Linksan Agência Web
              
featured-image

Entenda o que é, para o que serve e como funciona o DNS

Para conquistar seus objetivos você precisou desenvolver diversas habilidades durante sua vida pessoal e profissional. Fazendo um comparativo, se como empreendedor seu objetivo é aumentar a presença online do seu negócio, você precisa adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para compreender as suas necessidades e, assim, identificar as soluções mais adequadas para garantir um melhor posicionamento nos canais digitais.

Ou seja, não basta apenas ter um site bonito, é preciso saber se ele realmente está dando resultados. Por isso, é fundamental conhecer os principais termos relacionados ao funcionamento de um site. Você sabe o que é e como funciona o DNS? Estamos aqui para explicar seu objetivo, funcionamento e a relação com o domínio do seu site. Vamos lá?

O que é DNS?

Imagine se você precisasse gravar o número de telefone de todos os contatos que você tem na sua agenda. Essa seria uma tarefa muito difícil, não? O mundo seria exatamente assim sem o DNS.

DNS significa Domain Name System — Sistema de Nomes de Domínios, em português. O seu papel é permitir que a sequência de números correspondentes ao IP de um site, como 52.2.72.168, sejam traduzidos em um domínio legível e de fácil memorização para qualquer pessoa, como www.linksan.com.br.

Dessa forma, dispositivos que utilizam a rede da internet usam o endereço IP para buscar pelo domínio de um site, por meio de um catálogo que os interligam. Por isso, você não precisa manter seu próprio catálogo de endereços IP. Entender como funciona o DNS é essencial para você tirar seu maior proveito.

O que são servidores DNS?

O diretório DNS, que corresponde aos nomes e números, não está localizado em um único local, em algum canto escuro da internet. Da mesma forma que a internet, esses arquivos são distribuídos em todo o mundo, armazenados em diversos servidores que se comunicam regularmente para fornecer atualizações e corrigir redundâncias. Com mais de 332 milhões de nomes de domínio listados no fim de 2017, um único diretório seria muito grande.

Como os servidores de DNS trabalham?

Para começar, o servidor DNS divide o nome em diferentes seções, começando no lado direito do domínio. Por exemplo, para www.linksan.com.br, isso seria dividido em “br”, “com”, “linksan” e “www”. A seção após a fim do nome de domínio (neste caso, com) é conhecido como domínio de nível superior (TLD, top-level domain). Um servidor de nomes raiz está conectado para encontrar detalhes sobre o registro de domínio para o TLD.

O servidor DNS fará uma solicitação aos servidores de nomes de TLDs, requisitando detalhes sobre os servidores de nomes que têm os detalhes da próxima seção do nome de domínio (neste exemplo, com). Assim, o servidor DNS faz uma solicitação ao servidor de nomes que contém os detalhes para linksan.com.br. Esse servidor de nomes, então, retornará o endereço associado a www.linksan.com.br.

Pela importância do assunto, saber como funciona o DNS é importante para que os sites sejam encontrados e, inclusive, tenham seu posicionamento de SEO estruturados. Por isso, é importante ter apoio profissional na construção, registro e hospedagem de um site. Garantir que ele esteja configurado de forma correta significa reduzir inúmeros problemas e falta de resultados no futuro.

Esperamos que você tenha compreendido a importância do bom funcionamento do DNS para seu site. Se ficou interessado e quer saber mais, confira nosso e-book sobre hospedagem e domínios de sites e aumente ainda mais seus conhecimentos.

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados