Linksan Agência Web
              
featured-image

Entenda agora quais são as principais categorias de domínio

Você já se perguntou quais são as categorias de domínio? Esse tipo de dúvida é muito comum ao tentar estabelecer uma presença na web. Afinal, diz muita coisa sobre a qualidade do site.

Neste post, você vai ver um pouco sobre o que é um domínio, quais são suas categorias e como escolher o melhor. Preparado? Então, vamos lá!

O que é um domínio?

O domínio próprio é um dos elementos que garantem credibilidade para o site. Por meio dele, se torna possível personalizar a URL e criar um endereço de recordação mais fácil para os clientes.

Assim, o domínio pode influenciar na conversão e na divulgação do site, ajudando a transmitir mais seriedade e impactando na construção da identidade da marca.

Quais são as categorias?

Existem diversas categorias de domínio, cada uma com um uso específico. Para atividades comerciais, categorias como NET.BR e COM.BR são as indicadas. Já para pequenas e micro empresas, EMP.BR é a categoria certa.

Profissionais liberais também têm suas categorias — ENG.BR para engenheiros, MED.BR para médicos, JOR.BR para jornalistas, PRO.BR para professores e por aí vai. Pessoas físicas lidam com categorias que mudam de acordo com a natureza do site, como VLOG.BR (vídeo log) e WIKI.BR (páginas wiki).

Como escolher o melhor domínio?

Às vezes, escolher o melhor domínio pode parecer uma grande dor de cabeça. No entanto, existem algumas coisas que é preciso se atentar, como você vai ver a seguir:

Seja objetivo

Uma das características mais importantes de um domínio é sua fácil recordação. O que isso significa? Na prática, que o endereço do site deve ser escrito de forma a ser lembrado e digitado rapidamente.

Por isso, opte pelo uso de termos mais curtos, claros e sucintos, evitando palavras cuja escrita e pronúncia costuma gerar dúvidas gramaticais. Além disso, palavras em idiomas diferentes também podem provocar incerteza.

Use palavras que descrevam o seu negócio

É importante que uma parte da descrição do seu negócio esteja na URL. Por exemplo, se o sua empresa faz um trabalho relacionado a área educativa, parte dessa informação pode estar presente no endereço, tornando-o mais ranqueável e transmitindo autoridade.

Evite caracteres especiais

Boa parte das pessoas tem dificuldade de lembrar de caracteres especiais. Isso por que traços, hifens, números e underlines não estão no vocabulário comum das pessoas, tornando a recordação mais difícil. A letra “Ç” também deve ser evitada, já que não é compreendida na URL.

Inclua dados geográficos

Se o seu negócio conta com um estabelecimento físico e o seu objetivo é atrair as pessoas até esse local, o ideal é incluir dados geográficos no endereço. Assim, pessoas que busquem soluções próximas podem parar no seu site.

Entender as categorias de domínio, como você viu, é essencial para ter uma URL fácil de compreender e que contribua para a divulgação da página. Se você seguir as dicas deste texto, certamente vai ter um endereço muito mais eficaz.

Assim, se você ainda não tem experiência na hora de lidar com um domínio, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa experiente e especializada no assunto, para que sua escolha seja feita do jeito certo.

E você? Quer começar o seu site com o pé direito e contar com profissionais que realmente entendem do assunto? Então, entre em contato com a LinkSan!

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados