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Loja virtual responsiva: entenda como montar a sua

O número de compras feitas com smartphones cresce a cada ano no Brasil. De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as compras feitas por smartphones devem representar mais de 33% ainda em 2018.

Ter a versão otimizada para celular oferece uma melhor experiência do usuário, aumentando as chances de compra, além de ser um fator importante para o Google posicioná-la bem em suas páginas de busca. Por isso, uma loja virtual responsiva é fundamental no atual cenário do e-commerce.

Agora que você já sabe a importância de ser responsivo, acompanhe algumas dicas essenciais para otimizar sua loja virtual e sair na frente!

Experiência do usuário: a chave para o sucesso

A usabilidade da loja deve ser fácil e intuitiva o bastante para criar uma experiência boa ao visitante. Em se tratando da versão mobile, isso se torna ainda mais relevante. O posicionamento de todas as informações, como botões e menus, será ajustado para variados tamanhos de tela pensando na ergonomia.

Lembre-se que, em vez de mouse e teclado, serão usadas as pontas dos dedos na navegação. Dessa forma, menus e links devem estar bem posicionados para facilitar o toque.

Estudo da experiência do usuário

Para melhorar a performance e ter um desempenho cada vez mais assertivo, é importante monitorar o comportamento dos usuários na sua loja virtual. Ferramentas de mapeamento de calor (heatmap) podem ajudar, pois coletam as ações de visitantes e fornecem informações relevantes sobre áreas que precisam de melhorias.

Nada de imagens pesadas

O tamanho das imagens é um dos principais fatores que causam um carregamento lento de páginas. Nada pior que esperar uma página carregar e ainda consumir seus dados móveis. As imagens são essenciais para uma boa comunicação, mas tenha bom senso e pense no tamanho do seu arquivo.

Existem ferramentas gratuitas e pagas para otimizar o tamanho de imagens sem perder a qualidade.

Otimização para motores de busca (SEO)

Existem 200 fatores que o Google leva em consideração para o ranqueamento em suas páginas de busca. A velocidade de carregamento é tão importante que a própria ferramenta Google Pagespeed Developers, de análise de performance de sites, avalia notas diferentes específicas para a versão desktop e mobile.

O indicado é que a velocidade de carregamento da página não ultrapasse 2 segundos para abertura completa.

Além das imagens, existem outros fatores importantes que influenciam na velocidade de carregamento. É necessário um diagnóstico mais completo de um profissional nos códigos HTML e CSS da loja para aplicação de melhorias.

Esses são alguns dos principais pontos para quem pensa em criar uma loja virtual responsiva. Lembre-se de que cada ação de melhoria na performance do e-commerce contribui para o aumento no engajamento dos visitantes com a marca e o maior retorno em vendas.

Busque a ajuda de profissionais do segmento de comércio eletrônico que estejam atualizados com as melhores práticas. Eles têm experiência em aplicar diversas outras ações que ajudarão a alavancar o seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para lojas virtuais.

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