Como a sua equipe lida com as ferramentas de atendimento ao cliente? As interações da empresa com o público estão em um bom nível? Essas perguntas revelam muita coisa e mostram em que pé está o relacionamento com o consumidor — um dos pontos mais importantes de qualquer estratégia.
Quer saber como melhorar o atendimento? Decidimos contar quais são os canais e as ferramentas que a sua empresa não pode deixar de ter. O que acha de acompanhar a gente neste post?
O e-mail ajuda a fechar negócios e a responder dúvidas, além de ser a forma mais prática de comunicação online. Por meio dele, é possível enviar documentos, realizar cadastros e conferir informações importantes.
Ainda assim, será que o e-mail rende um canal de atendimento eficiente? A resposta tende a ser “sim” — existe uma boa dose de confiabilidade no modelo, tornando possível o arquivamento e a consulta do histórico de mensagens.
O atendimento telefônico é uma das formas mais antigas e diretas de entrar em contato com o público, ouvir queixas, promover melhorias e passar recados importantes. É o tipo de comunicação que não pode faltar.
Geralmente, os planos para comunicação corporativa são especiais e contam com valor de tarifa reduzido, já que o número de ligações é maior. Ainda é possível gravar as chamadas e usar números de protocolo para consultá-las.
O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo, voltada a pequenas e médias empresas. Qual é a diferença para o original? Na prática, os recursos para interações com clientes, contando com estatísticas e métricas.
Isso inclui mensagens automatizadas e perfis comerciais, com informações sobre nicho da empresa e contato. Você também pode moldar sua organização na forma de etiquetas e tags, classificando as mensagens da forma que quiser.
Já parou para pensar em multiplicar suas possibilidades de atendimento e falar com várias pessoas ao mesmo tempo? Então, existe uma inovação tecnológica que permite isso. É o chatbot — uma forma de inteligência artificial que simula conversas humanas.
A grande vantagem é o atendimento 24 horas, oferecendo respostas em qualquer dia da semana. Isso não depende da disponibilidade dos funcionários da equipe, diminuindo consideravelmente o peso no orçamento da empresa.
O CRM é uma das ferramentas de atendimento ao cliente mais conhecidas. A ideia é gerenciar o relacionamento e ter acesso às informações de uma forma prática usando softwares específicos. Isso se expande para o marketing e as vendas, fazendo o registro dos leads e das pessoas que passaram pelo funil.
Como você viu, existem vários canais específicos para lidar com o público e promover boas interações. Se você contar com a ferramenta de atendimento ao cliente correta, certamente vai melhorar os resultados da empresa.
O ideal é dispor de uma área voltada aos consumidores. Alguns empreendedores levam isso para o negócio, adotando o modelo de “customer success”, no qual se desenvolve uma estratégia de longo prazo para garantir que o cliente seja bem-sucedido com seus produtos.
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