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Quais métricas de e-mail marketing devo mensurar a todo instante?

Sem dúvida, um dos grandes benefícios do marketing digital é a sua facilidade em mensurar a eficácia das campanhas, para melhorá-las de maneira constante. Com ele você consegue acompanhar em tempo real os resultados das ações e, consequentemente, mudar o seu rumo para obter um retorno positivo.

Nesse sentido, dentre as principais informações que devem ser analisadas na sua estratégia estão as métricas de e-mail marketing.

Infelizmente, ainda nos deparamos com empresas que criam campanhas nos veículos digitais e não monitoram os seus resultados. Assim, não é possível descobrir as principais falhas, e fica a impressão de que determinada ação ou plataforma não funciona. Na maioria das vezes, porém, o erro está mesmo no profissional responsável pela tarefa.

Então, quer conhecer as principais métricas de e-mail marketing que devem ser analisadas para o sucesso da sua estratégia? Continue lendo e confira!

Taxa de abertura

Esse indicador pode dizer muito sobre a sua base de contatos e algumas práticas que devem ser ajustadas. Como o próprio nome sugere, a taxa de abertura mede os usuários que abriram a mensagem, tendo em vista todos aqueles que a receberam. Para calcular o percentual dessa taxa, utiliza-se a seguinte fórmula:

TA = (e-mails abertos / e-mails recebidos) * 100

Existem diversos fatores que podem melhorar esse índice, como:

  • elaborar um título persuasivo;
  • segmentar bem a sua lista;
  • verificar os melhores horários para o envio.

Taxa de crescimento

Também é importante saber como está o crescimento da sua lista de e-mail. Para isso, você deve comparar a quantidade de contatos atuais com o número anterior.

Vamos supor, por exemplo, que há 6 meses você tinha 300 usuários cadastrados, e agora conta com 500. Nota-se que houve um crescimento — mas, para sabê-lo ao certo, é preciso calcular o percentual:

TC = (novos contatos / contatos anteriores) * 100

Nesse exemplo, podemos constatar que houve um acréscimo de 66%.

Para melhorar o indicador, o ideal é oferecer materiais ricos por meio de uma landing page ou disponibilizar uma newsletter em seu site para os usuários assinarem. Jamais, contudo, compre uma lista de e-mail, pois seus contatos não são qualificados.

CTR (Click Through Rate)

O Click Through Rate, também conhecido como Taxa de Cliques, mostra quantas pessoas abriram a sua mensagem e clicaram no link que você disponibilizou.

Se você mandou uma sequência de e-mails para os usuários acessarem um artigo novo em seu blog, por exemplo, e quer saber qual foi o seu desempenho, deve utilizar a seguinte fórmula:

CTR = (cliques no link / e-mails abertos) * 100

É bom ter em mente que um dos principais motivos que leva as pessoas a clicarem — além da entrega de um bom conteúdo, obviamente — é a presença de uma chamada para a ação. Exemplos disso são: “acesse e descubra”; “saiba mais”; “confira já”.

Taxa de conversão

Essa talvez seja a métrica que mais mostra a eficácia das suas ações. A taxa de conversão revela quantas das pessoas que clicaram no seu link completaram determinada ação. Em muitos casos, essa ação pode ser:

  • preencher um formulário;
  • fazer um download;
  • inscrever-se em um curso;
  • comprar um produto ou serviço.

Além de exibir uma chamada para a ação — citada no tópico anterior — para aumentar a sua conversão é essencial otimizar a landing page em que os usuários serão direcionados. Dessa maneira, as chances de eles acessarem e fecharem a página logo em seguida diminuem.

O cálculo da taxa de conversão é feito da seguinte forma:

TC = (ações completadas / total de cliques) * 100

Bom, agora que você já conhece algumas das principais métricas de e-mail marketing, não se esqueça de utilizá-las em suas campanhas! Os profissionais que apostam totalmente na intuição e não se baseiam em números tendem a cometer mais erros que o aceitável. Não seja mais um deles.

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