer toda a diferença em sua estratégia. Boa leitura!

Tráfego Orgânico

Tráfego orgânico é aquele obtido de maneira natural a partir de buscadores dos principais motores de busca e de redes sociais como o Facebook. Dessa maneira, seu conteúdo é encontrado pelos visitantes entre os resultados das pesquisas realizadas na internet.

É importante ressaltar que o investimento em tráfego orgânico normalmente é mais barato e tem maior duração. Ainda assim, receber visitas organicamente depende da criação de conteúdo interessante para o público, otimizado para SEO e em quantidade consistente.

Para isso, os materiais criados devem ser interessantes e importantes para o público-alvo. Nesse sentido, é recomendável criar personas, a partir de perfis semificcionais, para compreender quem são seus clientes em potencial, assim como seus desejos e problemas. 

Para obtenção desse tipo de tráfego, é essencial que o conteúdo seja otimizado para cada sistema. Assim, as publicações não devem ser as mesmas em todos eles. Ou seja, uma página do site não deve ser simplesmente copiada no Facebook, por exemplo. Cada funcionalidade e característica das redes devem ser exploradas para se atingir o melhor resultado.

Tráfego Pago

Tráfego pago é aquele em que conteúdo ou anúncios sobre seu site são exibidos para determinados usuários a partir do investimento feito em determinada plataforma, como Google Adwords e Facebook Ads. Dessa forma, o conteúdo encontra visitantes que sejam potenciais clientes. Para que isso aconteça, os anunciantes devem criar publicidade interessante e que chame a atenção dos internautas.

Além de entender o que as personas desejam, o tráfego pago necessita de grande atenção, pois as configurações sempre devem ser otimizadas. Sendo assim, o anunciante deve perceber quais anúncios, plataformas e dispositivos geram maior conversão. Também é interessante efetuar testes A/B para entender se eventuais mudanças trariam melhor resultado para a empresa.

Embora o tráfego orgânico seja normalmente mais caro do que o orgânico, ele é mais previsível. Como os anunciantes pagarão para receber audiência, pode-se prever a média de cliques recebidos e de conversões realizadas.  

União de estratégias

Se você está pensando em decidir entre uma ou outra, pare um pouco. Para que sua estratégia de marketing possa ser mais eficaz e rápida, é interessante utilizar os dois meios de obter tráfego. Desse modo, você criará materiais interessantes para seu público, que serão vistos de maneira consistente por ele. Então, seu resultado orgânico será maximizado e explorado pela audiência paga.

Em suma, você não deve pensar em utilizar um tipo de tráfego ou outro. Não há um tipo certo de tráfego a ser escolhido: os dois são muito úteis para a sua empresa. Com isso em mente, planeje-se para usar as duas estratégias e melhorar seus resultados. Lembre-se de que você pode começar com qualquer investimento em links patrocinados.

Você entendeu o que é tráfego orgânico e tráfego pago? Ficou com alguma dúvida? Qual a sua experiência com eles? Comente nosso post e ajude-nos a entender melhor suas experiências e necessidades. 


There Are 3 Comments

4 dicas para aparecer na primeira página do Google – Blog Linksan on 21 nov, 2017

[…] Viu como é possível aparecer no Google — sobretudo na primeira página — sem pagar por isso? Que tal colocar essas dicas em prática agora mesmo? E para te ajudar ainda mais, recomendamos que leia o artigo: Quais são as principais diferenças do tráfego orgânico para o tráfego pago? […]

Afinal, qual é o papel do funil de vendas no meu negócio? – Blog Linksan on 12 dez, 2017

[…] forma mais indicada de atrair os visitantes aos seus canais é utilizar estratégias de SEO e anúncios patrocinados. No entanto, não basta colocar o seu site no topo da pesquisa ou em evidência nas redes sociais […]

Veja os 5 mais comuns erros de SEO cometidos em e-commerces – Blog Linksan on 24 Maio, 2018

[…] No entanto, também é fundamental colocar as suas páginas de venda bem posicionadas nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Para isso, você deve evitar os tradicionais erros de SEO em […]

Comments are closed.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados