Linksan Agência Web
              
featured-image

Aprenda o que é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)

Manter uma presença digital é indispensável para gerar oportunidades de negócio. Contudo, muitas pessoas se sentem desestimuladas com a possibilidade de terem que se envolver com os aspectos mais técnicos de um site.

A boa notícia é que há uma solução: o CMS (ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma ferramenta desenvolvida especialmente para otimizar a gestão de uma página web, sem exigir conhecimento específico em programação.

O CMS é uma ajuda e tanto para quem quer gerir o próprio site de forma eficiente e direta. Isso sem ter que batalhar contra códigos complicados. Neste post, vamos conhecer mais sobre o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é um CMS?

A sigla vem de Content Management System, e o conceito se relaciona ao gerenciamento de conteúdo. Esse processo simplifica a gestão de uma página na internet, já que o CMS organiza os elementos que compõem o site (textos e arquivos multimídia, por exemplo), sem exigir conhecimento em programação. Algumas das opções mais conhecidas são WordPress, Wix, Joomla e Drupal.

De forma resumida, o papel do CMS é organizar e simplificar, de modo integrado, todo o trabalho mais complexo envolvido no desenvolvimento do site. É uma aplicação que facilita muito a experiência do usuário, ao permitir uma navegabilidade mais fluída e intuitiva na hora de criar uma página. Entre os procedimentos disponibilizados pela ferramenta, estão:

  • publicação na web;
  • edição do histórico da página;
  • gerenciamento dos formatos;
  • indexação.

Como o CMS funciona?

Essa tecnologia funciona por meio de um software instalado e executado diretamente em um servidor na web. A boa notícia é que todo o processo de gerenciamento e edição é simples e automatizado, dispensando conhecimentos mais específicos em computação. Geralmente, basta que você crie sua conta no site de hospedagem para poder usar os benefícios da ferramenta.

Dessa forma, os usuários podem gerenciar o site por meio do browser, sem necessidade de ter que ir à área de trabalho para acionar outra aplicação. Tudo é feito em tempo real, sem exigir cópias de segurança. Além disso, é comum que os servidores ofereçam produtos personalizados conforme o tamanho e o objetivo do seu negócio. Assim, há opções mais baratas e funcionais, que podem contribuir para potencializar a presença digital da sua marca.

Quais são seus benefícios?

Com certeza, você deve estar se perguntando sobre a necessidade ou as vantagens de usar uma aplicação de CMS no seu negócio, não é mesmo? Em que o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo ajuda, exatamente? Podemos dizer que a principal vantagem é poder fazer com que seu negócio esteja na internet de forma prática, sem investir muito nisso. A seguir, vamos conhecer alguns benefícios significativos.

Facilidade para gestão e manutenção

Com o gerenciamento de conteúdo CMS, é bem mais fácil desenvolver um site e manter atualizações frequentes. O acesso realizado diretamente no navegador permite que o processo seja bem mais dinâmico e simplificado. É possível criar páginas com rapidez e sem perder a qualidade, expandindo suas oportunidades de negócio e entregando conteúdos de alto nível.

Geralmente, essas aplicações possuem seu conteúdo armazenado em tecnologia Cloud Computing (Computação em Nuvem), o que ajuda muito a vida de pequenos empreendedores, por exemplo. Isso porque o software não pesa muito os recursos do seu computador. Assim, não é necessário ter o equipamento mais moderno do mercado para poder usufruir do CMS.

Conexão a uma ampla quantidade de usuários

Ferramentas, como o WordPress, são utilizadas em todo o mundo, até por lojas de e-commerce com tráfego elevado em suas páginas. Dessa forma, ao utilizar o CMS, você passa a fazer parte de uma comunidade volumosa e ainda conta com uma equipe qualificada de suporte.

Graças à simplicidade no uso desse tipo de aplicação, você pode otimizar o gerenciamento do seu negócio. Como? Essa facilidade ajuda a quebrar a barreira técnica, o que faz com que você se sinta mais à vontade para produzir conteúdo no ambiente virtual. Assim, é possível maximizar o alcance da sua marca: impactando mais pessoas e gerando mais oportunidades de negócio.

Segurança e credibilidade para sua marca

Os CMS mais consolidados do mercado são capazes de realizar o armazenamento de informações valiosas em um amplo banco de dados que restringe a visualização do conteúdo por terceiros. Assim, seus materiais contam com uma proteção elevada contra ciberataques e tentativas de invasão.

Esses serviços também oferecem, de modo geral, o suporte de equipes especializadas, o que garante uma boa quantidade de atualizações e novos recursos. O objetivo de qualquer negócio é gerar lucro, não é mesmo? Por isso, essas ferramentas estão sempre investindo em novas soluções para melhorar sua experiência ao utilizá-las.

Além disso, as atualizações são constantes, porque as aplicações de gerenciamento de conteúdo CMS precisam cumprir com o que prometem: ajudar sua empresa a se posicionar na internet. Assim, elas acompanham todas as novidades de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), principalmente tendo como parâmetro as atualizações de algoritmos feitas pelo Google — o principal site de pesquisas.

Redução de custos e otimização produtiva

Ao começar a utilizar o CMS, pouco tempo de treinamento vai possibilitar que você conte com sua própria equipe para gerenciar o conteúdo. Desse modo, não é mais preciso contratar ajuda de profissionais especializados para gerir essa demanda. Dispensando o investimento em profissionais especializados em desenvolvimento de sites, é possível economizar valores significativos e, ainda, manter sua página funcional.

Lógico que isso depende, também, do tamanho do seu negócio. Conforme for o impacto que sua marca tem, é importante aliar as ferramentas de gerenciamento de conteúdo CMS com a expertise de profissionais especializados na área, como os UX designers e os desenvolvedores web.

Geralmente, os próprios sistemas de CMS oferecem relatórios de BI (Business Intelligence, ou Inteligência do Negócio) para acompanhar o desempenho do site. No entanto, para poder usar ao máximo as potencialidades dessas aplicações, é necessário buscar um fornecedor que ofereça um atendimento personalizado.

Você deve ter percebido como o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) é uma ferramenta essencial para incrementar a gestão do seu site, não é mesmo? Por isso, opte por uma plataforma que garanta a segurança no fluxo das informações, principalmente dos clientes, que já ofereça a opção para registro de domínio e que tenha o serviço de e-mail, por exemplo. Agora que você já entendeu o que é CMS, você sabe com qual tecnologia contar para evitar manutenções desnecessárias no seu website.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a administração de páginas? Então, você precisa conferir, agora mesmo, o nosso artigo sobre como os assuntos mais pesquisados do Google ajudam a produzir conteúdo! Boa leitura!

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados