Linksan Agência Web
              

Os diferentes tipos de E-mail Marketing

Como já citado aqui no Blog da Linksan, existem diferentes tipos de e-mail marketing para diferentes segmentos empresariais. Para cada objetivo traçado na estratégia de marketing existem ferramentas que auxiliam nos processos. Uma das mais relevantes é exatamente o e-mail, que se torna muito importante para as etapas do funil e processo de vendas.

Para que as ações de e-mail marketing sejam realmente efetivas, a segmentação da base de e-mail é um ponto fundamental. Mas para que essa estratégia realmente seja bem-sucedida, há diversas formas de abordagens com diferentes tipos de e-mail marketing.

Neste conteúdo, você vai conhecer os principais tipos de e-mail e descobrirá como segmentar sua base para enviar as mensagens certas para o público certo. Acompanhe!

Quais são os principais tipos de e-mail marketing?

Para escolher quais tipos de e-mail marketing utilizar é necessário analisar a estratégia e entender os que são mais indicados para a persona. Em alguns casos, a estratégia pode precisar de apenas uma das alternativas, enquanto outras pedem um conjunto de ações para terem os resultados esperados.

O fluxo de nutrição com conteúdos relevantes ajuda a manter um relacionamento mais próximo com o lead e mantém sua marca em destaque na memória dele. Desde a etapa de descoberta do produto ou serviço até o fechamento de compra, o cliente pode percorrer um longo caminho

É aí que os diferentes tipos de e-mail marketing entram em cena. Cada um deles tem suas particularidades para cada ação diferente que for necessária. Alguns tipos, como a newsletter, são mais utilizados. Já outros, como os e-mails especiais, nem sempre são lembrados pelas empresas e ficam de fora do planejamento de e-mail. Mas cada um deles tem sua importância de acordo com sua estratégia.

Confira os tipos mais comuns e entenda como podem ser trabalhados!

Newsletter

Este é o mais comum entre os outros tipos. Geralmente, são enviadas para toda a base de contatos ou para aquela que demonstrou algum tipo de interesse especial.

Classificamos como comum justamente por ser uma das mais utilizadas pelas empresas que estão começando a trabalhar com e-mail marketing, em que sua campanha é apoiada na variedade de conteúdo.

Este e-mail marketing alcança leads em todos os estágios do funil de vendas e em momentos diferentes de compras. Traduzindo: pessoas interessadas em ler posts de blog introdutórios, outras interessadas por ofertas outras por informações etc.

E-mail promocional

Este é o tipo de e-mail marketing em que a vantagem é o foco. Tem como objetivo promover uma oferta, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato com esse único propósito. A Linksan utiliza o método de segmentação da base de contatos para atingir o melhor resultado.

E-mail transacional

Tem como vantagem a espera por esse e-mail por parte dos leads. Sabe aqueles e-mails que você recebe após se cadastrar em um site, confirmar um pedido ou pagamento, recuperação de senha etc.? Bem, estes são os e-mails transacionais.

A Linksan se atenta a utilizá-lo também em momentos como o de agradecimento por alguma ação que o seu cliente executou, criando um canal de comunicação com ele.

E-mails especiais

Apoia-se na vantagem de conquista. Este tipo de e-mail marketing é utilizado em datas especiais como, por exemplo: aniversários, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral. A mensagem personalizada é o diferencial do conteúdo. Em geral, usamos artifícios visuais (imagens, gráficos e cores) em união às mensagens curtas, prendendo a atenção do cliente/usuário.

Por que devo segmentar os e-mails?

A segmentação serve para entregar conteúdos adequados ao perfil de cada público. Perceber a individualidade de cada lead e enviar somente o que realmente interessa ajuda para que se crie um vínculo com o cliente.

Segmentar de acordo com cada etapa do funil evita que sejam enviadas mensagens desinteressantes para determinado público e, consequentemente, acabar perdendo o cliente potencial.

Criar grupos com características únicas em comum é a maneira de segmentar. Os dados fornecidos pelos leads são essenciais para encaixá-los em cada grupo e, assim, fazer a segmentação correta da base. Somente com a separação em grupos será possível nutrir os consumidores com conteúdos apropriados e fazê-los seguir na jornada de compras.

A redução de custos de aquisição de clientes para mantê-los engajados também é uma das vantagens da segmentação, ampliando o retorno e se tornando uma ação construtiva no e-mail marketing.

Como fazer a segmentação de e-mails corretamente?

É possível fazer a segmentação da sua base de e-mails de duas formas: considerando dados ou por meio do comportamento do público. Na segmentação por dados são utilizadas ferramentas como Google Analytics para ter acesso a uma série de dados.

Quando um cliente realiza uma compra, ele fornece suas informações em uma landing page e esses dados também são coletados para ajudar na segmentação e disparo de meios adequados para cada público.

Outra maneira é a segmentação por comportamento. Utilizando dados coletados anteriormente, esse tipo de segmentação analisa fatores como taxa de abertura de e-mail, a quantidade de clientes que clicaram no call to action e outros aspectos. Todos os dados colhidos nas ações de marketing são importantes para segmentar e nutrir os leads de forma certa.

Quais ferramentas de e-mail marketing devo usar?

As ferramentas de automação são de grande ajuda no momento de segmentar e disparar e-mail marketing. Os diferentes tipos de software apresentam funções diferentes e a escolha vai depender da estratégia que você adotar para escolher a ideal.

Entre as ações inclusas no e-mail marketing estão:

Com as práticas de e-mail marketing certas, a sua estratégia vai engrenar e os leads seguirão pelo funil de vendas. Enviar e-mail ainda é uma excelente forma de contato e contribui muito para o crescimento de uma empresa, o importante é usá-lo com técnicas apropriadas. Lembre-se que a compra de listas de e-mails é uma prática malvista e que isso pode prejudicar muito a imagem da sua marca.

A Linksan costuma aproveitar esses momentos para incluir descontos, brindes e cupons, transformando este em um e-mail marketing promocional especial.

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados