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Como usar o WhatsApp Business para atrair mais clientes?

Você sabia que existe uma versão do WhatsApp voltada a favorecer o crescimento no mercado? Trata-se do WhatsApp Business, uma edição do aplicativo específica para pequenas e médias empresas.

Neste post, você vai ver um pouco sobre como esse software funciona, quais são seus principais recursos e como usar o WhatsApp Business para divulgar um serviço. Preparado? Então, vamos lá!

Como o WhatsApp Business funciona?

Imagine que você esteja tentando tornar um negócio do setor educativo mais conhecido. Uma das principais funções do aplicativo é favorecer a interação entre a empresa e o cliente — nesse caso, a escola e os pais ou alunos.

E o que isso significa? Na prática, que o WhatsApp Business oferece recursos e ferramentas para que esse tipo interação seja bem-sucedida. E não só isso: também é possível analisar indicadores, estatísticas e informações sobre o número de mensagens enviadas e lidas.

Quais são os seus recursos?

O WhatsApp Business conta com vários diferenciais se comparado ao WhatsApp comum. A seguir, listamos alguns deles!

1. Perfil comercial

O aplicativo permite a criação de perfis comerciais, revelando muito sobre a atuação da empresa. É possível expor informações básicas como descrição, nicho, e-mail, site e horário de funcionamento.

2. Métricas básicas

Outro fator útil é a possibilidade de acompanhar a conversão das mensagens, analisando as estatísticas sobre envio, recebimento e visualização. Desse modo, fica mais fácil encontrar as abordagens mais eficazes.

3. Mensagens automáticas

O WhatsApp Business também é útil para agilizar o atendimento e as respostas aos clientes. Isso porque é possível criar mensagens padrões para situações específicas, como boas-vindas e ausência do atendimento.

Como usar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business não é um bicho de sete cabeças. No entanto, existem alguns macetes que você precisa saber para explorar todo o potencial do aplicativo, como você vai ver a seguir.

Defina etiquetas de acordo com o funil de vendas

As etiquetas (ou tags) são um recurso importantíssimo para classificação e organização das conversas. Elas são totalmente personalizáveis — é possível criar uma para cada etapa do funil de vendas, acompanhando a evolução dos clientes.

Estabeleça quem será o responsável pelo WhatsApp

Em qualquer atividade de marketing é preciso designar um profissional competente para executá-la. E com o WhatsApp Business não é diferente. Por isso, procure selecionar um profissional — ou time — qualificado.

Esteja sempre disponível

Muito dos resultados das interações se deve ao tempo de resposta ao contato do público. Por isso, procure se manter disponível e esclarecer as dúvidas de forma objetiva.

Repare bem na gramática e na linguagem

Temos por costume usar muitas gírias e abreviações nas redes sociais, devido ao tom de informalidade dos contatos. No entanto, isso não deve se repetir no WhatsApp Business. Do contrário, a credibilidade da sua empresa pode cair por terra.

Transfira suas conversas anteriores

Se você já costumava usar o WhatsApp convencional para negócios, o ideal é transferir todas as conversas anteriores para o novo aplicativo. Assim, fica mais fácil gerenciar os atendimentos anteriores.

Aprender como usar o WhatsApp Business, como você pôde ver, é excelente para aproveitar a popularidade do aplicativo e atrair uma nova audiência. As ferramentas de automação e estatística dão uma nova cara e tornam o software muito mais interessante.

Lembre-se que esse aplicativo foi lançado recentemente e ainda existem muitas melhorias que estão por vir. Por isso, esteja sempre atento às diversas mudanças e atualizações.

E você? O que achou do novo aplicativo? Ficou com alguma dúvida? Conte nos comentários!

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