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Como acabar com o Spam no e-mail corporativo para sempre?

O e-mail corporativo é uma ferramenta fundamental nas empresas porque passa mais credibilidade aos seus clientes e parceiros. Por ser personalizado como um domínio da organização, identificando seus funcionários e controlando o que é enviado e recebido, um cuidado que sempre deve ser tomado é como acabar com spam.

Mesmo sendo uma ferramenta de relacionamento em forma de conta profissional, o e-mail corporativo acaba sendo um pouco pessoal porque trata da relação empresa-público nas campanhas de marketing. Mas manter esse bom relacionamento só é possível quando o recebimento de e-mails é permitido. Do contrário, as chances de lidar com spam  são grandes.

Portanto, é preciso tomar cuidado na construção do planejamento estratégico de cada campanha, já que isso é capaz de prejudicar a sua marca e infectar os sistemas de quem abre as mensagens, permitindo a entrada de servidores maliciosos.

Confira este post até o final para entender os malefícios do spam no e-mail corporativo e como evitar que essa prática seja disseminada na rede!

O que é spam e de que maneira eles são gerados?

O spam nada mais é que o envio de e-mails sem a permissão do destinatário. Muitas vezes é compartilhado com conteúdos maliciosos para roubar dados ou espalhar pragas que podem danificar o funcionamento do computador de quem acessa a mensagem.

Devido à frequência com que isso ocorre, muitas pessoas desconfiam do e-mail marketing por receio dessas práticas. Porém, essa é uma estratégia segura, uma vez que a empresa de disparos de e-mails contam com sistemas de segurança.

Além disso, os envios só são feitos para quem concorda em receber as mensagens, entrando na base de cadastro. O opt-in é o recurso utilizado para aceitar o recebimento desse tipo de e-mail, enquanto o opt-out permite o descadastro da base de distribuição.

O spam pode ser gerado em computadores que utilizam códigos maliciosos para disparar e-mails às bases, em sua maioria comerciais, para atingir a segmentação. Qualquer e-mail recebido de um endereço que não tem permissão para o envio é configurado como spam.

Como acabar com spam e evitar essa prática?

O spam é um dos maiores pesadelos de quem trabalha com e-mail marketing e de quem coloca seu endereço eletrônico em listas de recebimento. Esses riscos existem, assim como as formas de evitá-los.

A utilização errada do e-mail corporativo deixa dados da empresa desprotegidos e suscetíveis a serem usados da forma errada. O ideal é esclarecer, para quem trabalha com o e-mail marketing, os direcionamentos corretos para evitar o spam, assim como identificar práticas que estão fora do padrão da empresa.

Utilize as técnicas certas de e-mail marketing

Os diversos setores de produtos e serviços adotam estratégias diferentes na confecção de suas campanhas porque a abordagem deve ser diferente. Um e-commerce não trabalhará o e-mail marketing da mesma maneira que uma empresa prestadora de serviços, por exemplo.

Por isso, no momento da captura de dados para a lista, é essencial colocar perguntas-chave que ajudem na segmentação. Essa é uma ação básica para não enviar mensagens desinteressantes para cada público, o que pode fazer com que o receptor acredite ser spam, já que o conteúdo não é relevante para ele.

Escolha bem as imagens

O uso de apenas uma imagem não é bem visto pelos servidores, que podem classificar o envio como spam. Isso porque algumas práticas são comuns para o disparo de e-mails maliciosos. Então, basta o uso de apenas uma delas para que o conteúdo seja bloqueado e considerado spam.

Outra boa prática é fazer uso de Alt Tags que descrevam as imagens. Dessa forma, mesmo antes do carregamento total já será possível compreender o e-mail. Templates bem configurados e equilibrados, com pelo menos 50% de texto, também contribuem para que não sejam barrados.

Tenha cuidado com o assunto

A linha de assunto é a primeira coisa a ser vista quando o e-mail chega na caixa de entrada. É por meio dele que o usuário escolhe rapidamente o que vai ler e o que vai direto para a lixeira, sem abrir a mensagem. O assunto (ou subject, em inglês) passa pelo raio-x dos anti-spams e há uma série de termos que podem ser bloqueados.

Em média, o assunto deve ter 8 palavras que somem, no máximo, 50 caracteres. É preciso que entregue a informação e fisgue o leitor, de modo que ele abra e confira todo o conteúdo, onde estará o restante das informações.

Jamais escreva uma linha de assunto diferente do tema abordado no e-mail para chamar a atenção. Essa atitude é mal vista e ocasionará o cancelamento de muitas assinaturas. O uso de termos como “clique aqui”, “grátis” e textos escritos em caixa alta também podem ser barrados.

Utilize SPF (Sender Policy Framework)

Essa é uma ferramenta primordial para combater os spams, bloqueando o envio feito por um servidor sem autorização. Assim, com o SPF, somente determinados servidores e IPs selecionados poderão fazer os disparos. Se as configurações não forem compatíveis com o que foi estabelecido, as chances de impedimento são altas.

Para não se frustrar caso sua campanha seja atrapalhada ao cair na caixa de spam dos seus leads, é interessante buscar o servidor para entender o que aconteceu. Existem muitos fatores que impedem que a mensagem chegue aos destinatários, e o SPF é um aliado para garantir a segurança da sua empresa e dos seus clientes.

Nunca compre listas de e-mails

Essa é uma das piores práticas que envolve o e-mail marketing. Pode até parecer um bom negócio a princípio, mas você verá que é uma péssima escolha no futuro. Os e-mails devem ser enviados apenas para quem deseja recebê-los, fornecendo espontaneamente o contato.

Comprar listas prejudica a imagem da empresa e pode causar problemas com o provedor, pois as taxas de retorno são altas. Além disso, ter um mailing assim não é nem um pouco confiável.

Tomar os devidos cuidados e aprender como acabar com spam são ações importantes para a proteção de dados, mas também para ter sucesso nas campanhas de e-mail marketing. Com boas práticas, sua empresa será bem vista pelos provedores e os disparos de e-mails serão facilitados, trazendo muitos benefícios.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco que ajudaremos você!

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