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Entenda o que é o Google Shopping e como ele funciona

Lançado em 2011 para atender à febre dos comparadores de preço pelo mundo, o Google Shopping logo se tornou uma das maiores ferramentas da internet nesse segmento. Por conta dessa popularização, entender o que é Google Shopping e como ele funciona é essencial para empresas que anunciam produtos da rede.

Tendo como principal vantagem a integração de seus resultados com os de pesquisa do buscador, o Google Shopping tem como objetivo principal apresentar aos usuários produtos relevantes à sua busca, assim como seus vendedores, preços e outros atributos importantes para a decisão de compra.

Sendo uma das maiores ferramentas de seu segmento, é evidente que muitos anunciantes façam uso da plataforma atualmente. Por isso, separamos um pequeno guia para que você possa começar a usar o Google Shopping o quanto antes. Veja a seguir:

Como funciona?

Como dissemos, o Google Shopping exibe resultados relevantes para o usuário de acordo com sua busca, posicionando os produtos imediatamente acima dos resultados encontrados, como uma verdadeira vitrine de e-commerce.

A ferramenta permite apenas o cadastramento de produtos físicos, não sendo permitido – até o momento – o anúncio de serviços ou atividades de ensino, por exemplo.

Ao apresentar os produtos de acordo com a busca, o Google Shopping traz, além do nome do produto, os seguintes itens: foto, breve descrição, preço e vendedor. Garantindo assim que o usuário tenha em mãos as informações importantes para a sua decisão de compra.

Como incluir produtos?

Mais do que entender o que é Google Shopping é necessário saber de que forma é realizada a inclusão de produtos nesta plataforma. Em primeiro lugar, é preciso ter uma conta no Google Merchant Center com todos os itens registrados e com os dados devidamente preenchidos para que o cadastro seja válido.

O cadastro dos itens é feito através do feed de produtos, que é uma tabela – semelhante à usada em todos os comparadores de preço – em XML, com especificações de dados, que deve ser inserida no Google Merchant Center.

Depois disso, basta integrar o Google Merchant Center com o seu Google AdWords para que seja possível fazer campanhas patrocinadas através do Google Shopping.

Por que anunciar?

Anunciar no Google Shopping pode ser fundamental para o lojista que pretende ter um aumento significativo de vendas em seu e-commerce. Afinal, estar na primeira página do Google – o buscador mais usado no Brasil e no mundo – certamente aumentará a visibilidade de seus produtos e, consequentemente, sua probabilidade de efetivar negócios.

Basicamente, se você tem uma loja virtual e não anuncia no Google Shopping, está deixando de ganhar dinheiro, além de perder excelentes oportunidades de aumentar os lucros de sua empresa, gerar mais autoridade e ganhar a confiança de seu cliente.

Quando anunciar?

Considerando todos os fatores citados, o momento ideal para começar os seus investimentos em Google Shopping é exatamente quando sua loja for inaugurada.

Valorizando o poder do Google enquanto buscador, anunciar no Shopping pode ser a diferença entre começar com vendas e demorar meses para fechar o seu primeiro cliente. Por isso, o ideal é não perder tempo e anunciar o quanto antes.

Por fim, enquanto ferramenta de publicidade patrocinada, entender o que é Google Shopping é uma das melhores oportunidades para quem quer vender mais em sua loja virtual. Anunciar produtos nessa plataforma é uma ótima alternativa para gerar vendas em curto, médio e longo prazo, independente do estágio do funil de vendas em que seu cliente se encontra.

Quer saber mais sobre as oportunidades que o Google Shopping traz e outras para conseguir mais negócios para a sua empresa? Então, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em conversar a respeito e apresentar novas formas de gerar lucro!

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