Linksan Agência Web
              
featured-image

Entenda o que é o erro 500 e por que ele aparece no seu site?

Você já deve ter se deparado com a seguinte mensagem: Erro 500 Internal Server Error. Pode ser bem frustrante não conseguir acessar um site que desejamos, mas, na realidade por que acontece esse tipo de erro?

O erro de código 500 é um status de erro interno HTTP do servidor, uma mensagem padrão, que retorna quando não é possível diagnosticar qual o tipo de problema específico, sendo necessário um diagnóstico mais aprofundado.

Embora seja um problema comum e de fácil solução, geralmente depurar a raiz do erro não é uma tarefa simples. Acompanhe a seguir alguns motivos principais de tal erro e excelentes dicas para ajudar você a solucionar o problema. Boa leitura!

Debug de plataformas populares

A principal causa desse tipo de erro interno são falhas gerais nas linhas de código. O mais aconselhado é ativar o debug do aplicativo HTTP (plataforma ou CMS), para analisar o log de erro, filtrando se existe algum alerta específico para o erro.

Se o seu site utiliza alguma plataforma de CMS como WordPress ou Joomla, esses erros podem ser mais raros devido a diversos testes e atualizações desses recursos. Geralmente a instalação incorreta é a principal causa de persistência do erro 500 nessas plataformas. Verifique os motivos mais comuns:

  • se a versão do software foi atualizada recentemente, é provável que houve um erro na instalação dos novos arquivos. O indicado é tentar atualizar novamente, caso não solucione, contate o fornecedor para mais detalhes;
  • a instalação de Plug-ins recentemente, pode ocasionar conflitos internos que geram erros. Desative o plug-in e faça o teste para ver se o erro persiste;
  • plug-ins e temas mais antigos costumam conflitar com versões core do software mais recentes. Nesse caso, desativar plug-ins não vai ajudar, sendo necessário entrar em contato com o programador responsável para a correção.

Excesso de requisições por página

Assim como o esgotamento dos processos PHP, páginas que são requisitadas em excesso também podem gerar o erro 500. Esse motivo é comum em lojas virtuais e portais de notícias. Geralmente são páginas acessadas muitas vezes, demandando um volume alto de informações fazendo o servidor esgotar seus recursos. O ideal é deixar as páginas principais leves, com poucas informações para que carreguem de forma mais rápida.

Quantidade de recursos desproporcionais a necessidade do site

Cada aplicação possui uma quantidade de componentes que exigem requisitos mínimos para o seu funcionamento correto. Algumas aplicações aumentam a demanda de memória RAM em relação a suas versões anteriores. Um bom exemplo é a plataforma Magento, que possuía necessidade mínima de 256 Mb de RAM em sua versão 1.9, e após atualização para a versão 2.0, passou a exigir 2 Gb de memória RAM.

Estouro dos processos PHP

Todo servidor possui uma quantidade de recursos PHP e processos disponíveis para o uso do domínio registrado. Quando são exigidos um volume maior de processos além dessa capacidade é gerado o erro 500. Verifique na ferramenta de performance no painel de controle, o consumo de recursos PHP disponíveis, e se existe lentidão dos scripts de acesso.

Essas são algumas das principais causas desse erro. Gostou de nossas dicas? Então, compartilhe este post em suas redes sociais!

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados