Linksan Agência Web
              
featured-image

Experiência do usuário: como aumentar as vendas no seu site?

Quem nunca desistiu de navegar por um site que apresentava problemas como lentidão, links quebrados, páginas que não abriam no celular ou mesmo por que não se sentiu atraído o bastante para permanecer na página?

Tudo isso impacta diretamente na experiência do usuário de um site, que envolve os sentimentos de uma pessoa quando está navegando pelas páginas.

Se o seu site não está trazendo o retorno esperado, é provável que seja devido a algum problema relacionado à experiência do usuário.

Para te ajudar, vamos mostrar neste post algumas dicas de como melhorar essa experiência no site da sua escola. Confira!

Tenha um site responsivo

Os smartphones já passaram os computadores e hoje são os aparelhos preferidos dos brasileiros para acessar a internet, conforme a última Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com essa tendência, é imprescindível que seu site tenha um layout responsivo, ou seja, adaptado a qualquer dispositivo móvel (tablet, smartphones etc), o que permite mudar a aparência e a disposição dos elementos com base no tamanho da tela de cada aparelho.

Além disso, os sites responsivos possuem conteúdo mais leve, menor consumo de dados e carregamento mais rápido.

Capriche no design visual e na usabilidade do site

As cores, proporções e imagens são as responsáveis por criar a identidade visual do seu site. Elas devem ser selecionadas de maneira coerente com o público e as diretrizes da sua empresa, mas também como uma forma de facilitar a leitura e o entendimento das informações e de atrair os usuários.

As categorias e os botões, por exemplo, devem ter palavras que descrevam exatamente a ação do botão ou da página de destino, como: “Matrículas”, “Contato”, “Assinar Newsletter” etc.

As cores e fotos devem ser utilizadas para chamar atenção do usuário e tornar a navegação mais agradável.

Analise o tempo de carregamento das páginas

De nada adianta ter um site responsivo, layout atrativo e com várias funcionalidades se as páginas demoram muito para serem carregadas.

Realmente, a internet brasileira não é das melhores. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa a 87ª posição no relatório de velocidade de internet divulgado pela Akamai.

Mas esse problema tende a ser ainda pior quando os sites são desenvolvidos sem os cuidados necessários para não impactar na velocidade do carregamento.

O Google indica que o tempo aceitável de carregamento seja de 2 segundos, no máximo, mas o esperado é que a abertura das páginas ocorra abaixo de meio segundo.

Realize testes antes de lançá-lo

É muito comum encontrar pequenos erros em um site que acabou de ser lançado e no qual não foi feita a devida conferência de possíveis falhas.

É fundamental fazer vários testes antes de colocá-lo no ar, pois, por menor que seja o defeito, poderá fazer com que muitos usuários desistam da navegação.

Sendo assim, é imprescindível fazer uma “varredura” em todos os aspectos do site, como cadastros, ferramentas de pagamento, links e botões.

E isso deve ser feito frequentemente e não somente antes do lançamento, visto que é normal as falhas ocorrerem.

Por fim, não deixe de monitorar seu site constantemente. Assim, será possível descobrir de forma rápida se existe algum erro relacionado à experiência do usuário.

Deseja melhorar o desempenho do seu site, mas não tem muito conhecimento sobre o assunto? Sugerimos que conheça nossos serviços de criação e consultoria de websites, com estratégias que visam à potencialização da sua página. Entre em contato conosco. Teremos a maior satisfação em atendê-lo!


There Are 2 Comments

Como as melhores empresas otimizam seu atendimento online? – Blog Linksan on 02 dez, 2017

[…] quer dizer que empresas que não otimizarem seu atendimento, seja para atrair novos clientes ou no pós-venda, correm o sério risco de ficar para trás. Se você quer sair na frente e […]

4 dicas para aparecer na primeira página do Google – Blog Linksan on 06 dez, 2017

[…] site bem programado é essencial para que o usuário tenha uma boa experiência de navegação — e isso faz toda a diferença para o Google. A página precisa ser visualmente agradável, de […]

Comments are closed.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados