Linksan Agência Web
              
featured-image

Por que não fazer um site grátis? Descubra neste post!

Não faltam motivos para criar um site para o seu negócio. Você ganha visibilidade, sua marca é fortalecida, o engajamento com o público melhora, enfim, a lista é extensa. No entanto, muitos empresários optam por fazer um site grátis, sem ter ideia dos problemas gerados por essa prática.

Tudo tem um preço no mercado, essa é uma regra bem conhecida. Então, se você não quiser desembolsar para ter um produto ou serviço, acaba pagando de outra forma e quase nunca é positiva. Ou seja, o único modo de evitar surpresas desagradáveis é olhar outros fatores além do preço e verificar o custo-benefício proporcionado.

Quer conhecer as principais razões para não fazer um site grátis? Continue lendo e confira!

Pouca customização

Os criadores de sites gratuitos disponibilizam poucos templates com funcionalidades básicas aos usuários, gerando milhares de páginas idênticas na web. Essas limitações são péssimas para a sua marca, afinal, você precisa de uma identidade visual única para se destacar da concorrência e ganhar reconhecimento.  

Falta de um domínio próprio

Ao optar por um serviço grátis, você é obrigado a usar o nome da empresa contratada no domínio. Ficaria algo como: nomedasuaempresa.empresacontratada.com.br.

Além de ser longo demais, isso faz com que você perca credibilidade com o público. Sem contar que você estará sujeito às políticas da plataforma utilizada e terá o SEO prejudicado.

Propagandas indesejadas

Você já ouviu aquele ditado “não existe almoço grátis”? Essa frase se encaixa perfeitamente aqui. As empresas que prestam serviços de criação e hospedagem a custo zero precisam monetizar de alguma forma. Portanto, a saída mais óbvia é inserir anúncios nas páginas dos usuários. Isso não é um problema tão grande para os blogs pessoais, mas é altamente contraindicado aos sites institucionais.

Pouco espaço de armazenamento

Ao criar um site para a sua empresa, você vai precisar de espaço para disponibilizar seus textos, fotos, vídeos, entre outras ferramentas. Sem isso, você não consegue implementar uma estratégia de marketing digital decente e deixa de conquistar clientes importantes.

Para você ter uma ideia, algumas empresas bastante conhecidas de criação de sites grátis oferecem até 500 MB de armazenamento, o que é pouquíssimo.   

Servidores instáveis

Uma das piores experiências que o usuário pode ter é encontrar uma página fora do ar ou que demore para carregar. Dessa maneira, você prejudica a sua imagem e afasta os visitantes. As hospedagens gratuitas ou muito baratas, normalmente, não conseguem prestar um serviço de alta qualidade. Os servidores são compartilhados entre muitas pessoas, afetando o desempenho do seu site.

Suporte falho

Obviamente, até mesmo um serviço de hospedagem pago está suscetível a apresentar problemas, mesmo que pontuais. Contudo, é necessário que a empresa contratada ofereça um suporte digno que funcione 24 horas. Assim, caso você encontre um obstáculo, pode facilmente resolver com os técnicos pelo chat. Nos planos gratuitos, é bem provável que você não receba a atenção necessária.

Incompatibilidade com o Google Analytics

Quem já tem experiência na área de marketing sabe que é fundamental analisar as informações dos canais digitais para construir uma estratégia certeira e o Google Analytics é a melhor ferramenta para essa função. Quando você usa outra plataforma com um domínio que não é seu, deixa de usufruir desse benefício. Com isso, não é possível saber ao certo quem é o seu público e nem seu comportamento.

Como você pôde perceber, fazer um site grátis impõe uma série de limitações. De nada adianta construir um canal na web que proporciona pouca visibilidade e uma experiência ruim aos usuários. Portanto, se você quer fugir do amadorismo, é melhor descartar essa opção.

Quer saber como ter um site profissional e melhorar os seus resultados? Entre em contato conosco e converse com um especialista no assunto!

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em nossa Newsletter
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados