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Planejamento de marketing digital: como começar a minha estratégia?

O planejamento de marketing digital é um dos elementos mais importantes para o sucesso de uma estratégia.

É por meio dele que você poderá reunir informações importantes sobre seu negócio, clientes e os concorrentes que enfrentará, ajudando-o a conquistar seus objetivos.

Já sabe como fazer um planejamento de marketing digital para sua empresa? Neste post, vamos mostrar como começar a sua estratégia com sucesso. Confira!

Tenha um objetivo claro

O primeiro passo para construir um planejamento de marketing digital é a definição do objetivo de sua campanha, ou seja, o que sua organização deseja alcançar por meio de ações promocionais.

Em seguida, você identificará quais providências precisa tomar. Se a sua meta é aumentar o número de visitas de seu site, os links patrocinados são uma excelente ferramenta. Por outro lado, se a sua empresa pretende gerar leads, as melhores estratégias são a produção de materiais ricos, como e-books, e a nutrição por meio do e-mail marketing.

Conheça a sua persona

É indispensável definir a sua persona, que é a representação do seu cliente ideal — aquele que você gostaria que adquirisse seus produtos e serviços.

Conhecendo bem a sua persona, você será capaz de criar mensagens mais eficientes, que satisfaçam os seus desejos e anseios.

Além disso, você poderá entender quais são as dúvidas e problemas que o seu público enfrenta diariamente. Essas informações ajudarão na criação de mensagens mais eficientes, melhorando os resultados da empresa.

Defina um orçamento para suas ações de marketing

O orçamento também é um elemento muito importante para o planejamento de marketing digital. Sabendo qual é a verba disponível para suas ações promocionais, você poderá definir prioridades, escolhendo as estratégias capazes de gerar um melhor retorno sobre o investimento.

Além disso, um orçamento bem definido permite planejar ações com maior segurança, garantindo que você não precise interromper sua estratégia promocional por falta de recursos.

Determine um cronograma de ações

Outro passo importante é a definição de um cronograma que determine a ordem em que cada ação promocional será realizada.

Dessa forma, você deixa de realizar iniciativas isoladas, com pouco impacto e que geram um menor engajamento com os clientes.

Um cronograma de ações bem construído também impede que uma estratégia sobreponha a outra.

Avalie o mercado

A análise do mercado em que sua empresa atuará também é muito importante em um planejamento de marketing digital.

Por isso, conheça bem os seus concorrentes — diretos e indiretos — e saiba quais ações promocionais eles utilizam para divulgar produtos e serviços. Veja também quais estratégias da concorrência podem ser aproveitadas e busque maneiras de otimizá-las em seu negócio.

Também é importante acompanhar as tendências da sua área e o impacto que elas poderão gerar para a sua organização.

Assim, você será capaz de se preparar para mudanças de mercado, conhecendo as melhores práticas para atrair novos clientes e gerar lucros.

Agora que você conhece a importância de um planejamento de marketing digital, assine a nossa newsletter e receba mais dicas para ter sucesso em sua estratégia!

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