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O que é e quais são os princípios por trás da automação de marketing?

Você sabia que empresas que investem na automação de marketing tendem a gerenciar muito melhor o tempo? Neste post, você vai entender qual é a importância de automatizar alguns processos da sua empresa.

Além de reduzir perdas nas suas campanhas, a automação permite que seu time use o tempo de maneira mais inteligente e ainda tenha mais controle sobre as campanhas, como você vai ver ao longo do texto.

Quer saber como usar esse incrível recurso a seu favor? Então, continue a leitura com a gente!

O que é automação de marketing?

Se você acompanha conteúdos de marketing regularmente, certamente percebeu uma tendência na criação das campanhas: a de adaptação à transformação digital. E o que isso significa?

Na prática, isso revela o uso muito mais intenso de tecnologia nesse setor. É aí que entra a automação de marketing: trata-se de uma forma de direcionar a tecnologia para otimizar a performance das suas campanhas e a qualidade das interações com seus clientes.

Assim, todo o processo se torna mais escalável. E como isso pode ser útil? Imagine que seu time tenha a tarefa de disparar emails para os leads. Se isso fosse feito manualmente, levaria horas. A automação, nesse caso, traz um ganho de produção em massa.

Por que automatizar o marketing?

A automação de marketing está muito ligada ao acesso a certas informações sobre o cliente. Por esse motivo, esse recurso permite uma noção privilegiada sobre como melhorar a performance no funil de vendas. E como fazer isso?

Digamos que a sua empresa tem uma estratégia de marketing de conteúdo operando. As ferramentas de automação permitem que você otimize e aprimore as CTAs, além de gerenciar melhor os seus leads e criar um fluxo de nutrição consistente.

Esses termos são estranhos para você? Calma, vamos explicar o que cada um significa no próximo tópico.

Quais são as principais aplicações da automação?

Existe uma variedade de aplicações para a automação de marketing. Algumas podem ser valiosíssimas para a sua empresa, como você vai ver a seguir.

1. Fluxo de nutrição

O fluxo de nutrição é uma série de emails ordenados na tentativa de intensificar o contato com o público e fortalecer as relações com os clientes, avançando os leads pelo funil de vendas e deixando-os mais próximos da decisão de compra.

2. Otimização da CTA

A automação de marketing também está relacionada com um outro conceito: o CRO, isto é, otimização da taxa de conversão. Lembra de quando citamos o funil de vendas? Então, o CRO está voltado a melhorar a conversão em cada uma das etapas dele.

Um dos fatores que a automação facilita a otimização é da CTA, ou “chamada para ação”. São indicações objetivas voltadas a levar o lead a uma ação específica, como clicar em um link ou se inscrever em um formulário.

A automação de marketing, como você viu, pode ser muito útil para o crescimento e a expansão da sua marca no mercado. No texto, usamos a palavra “escalável” para resumir algumas das vantagens desse recurso. Isso significa que há possibilidade de reproduzir em larga escala um trabalho que seria impraticável de outro jeito.

Assim, não há só uma melhoria na qualidade dos materiais veiculados pela marca, como também mais engajamento e retorno financeiro, sendo útil para diversos tipos de empresa.

Quer conhecer mais uma maneira de lucrar com a automação? Então, leia nosso post sobre métricas do e-mail marketing!


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Como preparar minha empresa para o marketing moderno? – Blog Linksan on 26 mar, 2019

[…] marketing evoluiu e se tornou mais preciso. Com o alcance pela internet e pelo e-commerce, é necessário […]

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