Linksan Agência Web
              
featured-image

Aprenda como definir a paleta de cores ideal na criação de um site

As cores podem gerar as mais diversas sensações em quem as vê. Por mais que você não perceba, essas sensações quase sempre influenciam uma tomada de decisão. Isso exige que a escolha de cores para site seja algo muito bem analisado pelas empresas, de maneira que a mensagem atinja corretamente o público-alvo e assim consolide seu processo de aquisição de clientes.

A psicologia das cores trabalha justamente para produzir significado e transmitir mensagens por meio dos tons utilizados. Um estudo da Satyendra Singh Universidad concluiu que 85% das decisões de compra dos consumidores são baseadas nas cores.

Portanto, esse é um elemento que deve ter destaque, já que impacta tanto no campo do neuromarketing quanto no marketing em si. Um detalhe pode mudar totalmente  a maneira como a sua marca é percebida pelo público.

Descubra como deixar seu site mais atraente aos olhos do público escolhendo as cores certas. Confira!

Como escolher a melhor combinação de cores para site?

Pode parecer legal tentar mostrar personalidade ao escolher as cores de acordo com seus gostos, mas usar esse raciocínio no campo da comunicação visual pode não ser uma boa ideia.. As cores estão ligadas às emoções e aos significados, pois representam um grande poder persuasivo, mesmo sem que muitas vezes sua audiência perceba isto.

Esse impacto no comportamento do consumidor é tão grande que faz com que a psicologia das cores tenha um papel extremamente importante na criação de sites e na comunicação visual em geral. Cada tom corresponderá a uma sensação e vai impactar toda a percepção que o visitante terá logo nos primeiros segundos que acessar da página.

Mas não esqueça que os significados de cada cor são relativos. É preciso levar em consideração, a faixa etária, sexo e outras características da persona que você quer atingir. O ideal é que a proporção de cores utilizadas seja:

  • 60% da cor dominante;

  • 30% da cor secundária;

  • 10% da cor de acabamento.

Qual a mensagem que você deseja passar para o público?

Esse é um dos princípios que devem nortear a decisão sobre a escolha do esquema de cores que será usado. Cada cor tem o poder de expressar valores e significados que estejam interligados à marca. A cor azul, por exemplo, reflete a paz e harmonia, enquanto o vermelho corresponde a paixão e intensidade.

O preto transmite a ideia de elegância e individualidade, muito usada por marcas de luxo, por ser tida como uma cor nobre. O verde é uma cor intermediária na cartela de cores e transmite vida, segurança e tranquilidade. Saiba como você quer que o público veja a sua empresa para então dar início à busca pelas cores certas.

Além disso, confira outros fatores importantes que você deve levar em consideração para transmitir a mensagem correta ao seu público:

  • considere o tipo de produto ou serviço vendido;

  • utilize cores complementares para manter o equilíbrio;

  • evite saturação, isso torna o site cansativo;

  • tenha atenção ao contraste e legibilidade para não prejudicar a leitura e visualização;

  • compare esquemas de cores antes de decidir qual usar;

  • observe seus concorrentes e procure padrões para guiar sua escolha.

Entender a psicologia de cores para site e como ela estimula sentimentos terá grande importância nos resultados que você vai alcançar. Experimentar e fazer testes iniciais é um dos caminhos para encontrar a combinação certa, pois a estética do site pode causar tanto emoções positivas quanto emoções negativas. Por isso, para transmitir a mensagem certa e mexer com seu público, as cores serão suas grandes aliadas!

Agora que você já sabe da importância da psicologia das cores no seu negócio, não deixe de baixar o e-book para aprender tudo sobre a hospedagem de sites!

 

 

 

 

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados