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Métricas: como saber se a estratégia digital está dando certo?

Investir em divulgação on-line, hoje em dia, é praticamente um pré-requisito para qualquer negócio. Afinal, a internet ainda é o principal meio de comunicação em escala global. Porém, para saber se tudo está acontecendo como o planejado, você precisa acompanhar as métricas de marketing digital da sua campanha.

Mensurar os resultados é tão importante quanto consegui-los. Afinal, se uma campanha proporciona um lucro elevando, é essencial saber o motivo para poder replicá-la em outros momentos. Ou, caso a razão do sucesso seja algo passageiro, você saberá que não deve simplesmente repetir e esperar os mesmos resultados.

Qual é a importância das métricas de marketing digital?

Dados relevantes para o seu negócio

Os dados obtidos pelo setor de marketing dizem muito com relação ao desempenho de uma empresa. Por exemplo: se o número de vendas está caindo, é hora de fazer uma nova pesquisa e encontrar o motivo.

Seus clientes estão perdendo poder aquisitivo? Hora de oferecer opções mais baratas. O produto não atende mais às demandas? Melhor oferecer algo que atenda. Cada pedaço de informação que ofereça uma vantagem já é valioso.

Acompanhamento do desempenho da campanha

Um dos principais propósitos das métricas de marketing digital é saber se os seus investimentos estão trazendo o retorno esperado. Se tudo acontecer como o planejado, você sabe que pode continuar. Caso contrário, saberá que é hora de parar e repensar tudo.

Além disso, você também terá informações para comparar o desempenho ao longo do tempo em diversas campanhas. Dessa forma, você terá dados suficientes para criar ações mais assertivas no futuro.

Uso de ferramentas para agilizar o processo

Quanto mais você puder otimizar a coleta de informações sobre o seu marketing digital, melhor. Felizmente, pela própria natureza do ambiente digital, quase tudo pode ser quantificado e automatizado. Número de acessos em uma página, proporção entre visualizações e cliques, entre muitas outras coisas. Com uma ferramenta adequada, você pode visualizar todas essas informações facilmente.

Como definir boas métricas de marketing digital?

Foque nos KPIs da sua campanha

Os Indicadores Chave de Performance, ou KPIs na sigla, em inglês, são as variáveis de maior relevância dentro de um negócio. Muitas deles são chamados de “métricas de vaidade”, aquelas que não representam resultados reais, mas que acabam ganhando muito destaque desnecessário. Esse princípio também vale para suas campanas de marketing digital: escolhendo os KPIs certos (e deixando as métricas de vaidade de lado), você terá as métricas mais úteis à sua disposição.

Entenda a função de cada indicador

Há vários tipos de indicadores que você pode acompanhar em marketing digital. Alguns dos mais importantes são:

  • return over investiment (ROI): o retorno final sobre o investimento feito na sua campanha;
  • custo de aquisição de cliente (CAC): quanto você investiu para adquirir cada cliente;
  • ticket médio: o valor médio de compra para cada venda ou atendimento bem-sucedido;
  • taxa de conversão: número de leads que se tornam clientes.

Agora você entende como as métricas de marketing digital podem ajudá-lo a fazer melhores campanhas, certo? Quer continuar acompanhando nossos mais novos e melhores conteúdos? Então assine nossa newsletter!

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