Linksan Agência Web
              
featured-image

Entenda o que é page speed e como aumentar a velocidade do seu site

Se você nunca se preocupou com a velocidade do site da sua empresa, é provável que ainda não conheça o conceito de PageSpeed e qual sua relação com as vendas.

Segundo dados do Google, nos Estados Unidos, 76% das pessoas que fazem uma pesquisa em um smartphone, visitam um estabelecimento em até um dia. No entanto, para aproveitar esse potencial, é importante que as empresas conheçam os diversos elementos de ranqueamento dos buscadores — inclusive a velocidade do site.

Neste artigo, conheça o significado de PageSpeed, por que é importante e como otimizar o seu site. Acompanhe!

O que é PageSpeed

PageSpeed significa velocidade de página e faz referência ao tempo que um site demora para carregar elementos como textos, imagens e formulários.

Diversos aspectos influenciam nessa velocidade, alguns fáceis de resolver, outros mais complexos, que geralmente precisam de um webdesigner para serem aprimorados. Você pode, por exemplo, escolher um serviço melhor de hospedagem, apagar banners sem muito esforço, mas editar códigos (HTML, JavaScript e CSS, e melhorar o banco de dados pode ser mais complicado.

Para medir a velocidade do site da sua empresa, use o Google PageSpeed Insights, que diagnostica o carregamento e fornece dicas para potencializá-lo. Se quiser informações mais detalhadas, use o GTmetrixWebPageTestPingdom Tools e até o Google Test My Site.

Relação entre velocidade do site e ranqueamento

Segundo a Kissmetrics, os internautas não querem aguardar mais do que 2 segundos para que uma página seja exibida e o Google parece concordar com isso.

A velocidade do site não é apenas um excelente fator na experiência do usuário e notoriedade da marca, mas grande influenciador nas vendas de uma empresa. Afinal, não receber tantos visitantes quanto poderia, certamente diminui a capacidade de desenvolver novos negócios.

O PageSpeed é fator importantíssimo de ranqueamento no Google que cada vez mais valoriza a experiência do usuário, principalmente em dispositivos móveis. Se os algoritmos notam que suas páginas carregam devagar, seus concorrentes mais rápidos ganham vantagens nos posicionamentos de páginas.

Como melhorar a velocidade do seu site

Agora, saiba como melhorar com relativa simplicidade.

Imagens

Imagens e vídeos de alta qualidade demoram para carregar e deixam suas páginas lentas. Utilizar um programa de edição como o Photoshop, ou ainda um plugin do WordPress, como o Imagify ou o ShortPixel Image Optimizer potencializará.

Plugins

Se já utiliza o WordPress, possivelmente gosta de plugins que facilitam ações importantes. Contudo, a cada nova instalação, suas páginas ganham novos scripts e ficam mais lentas.

Cache

Quando um internauta visita seu site, ele armazena algumas informações em seu disco rígido temporariamente, como imagens, folhas de estilo e arquivos JavaScript. Utilizar um plugin para aumentar o tempo em cache fará com que, quando o usuário retornar, não será necessário fazer o download de todos os dados novamente e os elementos serão mais rapidamente exibidos.

Hospedagem

Seu serviço de hospedagem deve estar de acordo com a largura de banda e banco de dados necessários ao seu perfil de visitante. A velocidade do site depende do tempo de resposta às solicitações do navegador, portanto, é essencial dar importância a isso.

Já conferiu a velocidade do site da sua empresa? Agora, entendendo sua importância, reavalie e siga as dicas apresentadas neste artigo. Depois de melhorar imagens, cache e limitar o número de plugins, suas páginas continuarem lentas, sua oportunidade estará em scripts ou na hospedagem.

Aproveite a relação desse artigo com a experiência do usuário e saiba como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa.

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados