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Qual é o melhor melhor horário para enviar e-mail marketing?

Há um grande consenso entre os profissionais de marketing sobre a importância de campanhas de e-mail para aumentar os resultados de qualquer negócio. No entanto, uma pergunta é inevitável quando falamos disso: existe um melhor horário para enviar e-mail marketing?

Naturalmente, existem vários fatores que devem ser considerados antes de se cravar a resposta para essa pergunta. E levantar essas informações, embora seja difícil, não é impossível.

Inclusive, cada tipo de e-mail marketing tem resultados diferentes em uma série de envios.

Para ajudar nessa tarefa, a partir de agora, vamos falar sobre alguns horários que podem ser usados como base no início de suas campanhas. E como você deve avaliar os resultados dessas primeiras campanhas para descobrir o melhor horário para enviar suas campanhas de e-mail marketing.

Existe um melhor horário para enviar e-mail marketing?

Como dissemos acima, o ideal é que cada empresa faça os seus próprios estudos. Somente assim, você poderá entender os hábitos do seu público-alvo e definir o melhor horário de envio para que seus e-mails sejam abertos.

Mas com a grande procura por esse tipo de informação na internet, a empresa americana KISSmetrics divulgou uma pesquisa, indicando alguns tópicos importantes para campanhas de e-mail marketing. Veja alguns desses dados:

Segundo a pesquisa, e-mails devem ser enviados de uma a quatro vezes por mês, mais do que isso, tendem a ter a taxa de abertura consideravelmente reduzida, além de aumentar os riscos de você acabar na pasta de spam do cliente. Além disso:

  • 23% dos e-mails são abertos entre 6h e 10h. Segundo a pesquisa, essa é uma boa hora para a conversão, pois os usuários estão mais relaxados e acabaram de chegar ao trabalho;
  • entre 10h e 12h as pessoas tendem a se concentrar mais no trabalho e, por isso, a taxa de abertura de e-mails cai consideravelmente;
  • entre 17h e 19h os e-mails de empresas B2B se tornam mais atrativos, provavelmente, por ser um horário onde as pessoas estão terminando as suas jornadas de trabalho;
  • depois das 19h e até as 22h, a tendência é que e-mails de e-commerce e negócios B2C voltem a funcionar melhor.

Como encontrar o horário ideal para as suas campanhas?

Pronto, agora você já tem alguns dados de base para começar as suas campanhas de e-mail marketing. O próximo passo é colocar as campanhas para rodar e, é claro, mensurar seus resultados.

Grande parte das ferramentas de e-mail marketing, gratuitas e pagas, vão oferecer uma série de itens para mensurar. Mas a chave não é a quantidade de dados que você acessa e sim como você usa esses dados para tomar as decisões estratégicas das suas campanhas. E a chave para isso, é sem dúvidas, fazer testes.

Porque fazer testes é importante?

Com os dados que você agora já sabe, é a hora de começar a testar. Por exemplo, tem um espaço de 4 horas entre às 6h e às 10h da manhã, então, você pode fazer envios com intervalos de meia hora e ver qual tem a melhor taxa de abertura e conversão.

Assim, você vai saber exatamente qual horário traz mais resultados de vendas e visualização da sua campanha. A mesma coisa você pode fazer à tarde, testando entre 17h e 19h, caso seu mercado seja o B2B, e entre 19h e 22h se for B2C.

É importante saber que, nessa etapa, não tem segredo. O negócio é testar o máximo possível até encontrar o melhor resultado que você pode alcançar com a sua base. E, para isso, talvez seja necessário começar a investir em e-mail marketing.

Agora que você já sabe como definir o melhor horário para enviar e-mail marketing, que tal aproveitar e descobrir quais métricas você deve acompanhar a todo instante? Acesse agora esse conteúdo e consiga resultados ainda melhores! 

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