Linksan Agência Web
              
featured-image

Entenda a importância do SEO para a otimização do seu site

Ter um site bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google, é fundamental para aumentar seu tráfego. No entanto, ainda há muitas dúvidas de como alcançar esse objetivo. Uma das mais recorrentes é relacionada ao Search Engine Optimization (SEO).

Basicamente, o SEO pode ser definido como um conjunto de técnicas que buscam deixar um site mais amigável para os buscadores. Essas ações podem ser executadas no próprio endereço (on-page) ou fora dele (off-page). Quando são bem aplicadas, os mecanismos de busca entendem que aquele conteúdo é relevante para o público e sua posição no ranking melhora.  

Quer entender melhor qual a importância do SEO para a otimização de sites? Continue lendo e confira! 

Qual a diferença entre SEO e links patrocinados?

Com certeza você já notou que os primeiros resultados no Google vêm acompanhados de uma etiqueta de “Anúncio”. Isso acontece porque essas empresas pagaram para estar lá elas investiram em links patrocinados do Google AdWords. A vantagem é que elas conseguem conquistar uma boa posição rapidamente, mas quando os créditos acabam, os anúncios deixam de aparecer.

Quando são aplicadas técnicas de SEO na otimização de um site, o cenário é outro: é possível conquistar a primeira página sem investir em links patrocinados. Logo abaixo dos anúncios, estão as referências que o Google considera mais relevantes para os usuários são os chamados resultados orgânicos.  

Quais práticas de SEO são indicadas?

Há diversos fatores que os buscadores levam em consideração para montar esse ranking. A maior parte das práticas é desenvolvida no próprio website, porém, é importante pensar também no SEO off-page. Veja, a seguir, algumas ações que podem ajudar.

Pesquise as melhores palavras-chave

Um dos fatores mais importantes para que o mecanismo de busca exiba um site para as pessoas certas é o uso de palavras-chave. Para um vendedor de máquinas agrícolas, por exemplo, é interessante que pesquisas que incluam “máquinas agrícolas” e seus derivados, como “tratores” e “colheitadeiras”, encontrem seu site. Assim, é fundamental que esses termos apareçam ao longo dos conteúdos de suas páginas.

Tome cuidado com a escaneabilidade

Para tornar seus conteúdos amigáveis, é essencial, ainda, aplicar o princípio da escaneabilidade. Ou seja, a leitura deve ser facilitada. Para isso, os textos devem ser bem formatados, utilizando:

  • títulos e subtítulos;
  • listas numeradas e marcadores (bullet points);
  • negrito, itálico e sublinhado;
  • parágrafos curtos.  

Estabeleça links entre as páginas

Apesar de não ser um consenso, muitos profissionais afirmam que a taxa de retenção é um fator importante para o SEO. Quando são usados hyperlinks nas páginas (de forma a direcionar o usuário para outros conteúdos), a tendência é que o visitante navegue por elas e permaneça mais tempo no site.

Contudo, o que podemos afirmar categoricamente é que, se outros domínios tiverem links apontando para o seu site, os mecanismos de busca entendem que ele é relevante e ele ganha autoridade o que melhora seu posicionamento. Esse é considerado um fator off-page e esses backlinks são conquistados quando se oferece conteúdo de qualidade.

Atente-se ao tempo de carregamento do site

Em resumo, os buscadores priorizam a experiência do usuário para fazer a classificação dos sites. O tempo de carregamento é uma das causas que mais atrapalham a experiência dos visitantes. Logo, se suas páginas demoram para carregar, saiba que a posição do seu site pode cair bastante. Para saber como está o desempenho de um endereço, basta acessar a ferramenta PageSpeed Insights do Google.

Conhecer a importância do SEO para a otimização de sites é o primeiro passo para dar mais visibilidade ao negócio. Como os consumidores estão sempre pesquisando antes de tomar qualquer decisão de compra, se sua empresa não estiver em evidência nos mecanismos de busca, dificilmente será encontrada.

Quer ficar por dentro dos mais diversos assuntos sobre marketing digital? Assine nossa newsletter e seja notificado quando postarmos um conteúdo novo aqui no blog!


There Are 3 Comments

Como gerar tráfego para o seu site? 4 maneiras eficientes – Blog Linksan on 06 fev, 2018

[…] utilizar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), é possível ficar bem ranqueado nos resultados orgânicos. Apesar de levar um tempo considerável […]

Descubra o que fazer para deixar o site da sua empresa mais rápido – Blog Linksan on 16 fev, 2018

[…] cada vez mais importante, tanto para o SEO quanto para a experiência dos usuários, a velocidade de carregamento é um ponto de melhoria […]

Loja virtual responsiva: entenda como montar a sua – Blog Linksan on 10 maio, 2018

[…] Otimização para motores de busca (SEO) […]

Comments are closed.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados