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Como fazer uma pesquisa e escolher as melhores palavras-chave?

Se você costuma ler sobre marketing, certamente já ouviu falar sobre as estratégias de SEO. Mas será que você sabe como fazer uma boa pesquisa de palavra-chave? Esse é um dos elementos mais importantes da campanha, já que ela traduz a dúvida do seu público com uma boa precisão.

Neste post, vamos mostrar como fazer uma boa pesquisa, quais são os tipos de termos que você pode usar, além de alguns fatores e ferramentas que devem ser levados em consideração. Continue a leitura e acompanhe!

Quais são os tipos de palavras-chave?

Long tail

As palavras “long tail” são os termos mais específicos e longos. De forma geral, são usados por pessoas que sabem exatamente o que buscam, mantendo-se em estágios mais avançados do funil e dispondo de menos concorrência.

Head tail

As “head tail” são mais curtas e mais concorridas. Geralmente, abrangem um bom número de resultados e são mais usadas nos estágios de topo de funil. O volume de buscas nesse tipo de termo tende a ser mais alto.

Mid tail

Já as palavras-chave “mid tail” são um misto dos dois outros tipos: são mais específicas que as “head tail” e abrangem mais elementos que as “long tail”. O volume de conteúdo ainda é considerável, e pode ser útil em uma estratégia de SEO.

O que analisar na hora de escolher uma palavra-chave?

Concorrência

A concorrência é um dos fatores que influenciam diretamente na hora de fazer com que a sua página alcance uma boa posição no ranqueamento do Google. Afinal, palavras muito disputadas revelam posts mais difíceis de ranquear.

Volume de buscas

O volume de buscas indica se a palavra-chave que você escolheu é relevante ou não. Afinal, de que adianta produzir um conteúdo com base em um termo que ninguém pesquisa?

O ideal é que você tenha uma meta de visitantes e selecione as palavras que tenham o volume de buscas mais adequado.

CPC

O CPC (custo por clique) é uma métrica usada para analisar as palavras-chave em estratégias impulsionadas, revelando o valor médio que a plataforma cobra por cliques em anúncios.

Quais são as melhores ferramentas para fazer a pesquisa?

Google Keyword Planner

O planejador de palavras-chave do Google permite analisar relevância, estatísticas, histórico de performance, volume de buscas, tráfego médio e muito mais. É uma das ferramentas mais completas que existem.

SEMRush

O SEMRush é bastante conhecido pelos empreendedores. Conta com dados e gráficos sobre concorrentes, backlinks e tráfego, entre outros. A análise pode ser feita também com o uso da URL.

Como você viu, existem várias estratégias que podem ser muito úteis na hora de fazer a pesquisa de palavra-chave. Se você seguir as dicas do texto, certamente vai conseguir bons resultados na hora de fazer sua campanha de SEO.

Não se esqueça de que não adianta ter boas opções sem conteúdos relevantes e envolventes. Por isso, dedique uma atenção especial na hora de elaborá-los.

Entendeu como fazer a pesquisa de palavra-chave? Para receber mais dicas valiosas sobre estratégias de marketing e crescimento orgânico na web, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook e LinkedIn!

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