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Quer saber como verificar o recebimento de um e-mail? Aprenda sobre entregabilidade!

O e-mail marketing é um dos canais que melhor apresenta um bom custo-benefício — o que mostra o grande potencial de utilizar essa estratégia para conseguir aumentar a sua taxa de conversão. No entanto, assim como qualquer outro canal, é fundamental ter pleno controle dessas métricas. Então, é essencial saber como verificar recebimento de email, taxas de abertura, de cliques etc.

Afinal de contas, a partir dos números de entregabilidade, por exemplo, é possível pensar em formas de levar os usuários que receberam o e-mail a realizar uma ação — como comprar, baixar um aplicativo ou assistir a um vídeo, por exemplo —, de acordo com o objetivo da campanha.

Quer saber como verificar recebimento de email com ajuda de algumas ferramentas e o que fazer para melhorar as métricas? Continue a leitura e descubra!

Como verificar recebimento de email?

Quando alguém envia um e-mail marketing, ele sai do servidor de envio do remetente até o do destinatário final. Porém, esse percurso ainda passa por diversos acontecimentos e validações para confirmar a entrega. Em alguns casos, muitos e-mails podem ser barrados.

Então, para avaliar a sua taxa de entregabilidade, você deve considerar algumas questões.

Reputação do seu IP

Cada servidor responsável pelo envio de e-mail possui um IP — endereço capaz de identificar esse servidor — próprio ou compartilhado com outras empresas. Todo IP possui uma nota com base no seu histórico de envios, para melhorar a experiência dos usuários e facilitar a identificação de remetentes de spam: a reputação.

A lógica é simples: quanto maior é a pontuação, mais confiável é o remetente da mensagem. Assim:

  • notas acima de 80: possuem boa pontuação;
  • entre 70 e 80: devem ter mais atenção;
  • abaixo de 70: devem aplicar melhorias urgentemente.

Quanto mais confiável, há mais chances de entregabilidade dos e-mails. Então, para ajudar a avaliar a sua pontuação, existem ferramentas como a ReturnPath e o Senderscore.

A reputação pode ser influenciada por diversos fatores, e usar um IP compartilhado com empresas que possuam uma avaliação ruim pode ser um deles. Além disso, a questões de engajamento, marcação de spam, volume constante, bounce rates e spamtraps, dentre outros, também devem ser considerados.

Autenticações

Muitos serviços de e-mails exigem validações para garantir a segurança no envio de mensagens. São elas: SPF, DKIM e DMARC.

Uma empresa precisa conferir se elas estão sendo utilizadas de modo correto para validar as mensagens. Para isso, basta procurar pelo ‘’cabeçalho’’ do e-mail — sua localização pode variar dependendo do serviço.

HTML do e-mail

A qualidade do código HTML pode interferir bastante na entregabilidade de e-mails. Se ele for mal formatado, há muito mais chances de a sua mensagem cair no Spam do que quando um código segue boas práticas.

Como melhorar essa métrica?

Conseguir entregar e-mails depende de muitas questões técnicas. Mas, além delas, também é possível utilizar outras estratégias. Por exemplo:

  • produção de conteúdos relevantes, para manter sua base interessada em acompanhar os e-mails que a empresa enviar;
  • campanhas segmentadas, para potencializar as possibilidades de conversão e fidelizar os clientes ao oferecer o que eles procuram;
  • otimização para mobile, que ajuda a manter em alta a experiência do usuário e facilita a navegação;
  • limpeza da base de contatos, para manter apenas e-mails válidos e ativos, o que impacta diretamente na reputação.

Como você pode perceber, aprender como verificar recebimento de email ajuda a regulamentar um canal muito potente e aumentar as chances de sucesso de uma campanha.

Então, agora que você já sabe a importância de verificar a entregabilidade do e-mail marketing, que tal contar com soluções que ajudem nessa verificação? Confira os serviços da agência LinkSan!

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