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Descubra como deixar o seu mailing segmentado!

Para uma estratégia de e-mail ser realmente efetiva, algumas medidas são necessárias. Não basta capturar leads e, a partir disso, enviar uma série de mensagens padronizadas para todos. O que faz a magia do e-mail marketing acontecer é ter um mailing segmentado de acordo com os interesses do público.

Cada campanha de marketing digital traça seus objetivos e ações que devem ser feitas para alcançá-los. Os passos que serão dados precisam estar alinhados ao público, seguindo o nicho de mercado e com foco em atender as necessidades dos clientes, de modo a encaminhá-los na jornada de compras.

Confira, neste artigo, como você pode segmentar sua base de e-mails da forma correta!

Capture dados importantes na landing page

Uma forma de segmentação muito eficiente é utilizar a landing page para coletar informações que servirão para separar a base conforme os dados cedidos pelos clientes.

De início, as páginas de captura de informações podem pedir dados como o nome ou e-mail e, aos poucos, aproveitar as interações, como o download de conteúdos mais avançados ou uma compra realizada para conseguir mais dados. Assim, é possível segmentar sua base de acordo com a fase que os clientes se encontram.

Selecione os critérios de segmentação

Saber exatamente o que deseja é um dos primeiros passos para o começo da segmentação. Por esse motivo, determinar os critérios para separar a base é tão importante. Essa separação é feita para criar listas e deixar sua estratégia mais assertiva, enviando os e-mails certos para as pessoas certas.

Algumas categorias que podem ser usadas para segmentar o mailing são:

  • sexo;
  • localização;
  • idade;
  • escolaridade;
  • renda;
  • áreas de interesse;
  • histórico de compras e outros.

Quanto mais segmentada for sua estratégia, maiores as chances de alcançar as pessoas certas e gerar conversões.

Personalize as mensagens enviadas

Quando um cliente recebe um e-mail que o chama pelo nome e conta com todas as características, como se a mensagem fosse escrita unicamente para ele, a possibilidade de ter uma resposta positiva é muito maior.

Entregar bons conteúdos com assuntos de interesse do usuário é uma maneira de garantir o contato no seu mailing, seja no envio de newsletter ou de outras estratégias. É preciso sempre ter atenção para as mudanças de comportamento do público para redirecioná-los para outro segmento, caso seja necessário.

Automatize os processos para ter um mailing segmentado

As plataformas de automatização são de grande ajuda no momento de segmentar a sua base de e-mails. Elas conseguem fazer um trabalho ágil e otimizar os processos, além de reduzir a possibilidade de cometer erros.

As ferramentas atualizam as listas automaticamente e as deixam mais dinâmicas. Dessa forma, o tempo que seria gasto com essa tarefa pode ser direcionado para outras ações. Há diversas opções no mercado e alguma delas será a ideal para suprir suas necessidades.

E tome cuidado com os mitos que contam sobre o uso do e-mail, essa ainda é uma estratégia que tem excelentes resultados. Também analise frequentemente as listas e retire os contatos que não engajam. Com os cuidados certos e o mailing segmentado, a sua estratégia de e-mail marketing conseguirá resultados incríveis!

Para complementar seus conhecimentos, que tal aprender sobre como a compra de listas de e-mails é uma prática negativa e pode manchar a imagem da sua empresa? Confira!

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