Conseguir uma base de contatos para campanhas de marketing digital requer muito trabalho e dedicação. Algumas empresas, principalmente as que estão iniciando um negócio, optam por comprar listas de e-mail e acreditam que é a melhor maneira.
Porém, essa é uma prática ilegal e que pode comprometer a imagem da sua marca. Além de ter a chance de adquirir contatos sem nenhuma credibilidade, a ação pode fazer com que a sua empresa reduza a capacidade de entrega.
Neste post, vamos mostrar alguns motivos pelos quais você não deve comprar listas de e-mails para a sua empresa. Confira!
Quando você compra mailing list, pessoas que não conhecem ou não estão interessadas no seu serviço também receberão os e-mails da sua empresa. Isso faz com que a lista seja pouco confiável, já que as mensagens chegam a um público não segmentado e muitas delas vão parar na lixeira ou serão marcadas como spam.
Comprometer a reputação da sua empresa ou marca nos meios digitais é um dos maiores medos dos empresários. Porém, é exatamente isso que pode ocorrer quando pessoas que não se inscreveram para receber seus e-mails passam a recebê-los. Essa prática pode incomodar, ser irritante e invasiva para os usuários.
Por meio de um indicador chamado taxa de retorno, os softwares de e-mail marketing são capazes de identificar listas compradas. Quando muitas mensagens são marcados como spam, a conta pode ser encerrada e o provedor pode tomar ações legais contra a empresa, já que essa é uma prática que viola o contrato de serviço.
Quando um e-mail é enviado para um usuário que não se inscreveu para recebê-lo, as chances de ele ser considerado spam aumentam. Em alguns casos, o endereço de IP (protocolo de internet) do remetente pode ser notificado como spammer e a mensagem nem chega à caixa de spam.
Quando há mensagens não autorizadas de um usuário, a capacidade de entrega de outros clientes que compartilham o IP notificado pode ser reduzida. Isso pode interferir diretamente no retorno sobre o investimento.
Além de ser uma péssima estratégia para adquirir novos contatos, comprar listas de e-mail é crime previsto pelo Código Penal. Essa prática configura abuso de direito, já que esses endereços fazem parte da privacidade do usuário e não podem ser divulgados sem um consentimento prévio.
Isso pode acarretar em um processo de danos morais contra o anunciante e a empresa que vende o serviço. Caso o receptor se sinta lesado, ele pode formalizar uma reclamação por aquisição indevida de dados e a sua empresa pode ser punida.
Incentivar o seu público-alvo a se inscrever para receber e-mails da sua empresa é a estratégia mais eficaz. Realize campanhas nas redes sociais, site e blog corporativos para atrair o cliente ideal que vai se interessar pelo seu serviço ou produto. Ele vai manter a proximidade com a sua empresa, já que terá interesse nas mensagens.
Percebeu como comprar listas de e-mail não é uma boa estratégia? Busque criar a sua própria, com um público que realmente possa se interessar pelo seu serviço ou produto, e fique ciente de que o e-mail marketing não morreu. Pelo contrário, a forma de envio é que deve ser mudada, colocando conteúdos de qualidade e não somente propagandas. Foque mais na qualidade do que na quantidade de novos contatos.
Gostou do nosso post? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receba todas as atualizações direto na sua caixa de entrada!