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Para o que serve um blog corporativo? A gente explica!

Quando o assunto é estratégias de marketing digital, várias opções de ferramentas são apresentadas aos gestores de uma empresa de modo com que eles possam investir e compor um bom planejamento. Entre elas está o blog corporativo, mas, afinal, você sabe para que serve um blog?

Ele é um espaço onde publicamos notícias, textos, fotos, poesias, dicas, entre outros tipos de conteúdo e assuntos. Contudo, quando se trata de uma empresa, ele é capaz de gerar engajamento por parte dos clientes e tornar a marca uma autoridade no segmento.

A boa notícia é que as vantagens não param por aí. Portanto, continue com a leitura e confira o que é o blog corporativo e alguns benefícios de utilizar essa estratégia em sua empresa. Acompanhe!

O que é e para que serve um blog corporativo?

O blog é como se fosse a casa online da sua empresa. Nele, serão alocados conteúdos, informações e tudo o que você acredite ser relevante para a sua persona. A sua página trará visibilidade e a sua marca terá mais credibilidade, o que ajudará a atrair mais clientes. Além disso, há uma melhora no relacionamento com seu público, o que contribui para que você se torne autoridade no seu segmento.

A comunicação clara e fácil acesso às informações é fundamental na web. Se um prospect procura pela sua empresa nos buscadores e não encontra o que precisa, ele provavelmente deixará a sua marca de lado. É nesse sentido que o blog ajuda a iniciar um relacionamento com o público, pois conteúdos gratuitos e relevantes passam confiança para quem ainda não conhece seus produtos e serviços.

Quais conteúdos podem ser postados em um blog corporativo?

O blog é um ambiente versátil em que se pode colocar uma grande variedade de conteúdos. Podem ser os clássicos blogposts, vídeos, materiais ricos como e-books e webinars e muito mais. Disponibilizar uma variedade maior de formatos e tipos de conteúdos agrega mais valor, o que se torna mais atrativo para o público.

Invista também me materiais que seu público consome com mais facilidade e que sejam voltados à sua persona. Você pode criar conteúdos como:

  • podcasts;
  • tutoriais;
  • materiais educativos.

Como definir a estratégia certa?

Antes de mais nada, saiba que a persona é desenvolvida com o propósito de facilitar a criação de conteúdo, em que tudo é feito voltado para aquele personagem fictício que representa quem seria seu cliente ideal. Dessa maneira, os processos serão facilitados e a sua estratégia tem maiores chances de dar certo.

Para criar um blog e seus conteúdos, a persona é muito importante para guiar essa criação. Por isso, acompanhe como organizar a estratégia do seu blog.

Considere seu público-alvo

Como dito anteriormente, o conteúdo do seu blog deve ser voltado ao público certo, considerando suas características. Se a sua persona prefere consumir conteúdos mais ricos e aprofundados, entregue isso a ela! Não adianta fazer algo que seu público não consumirá. Faça tudo com base nele.

Crie conteúdo relevante

A internet está cheia de conteúdos rasos e irrelevantes. Para conquistar seu público, ofereça algo que seja realmente valioso para ele, com informações que respondam suas dores e questionamentos.

Conheça os estágios do funil

O funil de vendas está dividido em topo, meio e fundo. Cada um deles está ligado a um estágio da jornada do cliente e os conteúdos são voltados para esses momentos. Portanto, conheça bem cada etapa e crie materiais para elas.

Divulgue nas redes sociais

De nada adianta postar conteúdos no seu blog e não divulgá-los. Aproveite seus perfis nas redes sociais para publicar as novas postagens, anunciar novidades e se beneficiar desse espaço com a interação mais próxima do seu público. Com certeza você terá resultados melhores e conseguirá conquistar a sua audiência.

Quais as vantagens de ter um blog?

Os anos passam e o blog continua com força, pois o marketing de conteúdo é uma estratégia que sempre gera ótimos resultados. Por isso, confira outros benefícios que você pode ter com o seu blog!

Interação com o público

Muito bem, para que serve um blog se não for para ser mais um canal de comunicação com o público, não é mesmo? É por isso que a maioria dos blogs que você já acessou tem espaços para comentários. Quando a marca incentiva essa conversa, sugerindo comentários, sugestões ou perguntas, está criando um relacionamento com esses usuários.

Por meio dessa interação, os indivíduos podem se tornar clientes, sugerir ideias, relatar experiências e opinar sobre seus produtos e serviços.

Meio de comunicação dinâmica

É importante que a empresa tenha um website atualizado, mas, geralmente, esse conteúdo sofre menos atualizações. Por isso, o blog traz uma nova proposta: a constante atualização do espaço virtual da marca. O dinamismo desperta o interesse dos usuários, ou seja, se eles sabem que encontrarão informações relevantes com frequência naquele espaço, a tendência é que continuem usando o endereço para tirar dúvidas e se informar.

Ranqueamento do Google

A maioria das empresas sonha em ocupar as primeiras posições na busca do Google, e um blog pode ser essencial para alcançar esse objetivo. A publicação de conteúdos frequentes, respeitando as estratégias de SEO, busca por palavras-chave e outras regrinhas básicas do marketing de conteúdo fazem com que a sua marca fique bem ranqueada — com chances reais de alcançar o topo dos resultados.

Possibilidade de resultados permanentes

Uma vez que um conteúdo é lançado na internet, ele só desaparece se tudo for deletado. Diferente de uma propaganda de TV, um banner virtual ou um outdoor, que tem data para entrar e sair do ar, o blog pode ser uma ação permanente.

Consequentemente, o seu resultado também pode ser definitivo. Mesmo que você deixe de investir nos recursos para a divulgação dessa postagem, ela continuará lá e seu ranqueamento pode permanecer. Ou seja, o blog continua recebendo visitantes mesmo assim.

Torna a empresa autoridade no assunto

Após um número de conteúdos publicados de extrema relevância sobre o segmento de atuação do negócio, é possível que a marca se torne uma autoridade no assunto. Isso significa que toda vez que uma pessoa precisar de um produto ou serviço que você fornece, ela se lembrará da sua empresa. Portanto, quanto mais profissionais e relevantes forem as informações, mais fácil será conquistar clientes que moram, até mesmo, fora da sua cidade ou região.

Agora que você sabe para que serve um blog, que tal começar a investir nessa tática de divulgação? Lembrando que para anexar o diário online no site da sua empresa não é necessário investir um alto valor, pois a estratégia tem um baixo custo e gera ótimos resultados.

O artigo foi útil para você? Então aproveite e compartilhe com seus contatos nas redes sociais para que eles saibam da importância de ter um blog corporativo!

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