Linksan Agência Web
              
featured-image

O que é cPanel e como funciona esse serviço de hospedagem?

Hospedagem de serviços da internet não é um assunto tão difundido para todo mundo. Por isso, é necessário contar com painéis de controle de hospedagem para que o usuário possa gerenciar, administrar, remover e adicionar recursos e funcionalidades que otimizem esse serviço. É justamente nisso que consiste o que é cPanel.

Como existem diferentes maneiras de hospedar seu site na web e a escolha da melhor alternativa depende das circunstâncias em que seu negócio se encontra, é fundamental contar com ferramentas que permitem uma melhor administração desses serviços para você tomar decisões mais acertadas. Afinal, essa tarefa pode exigir um alto nível de complexidade se você não for familiarizado com o assunto.

Então, quer saber mais detalhes sobre o que é cPanel, suas características, como ele ajuda na hospedagem de sites e quando é indicado? Não se preocupe. Continue a leitura e tire todas essas dúvidas!

O que é cPanel?

Conforme mencionado, o cPanel é basicamente um sistema que faz a interface entre você e a máquina e te ajuda a gerenciar domínios particulares ou conta de hospedagem. Assim, é possível controlar todas as operações de forma mais fácil.

Por exemplo, considere o WordPress como uma ferramenta que oferece total liberdade para criação de sites como você bem desejar. Nele há diversos recursos como imagens, textos, animação, vídeos etc. que possibilitam um conteúdo mais completo para os seus visitantes.

Do mesmo modo funciona o cPanel. Porém, ao invés de criar sites, sua função é gerenciar os recursos oferecidos pelos serviços de hospedagem.

Qual funcionalidade do cPanel?

Existem três maneiras diferentes de realizar hospedagens de sites da Web: pela hospedagem compartilhada, por meio de um servidor dedicado ou a partir de um Servidor Virtual Privado. Para cada uma delas é necessário realizar operações diferentes.

Por exemplo, caso o seu negócio esteja em processo de expansão e haja cada vez mais aplicativos (conteúdo, loja virtual, extranet, mídia, CRM etc.) e produtos, uma hospedagem compartilhada pode não suprir suas necessidades. Então, a melhor opção é atualizar-se para um VPS. Este te garante maior controle de todos os processos necessários.

Porém, se sua empresa cresceu além dos pontos mencionados, os serviços de um servidor dedicado podem oferecer um maior controle, poder de personalização, criação e gerenciamento de todos os processos da sua conta. Quando se trata de um aplicativo da web com muitos recursos, esse tipo de recurso também costuma ser a melhor opção.

Como definir qual o melhor tipo de hospedagem — além de administrar tudo isso — tende a ser um processo complexo, é importante contar com recursos que facilitem isso, como o cPanel. Essa ferramenta, além de tudo, não requer conhecimentos prévios de programação para ser utilizada com propriedade. A única exigência é que você saiba as definições de abas e botões para conseguir acessar as opções corretas e realizar as configurações como preferir.

Recursos disponíveis no cPanel

A partir de uma interface gráfica e de algumas ferramentas de automação, o cPanel facilita o processo de hospedagem e simplifica tudo. Conheça alguns de seus principais recursos disponíveis:

  • redirecionamentos;
  • gerenciamento de contas de e-mail;
  • gerenciador de FTP;
  • fórum;
  • logs de erros;
  • backup;
  • páginas de erro;
  • criação e configuração de subdomínios;
  • shopping cart;
  • chatroom;
  • diretórios protegidos;
  • webmail;
  • extensões front-page;
  • central CGI (central com vários scripts);
  • gerenciador de arquivos.

Além dessas, existem diversas outras funcionalidades que o cPanel pode oferecer para você.

Quais são as vantagens do cPanel?

Assim, se ainda restam dúvidas sobre a potencialidade da ferramenta cPanel, confira a lista com os benefícios para você aproveitar:

  • Facilidade de uso: diferente de plataformas para otimizar seu gerenciamento das hospedagens — que exigem técnicas complexas —, o cPanel apresenta o benefício de não requerer conhecimento técnico ou experiência.
  • Aceitação no mercado: diante de uma concorrência agressiva, contar com ferramentas que se alinhem aos principais profissionais da Web nacionais e internacionais é essencial para não ficar para trás no mercado.
  • Suporte amplo: como a comunidade do cPanel é gigantesca, facilmente se consegue encontrar tutoriais e suporte para resolver seus problemas e retirar qualquer eventual dúvida que possa surgir.
  • Disponibilidade em 37 idiomas: é possível utilizar as funcionalidades, recursos, botões e seções traduzidas em português brasileiro. Isso minimiza imprevistos e torna o uso da ferramenta ainda mais ágil.
  • Compatibilidade com sistemas operacionais: o cPanel é compatível com sistemas operacionais como Windows, Linux, iOS e Android. E, ainda, mesmo que a experiência de uso em cada plataforma seja diferente, é possível utilizar o cPanel de qualquer lugar: basta ter conexão Wi-Fi.
  • Uso acessível e dinâmico: o cPanel oferece acessibilidade, interface dinâmica e intuitiva. Isso ocorre porque todas as funcionalidades e recursos oferecidos estão a cliques de distância.
  • Portabilidade e migração: para que você não precise lidar com as consequências da contratação de serviços de hospedagem que não funcionam como o esperado, o cPanel oferece suporte integrado à migração de uma hospedagem para outra. Esse recurso é portátil e você pode realizar o procedimento de modo simples, sem nenhum contratempo.

Para quem o cPanel é indicado?

Embora essa plataforma não exija um alto grau de conhecimento e experiência em programação, as opções desses recursos são mais amplas. Por isso, ela é indicada para quem já tem conhecimento, pelo menos, intermediário com painéis desse tipo.

No entanto, caso você seja marinheiro de primeira viagem e nunca tenha encarado uma jornada com hospedagens de site, não precisa desesperar. Com experiências diárias, já é possível se familiarizar com o cPanel, aprender para que servem as opções disponíveis e como configurá-las.

Além do mais, conforme já mencionado, sempre que houver necessidade, é possível entrar em contato com a equipe de suporte e pesquisar sobre suas dúvidas.

Principais tipos de painéis de hospedagem

Como nem só de cPanel vive um usuário, é importante conhecer outros tipos de painéis de controle. Por exemplo:

  • WHM;
  • VestaCP;
  • Zpanel;
  • Plesk;
  • ISPConfig.

Agora que você já sabe o que é cPanel e a sua importância, saiba que é fundamental contar com um fornecedor especializado no assunto para garantir o melhor tipo de serviço para você. Então, fique de olho!

E aí, gostou do nosso post? Aproveite para entrar em contato conosco da LinkSan e descobrir nossas melhores ofertas e serviços!

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados