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Taxa de abertura de e-mail marketing: você sabe como aumentá-la?

Ao adotar estratégias de inbound marketing, uma das principais ferramentas para manter o público engajado é o e-mail marketing. Por mais que pareça simples apenas mandar mensagens diretamente para a lista que você tem, é preciso saber como enviar e conhecer quais métricas devem ser analisadas e, entre elas, está a de taxa de abertura de email marketing.

Apesar de muita gente acreditar que o e-mail está defasado e que há outros formas de comunicação mais eficientes, essa ainda é uma boa estratégia para o guiar o lead no funil de vendas.

Mas, não basta apenas disparar e-mails, pois é necessária a análise dos resultados das campanhas para entender os acertos e erros, para então melhorá-los. Nesse contexto, saiba mais sobre os modos de utilizar essa métrica para melhorar seus resultados com as dicas a seguir!

O que é a taxa de abertura de email marketing?

Essa métrica é responsável por mostrar o número de pessoas que, supostamente, abriram a mensagem enviada, mas há um pequeno detalhe que pode distorcer esse número: quando o destinatário autoriza a exibição de imagens, os serviços de e-mail apontam como se as mensagens fossem abertas, até mesmo quando não foram.

Contudo, esse ainda é um indicador que tem grande valor para avaliar as campanhas realizadas. As que são consideradas de sucesso têm uma taxa de abertura acima de 20%, enquanto as que têm entre 10% e 20% são boas, de 6 a 10% são normais e abaixo de 6% são consideradas fracas.

Como analisar essa métrica?

Para saber o resultado, divida o número de aberturas de e-mail pelo de recebimentos. Portanto, o total que aparecerá nas métricas da taxa de abertura sempre será maior do ele realmente é. Há também o fato de que as ferramentas apontam somente se o e-mail foi aberto, mas não se o lead leu todo o conteúdo ou se apenas abriu e fechou a janela.

Utilizando os dados gerados, é possível realizar testes A/B e conferir os melhores dias e horários para enviar as peças, assim como aprender os assuntos que chamam mais atenção do público.

Quais as táticas para melhorar a taxa de abertura de e-mail?

Com o objetivo de aumentar a taxa de abertura de email marketing, existem algumas dicas que devem ser postas em prática. Confira!

Ofereça conteúdos ricos

Enviar conteúdos exclusivos especialmente para sua base instiga o leitor a abrir e conferir aquele material. Isso acontece porque esse tipo de mensagem tende a aumentar a curiosidade e interesse da sua lista, pois se trata de uma oportunidade única.

Use títulos persuasivos

Essa é uma das principais características de um e-mail marketing atraente. Na correria do dia a dia, uma linha de assunto atraente pode ser um divisor de águas entre a abertura do e-mail e a exclusão diretamente para a lixeira. Criar um título chamativo e personalizado (com o nome do leitor) é o primeiro passo para ter uma taxa de abertura maior.

Refine e segmente sua base de e-mails

Estar sempre de olho para atualizar a lista é essencial. Retirar contatos inativos e inválidos ajudam para melhorar as entregas dos e-mails. Fazer essa limpeza também auxilia para diminuir os cancelamentos de assinatura e mensagens marcadas como spam.

A taxa de abertura de email marketing é um excelente indicador para entender quais conteúdos são mais relevantes para a persona, a melhor frequência para enviar as mensagens e outros detalhes que ajudarão muito nas campanhas futuras. Pela sua importância, é uma das métricas que sempre devem ser analisada.

Confira também como deixar o seu mailing segmentado para melhorar ainda mais a sua estratégia de e-mail marketing!

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