Linksan Agência Web
              
featured-image

5 dicas de como conseguir clientes sendo autônomo

O cenário de recessão econômica vivido pelo Brasil está modificando o perfil do trabalhador. Segundo dados disponibilizados pelo Portal do Empreendedor, o ano de 2020 começou com mais de 9 milhões de microempresários registrados. Esse número é duas vezes maior se comparado ao mesmo período de 2015, quando a crise começou a ser sentida na nossa economia.

Muitas pessoas estão escolhendo empreender como uma forma de driblar a recessão. Isso significa que a concorrência aumentou. Além disso, os consumidores estão mais criteriosos ao comprar algum produto ou contratar um serviço.

Assim, para se destacar no mercado, é preciso seguir boas práticas de gestão. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira 5 dicas sobre como conseguir clientes sendo autônomo!

1. Pesquise sobre o seu nicho de mercado

A melhor maneira de ter sucesso em um negócio é conhecer bem como ele funciona. A humildade é a característica básica de qualquer empreendedor de sucesso: é necessário assumir para si mesmo que conhecimento nunca é o bastante. É preciso buscar informações sobre o seu nicho de mercado, estudar dados econômicos, analisar a tendência nos últimos 5 anos e continuar sempre pesquisando.

Essa dica é muito importante, pois as coisas estão mudando de forma ágil. Então, é primordial estar disposto a aprender novos métodos de trabalho para otimizar o seu negócio, reduzir custos e aumentar a sua margem de lucro. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza dados sobre diversos mercados e, ainda, oferece cursos gratuitos para que você possa aprender mais sobre gerenciamento de negócios.

2. Ofereça melhores condições de pagamento

Hoje em dia, saem na frente as empresas que pensam no cliente e oferecem as melhores condições de pagamento. No entanto, para que isso seja possível, você precisa buscar por parceiros fornecedores com menor custo de aquisição e desenvolver um bom relacionamento com eles. A forma como você se relaciona com os fornecedores define o preço a ser repassado para os clientes, bem como as condições de pagamento.

3. Invista em estratégias de marketing digital

Quem ainda não ouviu falar em marketing digital? O motivo da popularidade é o seu papel para o sucesso de novos negócios. Com a transformação digital, hoje é possível alcançar clientes de diversas cidades, inclusive consumidores estrangeiros. Ter presença digital é uma das qualidades em comum dos negócios que são referência no mercado.

Se você sente insegurança ao pensar em como conseguir clientes sendo autônomo, saiba que investir em estratégias nas redes sociais e em um blog é comprovadamente eficaz. É possível atrair mais clientes para o seu e-commerce por meio da produção de conteúdos relevantes. Fique atento e leia as condições de uso de cada mídia! Evite que regras sejam quebradas: quando isso acontece, a rede pune o seu usuário, reduzindo a visibilidade da sua marca.

4. Aprenda a superar a expectativa do cliente

O cliente deve ser o foco do seu negócio. Por isso, estude quem é o seu público-alvo e suas personas. Personalize o seu negócio e ofereça soluções inovadoras. Adotar um atendimento omnichannel é uma ação que contribui muito para uma experiência positiva com a sua empresa. Além disso, procure sempre focar em humanizar a comunicação com o seu cliente.

5. Use indicadores e monitore o seu negócio

Para alcançar sempre melhores resultados no seu faturamento, adote indicadores de desempenho. Há diversos que você pode utilizar, porém, se você estiver iniciando um negócio, o ideal é aprender, primeiramente, a gerenciar os indicadores de contabilidade. Compreender o seu faturamento é o primeiro passo para uma gestão inteligente. Você pode fazer isso por meio de uma planilha ou aplicativos de BI (Business Intelligence).

Agora que você sabe mais sobre como conseguir clientes sendo autônomo, pode adotar essas boas práticas no seu negócio e aumentar o seu faturamento! Lembre-se de ser profissional e encare que o sucesso da sua empresa depende do seu empenho e dedicação. Não desanime e continue buscando aprender mais sobre gestão estratégica de negócios.

Se você quer aumentar a presença digital da sua empresa e conquistar mais clientes, leia o nosso artigo e saiba o que fazer quando você gera leads qualificados, mas não consegue convertê-los em vendas.

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados