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Foco em conversão: 5 táticas infalíveis para otimizar landing pages

As landing pages são fundamentais em uma estratégia de marketing digital, especialmente quando o seu objetivo é a conversão.

Essas páginas, ao contrário das demais, têm poucos elementos e servem para um propósito específico, como vender ou oferecer algo em troca dos dados de contato. Sendo assim, otimizar landing pages é a escolha certa para conseguir leads e clientes.

De modo geral, as pessoas chegam às páginas de conversão após consumirem alguns conteúdos do seu site ou blog. Isso significa que elas já foram bem educadas e querem dar um passo a mais. Portanto, você pode considerar também utilizar uma estratégia de marketing de conteúdos para potencializar seus resultados.

Quer descobrir como otimizar suas landing pages e melhorar a conversão? Continue lendo este artigo e confira nossas dicas!

1. Faça um layout simples

Como dito na introdução, as landing pages servem para um propósito específico. Logo, você deve evitar ao máximo possíveis distrações.

Caso existam muitos elementos na página, o visitante pode ficar confuso e fechá-la sem ao menos ler as informações, ou se distrair com algum link que não cumpra o seu objetivo e acabar saindo da página. Por isso, é importante que ela seja objetiva, ou seja, contenha apenas as informações essenciais.

Não tenha medo dos espaços em branco, pois eles causam certa tranquilidade aos usuários.

2. Utilize gatilhos mentais

Algumas frases e ações despertam sentimentos — bons ou ruins — nas pessoas. Essas frases, chamadas de gatilhos mentais, são técnicas persuasivas e devem ser utilizadas com cautela.

Quando você tem uma oferta por tempo limitado, por exemplo, ao anunciá-la possivelmente vai gerar um sentimento de escassez. Nesse caso, o usuário ficará tentado a clicar antes que acabe.

Exemplo: “desconto especial para os 100 primeiros inscritos”.

Outra forma interessante de usar um gatilho mental é por meio da reciprocidade. Você pode oferecer brindes e outros materiais gratuitos em sua landing page. Desse modo, terá mais chances de fechar uma venda futuramente.

3. Crie CTAs clicáveis

O call-to-action (CTA) é o responsável por convidar as pessoas a tomarem alguma atitude. Por exemplo, uma frase como “Baixe aqui seu e-book!”.

Ao inserir o CTA em um botão, não há margens para erros: o usuário saberá exatamente o que acontecerá quando clicar.

Lembre-se de que ele deve estar em destaque, já que é o seu objetivo principal. Outra dica é usar uma cor forte e deixá-lo tridimensional. O tamanho também deve ser grande o suficiente para se destacar, mas sem exagero.

4. Evite formulários longos

Sabemos o quanto é tentador pedir inúmeras informações aos possíveis clientes para ter uma ficha completa. Porém, esse excesso de perguntas pode afastá-los.

O ideal é focar nos dados principais e montar um formulário curto, a fim de não causar desistências na hora de preenchê-lo. O nome e o e-mail são o suficiente nesse primeiro momento.

Após o relacionamento ficar mais estreito, é possível coletar outras informações à medida que o potencial cliente consome outros materiais.

5. Insira depoimentos

É natural do ser humano fazer escolhas baseadas em opiniões de terceiros. Quando não conhecemos determinado produto ou serviço, corremos para perguntar alguém ou buscar comentários de clientes na web.

Os depoimentos passam mais confiança aos interessados. É importante, sempre que possível, colocar a foto, nome e ocupação de quem está emitindo a opinião. Dessa maneira, você ganha mais credibilidade.

Aumentar a conversão, na maioria das vezes, é o primeiro desejo de quem inicia uma estratégia mais robusta de marketing. Entretanto, antes de otimizar landing pages, é necessário se atentar a outras questões, como ter um site otimizado. Afinal, para alcançar seu objetivo, você precisará construir uma base sólida de visitantes.

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