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Por que é importante criar um site para negócios locais?

Os últimos anos certamente foram marcados por uma intensa guinada tecnológica. Com o advento da internet e a popularização dos dispositivos móveis, logo notou-se uma mudança no comportamento de consumo — e é justamente por isso que o recurso de criação de site para negócios locais é tão importante.

Se você ainda não está convencido de que precisa marcar presença no ambiente virtual, é imprescindível que acompanhe este conteúdo até o fim. No post, você entenderá a importância de ser virtualmente relevante e também receberá dicas valiosas para aproveitar as ferramentas da web em prol do seu negócio. Preparado? Vamos lá!

Por que contar com um site para negócios locais é tão importante?

A onipresença da internet já não é mais novidade. Hoje, basta andar nas ruas para perceber o quão conectada a sociedade está: é difícil encontrar alguém que não esteja com um dispositivo móvel em mãos aproveitando qualquer tempo livre para navegar na web.

Inclusive, um relatório publicado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com o portal Meu Bolso Feliz relatou que 90% consumidores buscam informações online antes de efetuar compras em lojas físicas.

A mensagem, portanto, é bastante clara: mesmo que o seu negócio seja local, destinando-se a atender o público que está na sua região, a visibilidade na internet é indispensável e não deve ser negligenciada. Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, uma busca rápida no Google pode determinar se o seu faturamento vai crescer ou despencar. Fique atento!

Em quais aspectos um site para negócios locais pode impulsionar seu negócio?

Agora que você já começou a entender a relevância inquestionável de contar com um site, chegou a momento de aprofundarmos a questão. Para começar, jamais torne a dizer que a sua empresa não precisa estar na internet ou que, por se tratar de um negócio local (muitas vezes ainda em fase de crescimento e estabilidade), não há problemas em continuar offline. Esse pensamento pode ser a ruína do seu empreendimento.

Dentre as inúmeras vantagens que confirmam a importância de investir em um site para negócios locais como forma de potencializar a performance da sua empresa, despontam:

Mais facilidade em ser encontrado

Como já mencionamos, buscar por informações sobre um produto ou serviço antes da compra é um hábito cada vez mais comum entre os consumidores. Se você não estiver na web, seu concorrente certamente estará.

Um site com o domínio próprio (no estilo nomedaempresa.com.br) e dados coerentes e completos é essencial para que você seja mais facilmente encontrado quando alguém demonstrar interesse no que oferece.

Mais autoridade no segmento de atuação

Ao contar com um site, o seu negócio é automaticamente alçado a uma categoria distinta: a de empresas que têm mais credibilidade em função de sua presença online. Vai querer ficar de fora disso?

Ao ter um domínio próprio, você já terá percorrido metade de caminho rumo à autoridade que pode fazer seu negócio deslanchar. Para se tornar uma referência ainda mais consistente, considere produzir conteúdo de qualidade, que seja relevante para o seu público-alvo.

Mais possibilidades para expandir o negócio

Você certamente já percebeu que a concorrência está cada vez mais acirrada e que a tarefa de conquistar clientes novos é desafiadora. Que tal contar com a internet para aumentar seus leads (visitantes do seu site que podem estar interessados em seus produtos ou serviços) e convertê-los em clientes, valendo-se de sua visibilidade?

O site geralmente é o primeiro contato do público com a sua empresa — e você deve tratar essa oportunidade com seriedade. Aproveite a chance de aumentar suas vendas!

Mais consistência para se relacionar com consumidores

O grande segredo de um relacionamento próximo, saudável e rentável é estar onde os seus consumidores estão. No caso de um site para negócios locais, a estratégia é bastante certeira: na internet, você se comunica com clientes fiéis e potenciais compradores de forma ágil e dinâmica.

Responda mensagens, comente em blogs e permita um chat em tempo real. O mercado demanda cada vez mais praticidade!

Quais os elementos que não podem faltar no site?

Já falamos a respeito da importância de empresas estarem presentes no mundo virtual por meio de um site. Agora, portanto, é hora de elencar os principais elementos que precisam ser encontrados em um portal de vendas. Vamos a eles:

Design responsivo

Endereços eletrônicos necessitam ser responsivos, ou seja, adaptáveis. Em outras palavras, isso significa que o site deve se encaixar aos diferentes formatos, ou seja, ser lido em notebooks, celulares e tablets com a mesma facilidade.

O layout adequado a cada um dos distintos tipos de tela ainda é considerado pelo Google como um critério fundamental para o ranqueamento — aspecto que abordaremos em seguida.

Carregamento rápido

Quando um internauta acessa um site e detecta lentidão logo de cara, as chances de que ele abandone a procura são grandes. Portanto, oferecer aos usuários uma experiência agradável passa muito pela velocidade do portal.

Elevadas quantidades de códigos e scripts prejudicam a rapidez dos carregamentos, assim como imagens pesadas e animações. Esses pontos sequer são considerados pelo Google na ordem do posicionamento após a busca, inclusive. O tempo de abertura, por outro lado, é um aspecto positivo para o mecanismo na hora da pesquisa.

Fácil navegação

Nesse quesito, simplicidade é primordial. Os usuários procuram por sites nos quais possam encontrar as informações desejadas do modo mais tranquilo possível. Para quem organiza o portal, o importante é manter o material mais relevante nas melhores posições.

O conceito de UX (user experience), ou experiência do usuário, ajuda a ressaltar o papel de uma fácil navegação em determinado endereço. Afinal de contas, trata-se de mais um componente da classificação do Google para o ranqueamento e, para isso, oferecer uma pesquisa eficaz ao internauta é ponto-chave.

Atualização sem empecilhos

A todo momento, informações mudam. Por isso, depender de apenas uma pessoa ou empresa para atualizar determinado dado em um site pode se tornar uma dor de cabeça. É preciso ter a possibilidade de modificar certos pontos do portal quando e onde quiser.

Para facilitar esse hábito, vale a pena contar com gerenciadores de conteúdo, como o WordPress. Assim, você é capaz de realizar pequenas ou grandes alterações em situações necessárias.

Informações de contato

O site é de uma empresa, certo? Portanto, um dado que não pode ficar de fora é o contato dela.

Devem ser divulgados todos os meios pelos quais um cliente tem a opção de conversar com a companhia para saber mais informações sobre ela ou para encaminhar uma compra. Telefone, mensagem, e-mail, redes sociais… Tudo é válido.

Otimização para SEO

Para finalizar, finalmente abordamos o SEO.Você sabe por que ela é tão relevante? O Search Engine Optimization (ou otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de estratégias que visam otimizar endereços eletrônicos para, assim, deixá-los em boas colocações no ranqueamento.

A pesquisa de palavras-chave, o uso inteligente delas e a certeza de jamais copiar conteúdo de outros sites são práticas válidas. É vital estar em uma posição privilegiada quando os interessados em seu assunto realizam uma pesquisa no Google.

Conforme vimos ao longo do artigo, ter um portal apresentável na internet é algo praticamente obrigatório para o sucesso no mercado atual. Para isso, deve-se conhecer os principais aspectos que criam uma linha tênue entre o crescimento da empresa e a sua estagnação.

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