Linksan Agência Web
              
featured-image

É possível migrar o site de uma hospedagem para outra? Descubra!

Colocar um site no ar vai muito além de desenvolver o código ou escolher um template, é necessário todo um projeto que une design, banco de dados e tráfego. Isso pode levar meses de trabalho e pode se estender caso a escolha da hospedagem fique aquém daquilo que você espera. Isso porque, se você estiver tendo mais trabalho do que retorno com o provedor que escolhido, está na hora de migrar o seu site de uma hospedagem para outra.

Existe uma série de motivos que levam um usuário a querer trocar o seu serviço de hospedagem, e quanto mais cedo for essa mudança, menor será o transtorno. Pode ser o serviço precário que causa instabilidades deixando o seu site fora do ar durante alguns períodos do dia. A lentidão também é algo que prejudica o tráfego de uma página, pois cada vez menos as pessoas têm paciência para esperarem um site carregar.

O desafio da migração, para quem não é um especialista, pode ser grande. Para te ajudar criamos esse post com algumas dicas básicas para que você consiga migrar site de uma hospedagem para outra. Confira!

O que você deve saber antes de migrar o seu site para outra hospedagem?

Antes de escolher um novo provedor para hospedar o seu site, você deverá se atentar para alguns requisitos. O objetivo é manter o site na nova “casa” com o mesmo conteúdo da hospedagem anterior — banco de dados e arquivos —, por isso é necessário que eles sejam compatíveis com a nova plataforma. Veja a seguir um passo a passo do que você deverá fazer para migrar o seu site de forma segura.

Faça um backup

Fazer um backup é essencial não só para quem vai fazer migração, mas para qualquer pessoa que trabalhe com dados valiosos. É preciso ter a ciência de que estamos falando de sistemas e eles eventualmente falham. Ter uma cópia de segurança nessas horas a melhor maneira de manter tudo sobre controle.

Verifique a compatibilidade da linguagem de programação

Outro fator importante que você deve ter em mente na hora de escolher a nova hospedagem para o seu site é a compatibilidade com a linguagem em que o seu código está estruturado. Verifique com o provedor qual o tipo de hospedagem indicada para o seu caso.

Fique atento a compatibilidade do CMS

Muita gente utiliza os CMS, sistema de gerenciamento de conteúdo — como o WordPress — para administrar os seus sites. É importante ficar atento às possíveis incompatibilidades também nesse sentido. Assim que você concluir a sua migração, fique atento ao desempenho de plugins e outras funcionalidades. Entre em contato com o seu provedor para que você consiga consertar as falhas o quanto antes.

Não se esqueça de fazer o cancelamento do provedor antigo

Quando você já tiver escolhido o provedor compatível com as suas necessidades e feito a sua migração, é hora de cancelar o provedor antigo. Depois disso, a sua nova hospedagem estará pronta e configurada para que você utilize.

Como migrar seu site para outra hospedagem?

Uma migração manual requer uma série de conhecimentos técnicos e comandos que serão melhor compreendidos por especialistas. A inserção de código muitos específicos exige precisão e, em alguns casos, você deverá contar com o apoio de profissionais. 

Portanto, é importante que, ao escolher uma nova hospedagem, tenha certeza de que está fazendo acordo com uma empresa que disponibilize profissionais preparados, além de um suporte atuante. Assim, eles estarão preparados para dar as diretrizes e fazer a migração de forma segura e prática.

Migrar site de uma hospedagem para outra é algo que deve ser feito com muito critério e preparação, especialmente para que você encontre o provedor ideal para receber a sua página. Trocas recorrentes prejudicam o desempenho de seu site e podem fazer você perder dinheiro e dados importantes.

Por isso, avalie bem a credibilidade do provedor escolhido e a compatibilidade com o seu projeto para que você permaneça nele por bastante tempo. Gostou deste post? Então continue com a gente e veja como preparar a sua empresa para o marketing moderno!

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados