Linksan Agência Web
              
featured-image

Consultoria de SEO: entenda as vantagens desse serviço

Estar no topo dos resultados nos mecanismos de busca ou ao menos entre os primeiros é a intenção de toda marca que coloca no ar alguma página na internet. Nesse momento, caso não tenha habilidades para tornar isso possível, o mais indicado é buscar pelo auxílio de uma consultoria de SEO.

Há uma série de fatores necessários para conseguir um bom ranqueamento. Assim como gerar tráfego orgânico e aumentar o número de visitas no site são os desejos de todo gestor, algumas medidas fundamentais devem ser tomadas para que o público conheça a empresa e, consequentemente, seja possível ter novos leads ou vendas.

Continue a leitura para descobrir o que faz uma consultoria de SEO e conhecer as vantagens desse tipo de contratação para aprimorar seu website!

O que é uma consultoria de SEO?

É possível montar uma equipe para alavancar sua página ou contratar o serviço com profissionais especializados. Porém, terceirizar esse trabalho tem sido a opção de muitos negócios.

Vendo a grande expansão das estratégias de marketing digital, muitas vezes é bem mais fácil repassar tal tarefa a agências capacitadas e focar seus esforços em outras atividades que precisam de atenção. Por mais que todo o trabalho tenha a mesma meta a princípio — estar presente na primeira página dos buscadores —, é necessário entender os objetivos por trás disso.

No seu caso, trata-se de gerar leads, conversões ou maior visibilidade para a marca? A consultoria em SEO trabalha estudando as possibilidades e mapeando aquilo que se encaixa na estratégia das empresas. Cada negócio recebe um serviço específico, pois nenhum site é igual ao outro (mudam as metas, o público e outros fatores).

Tudo isso exige diferentes abordagens, mas a consultoria saberá identificar as necessidades para sugerir soluções ideais. Existem dois tipos de consultoria de SEO: a pontual e a contínua.

A pontual é feita apenas para resolver algum problema preciso ou analisar e desenvolver uma estratégia específica, com um trabalho prestado em curto período. Já a consultoria contínua é mais completa e realizada em médio ou longo prazo. As atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar e a otimização se dá em diferentes áreas.

Como é o trabalho desenvolvido por uma consultoria?

A primeira etapa envolve a verificação das condições do site. Há um levantamento de erros, problemas e possíveis soluções, além da realização de ajustes pontuais e do estabelecimento de estratégias.

Com o tempo e o andamento do trabalho, ocorrem as chamadas “otimizações recorrentes”, que tratam do monitoramento das métricas e dos ajustes para correções ou otimizações mais precisas. São feitos serviços como:

  • análise de mercado (concorrência e público);
  • produção de conteúdo otimizado;
  • SEO On-Page e Off-Page;
  • pesquisas de palavras-chave;
  • link building;
  • análise de métricas e resultados;
  • melhorias no layout e na usabilidade do site;
  • aperfeiçoamento das estratégias.

Qual é a finalidade desse tipo de serviço?

A otimização de um site vai além do ranqueamento nas primeiras posições dos motores de busca. A estrutura da página é remodelada para a indexação e uma melhor classificação, mas também para se tornar mais agradável aos visitantes. Por isso, um site responsivo, que se adapte aos diferentes formatos de tela, é essencial.

As ações incluem produção de conteúdo relevante para a persona e atividades em mídias sociais, bem como alterações internas ou externas no site. O SEO envolve mais do que apenas usar palavras-chave e algumas configurações estruturais — e isso deve ser esclarecido desde o primeiro momento.

Se o objetivo é que a consultoria alcance bons resultados, o trabalho de TI deve estar alinhado à estratégia de marketing digital para que, juntos, promovam o crescimento do site.

Quais são as vantagens de contratar uma consultoria?

Mesmo com a facilidade que a internet proporcionou em aprender coisas novas e responder dúvidas com grande rapidez, alguns tipos de serviços não são executados tão facilmente. Além disso, o orçamento costuma ser um dos pontos mais delicados de uma empresa.

Pensando em economizar, muitas vezes os gestores optam por internalizar certos serviços, mas nem todas as atividades podem ser desempenhadas por qualquer pessoa. O conhecimento aprofundado de um especialista é o que torna seus serviços mais efetivos, e isso deve ser encarado como um investimento.

Confira algumas das vantagens que a contratação de uma consultoria de SEO pode trazer para o seu site.

Maior conhecimento

A equipe com especialistas em diversos setores tem um trabalho mais satisfatório do que apenas uma pessoa designada para fazer tudo. Em grande parte das vezes, é isso que acaba acontecendo quando o SEO é feito dentro da própria empresa.

Os algoritmos dos buscadores estão avançando para entregar resultados cada vez mais próximos daquilo que o usuário deseja. Um especialista em SEO conhece os detalhes das ações necessárias para cada cliente. Além disso, ele conta com a experiência e o trabalho em conjunto com os demais profissionais para proporcionar resultados mais exatos.

Soluções práticas

O envolvimento de pessoas realmente preparadas com as questões levantadas após o diagnóstico faz com que a busca para resolver os problemas se torne mais simples. Quando descobre o que está errado, o analista de SEO encontra a maneira mais prática de obter os resultados esperados.

Utilizando as técnicas certas, há uma otimização de tempo para que os profissionais possam focar em problemas que exigem mais atenção.

Melhoria da visibilidade

Esse é um dos principais motivos que levam as marcas a procurarem pelas estratégias de SEO. Para avaliar se os serviços estão surtindo o efeito esperado, basta olhar indicadores como:

  • tráfego orgânico;
  • ROI;
  • leads convertidos.

Os números são a melhor forma de análise. Um site que recebe a otimização adequada aumenta consideravelmente suas chances de ser visto pelo público e fazer com que a marca se torne uma autoridade no nicho em que atua.

Diagnósticos precisos

Uma agência que presta consultoria em SEO é capaz de produzir um diagnóstico muito mais certeiro para entender o que precisa ser feito no seu site. Após um mapeamento, serão indicadas as ações ou correções necessárias.

Tudo vai depender do tipo de serviço: trata-se de um trabalho pontual ou uma estratégia contínua? Em ambas as alternativas, é preciso saber exatamente as otimizações que serão realizadas e os impactos gerados. A consultoria de SEO é uma excelente opção e oferece grandes benefícios para quem investe em seus serviços.

Gostaria de saber mais sobre como funciona uma consultoria de SEO? Entre em contato com a gente!

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados