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5 estratégias de marketing online eficientes para profissionais liberais

Você conhece a expressão ‘’quem não é visto, não é lembrado’’? Com ela, não é tão difícil imaginar por que é importante pensar em estratégias de marketing online não só para grandes nomes do mercado, mas também para os pequenos negócios.

Afinal, com base em um estudo realizado por membros da Universidade do Arizona (EUA), os principais desafios de marketing para empresas de varejo são o mundo digital e as mídias sociais, que precisam reconhecer a marca e os dados dos clientes. Ou seja, se você estiver bem-posicionado virtualmente, conseguirá um reconhecimento mais fácil.

Então, se você é um profissional liberal — com formação universitária/técnica que pode ser empregado ou trabalhar por conta pronta —, continue a leitura e confira algumas ações básicas que podem trazer bons resultados!

1.Trabalhe suas redes sociais

De acordo uma pesquisa divulgada pela comScore, considerando uma média de 9,7 horas por pessoa, os brasileiros gastam 650 horas mensais nas redes sociais. Sendo assim, você tem um espaço gigante para se divulgar e conta com diferentes oportunidades para trabalhar estratégias de marketing.

Ignorar esse espaço virtual faz com que você não seja visto pelo cliente e, consequentemente, não seja desejado. Enquanto isso, os seus concorrentes podem garantir a presença nesses meios e atrair e fidelizar consumidores que poderiam ser seus.

2. Invista em anúncios segmentados

Criar anúncios no meio virtual para um público genérico pode não chamar a atenção de muitas pessoas. Em outras palavras, não trabalhar a segmentação de público-alvo costuma ser uma perda de potencial de um anúncio. Por isso, conheça quem seus são clientes e entenda seu perfil demográfico, problemas e dúvidas que eles buscam resolver.

Um dos meios mais eficazes de segmentar seus anúncios é pela ferramenta Google Adwords. Ela pode exibir suas campanhas apenas para um público de determinada região, faixa etária ou gênero, interesses pessoais e muitos outros tipos de segmentações.

3. Produza conteúdos relevantes

Quando você aprende a importância de segmentar o público, descobrir quais são seus tipos de interesses e o que eles buscam de você — o que pode acontecer por meio de enquetes, pesquisas por formulários do Google etc. — fica mais fácil saber como produzir um conteúdo mais relevante.

Por exemplo, se você pretende vender suas fotografias virtualmente, que tal, além de anunciar a venda, mostrar técnicas de fotografia, edição de imagem e outras infinidades de possibilidades relacionadas à fotografia? Isso pode gerar conteúdos interessantes para o seu público, atrair mais atenção de seguidores e promover suas vendas.

4. Mensure seus resultados

No mundo virtual, é preciso monitorar se seus esforços produzem retornos mais positivos ou negativos. Afinal, não se pode gastar tempo em métodos que não gerem os resultados desejados. Felizmente, há inúmeras ferramentas que ajudam nessa mensuração.

Contudo, é importante que você aprenda a ler pelo menos o básico do Google Analytics para descobrir quem são os visitantes mais frequentes, como eles chegam até seu canal, qual conteúdo mais teve engajamento etc. Assim, será possível melhorar suas estratégias de marketing.

5. Separe o pessoal do profissional

Não é muito difícil encontrar perfis que misturem o pessoal com o profissional, principalmente em redes sociais. No entanto, as estratégias de marketing que você vai trabalhar servem para que mais pessoas conheçam os seus serviços e assuntos relacionados. Então, dificilmente eles vão gostar de ver o que você fez no fim de semana dentro desse mesmo perfil, certo?

Além do mais, como credibilidade é um elemento essencial para o sucesso, transmitir uma imagem profissional valoriza sua marca e passa mais confiança para os clientes. Logo, não deixe de ficar de olho em suas movimentações no espaço virtual para observar o retorno dos seus esforços.

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