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Descubra 5 tendências do Marketing digital para 2020

Todos os anos, surgem novas tendências de marketing. Algumas já são esperadas, outras são grandes novidades. Mas, no final, aderir às inovações é sempre o melhor caminho para ter resultados mais consistentes e não ficar para trás.

Considerando, principalmente, o comportamento do consumidor e as transformações tecnológicas, conhecer o que estará em alta em 2020 ajudará a montar um planejamento mais certeiro.

As tendências são indicadores que apontam as melhores estratégias para o mercado e para a carreira dos profissionais. O marketing digital está em constante transformação, e a adequação às novas fases é fundamental para não perder a relevância.

Para ajudar você a compreender melhor o que está acontecendo, trouxemos algumas das principais tendências de marketing digital para 2020. Acompanhe!

1. Pesquisa e funcionalidades por voz

A facilidade de apertar apenas um botão, falar e ter resultados precisos em uma pesquisa é uma das maiores vantagens nos últimos tempos. Por isso, desenvolver conteúdos levando em consideração esse tipo de busca é primordial.

Cada vez mais pessoas estão aderindo às interação por voz, e isso está remodelando as estratégias de marketing. A otimização de conteúdos para compreender a estrutura semântica é diferente das realizadas em materiais escritos. Ou seja, é preciso uma adaptação para esse tipo de pesquisa.

2. Uso de realidade virtual e aumentada

A realidade aumentada tem a capacidade de transformar o cenário e entregar uma experiência mais real para o receptor. Mas, afinal, o que isso tem a ver com o marketing?

Bem, tanto a realidade aumentada quanto a virtual têm a capacidade de proporcionar uma aproximação quase tangível dos produtos. Essas técnicas proporcionam uma análise mais completa para o consumidor, o que aumenta as chances de venda.

3. Crescimento da personalização de e-mails

O e-mail ainda figura entre as principais formas de comunicação e aproximação com o público, sendo de extrema importância para educar os leads e encaminhá-los no funil de vendas. Diante disso, a personalização é uma tendência: quanto mais pessoais, maiores são as possibilidades de serem bem recebidos.

Isso diz respeito ao conteúdo em si, que deve ser mais individualizado e segmentado, para que os destinatários percebam a proximidade da marca. Desse modo, o e-mail parece uma ótima alternativa para engajar o público.

4. Conteúdos em vídeo terão destaque

O consumo de conteúdos em vídeo tem crescido nos últimos anos, e a tendência aponta que isso continuará. Os vídeos se tornaram o formato preferido de uma grande parcela do público, e vêm sendo consumidos nas mais diversas plataformas. Entre elas, o próprio YouTube, o Instagram e outras.

A facilidade de acesso, a versatilidade e alto engajamento são alguns dos fatores que ajudam no impulsionamento dos vídeos. São produtos rápidos e de fácil consumo que trazem bons retornos sobre investimento.

5. Humanização do marketing digital

Apesar de a conversão e a venda serem alguns dos principais objetivos quando se investe em marketing digital, agora, a abordagem vem mudando. Perceber o público para além de meros consumidores é essencial para que eles se identifiquem ainda mais com a marca. 

As novas gerações têm uma percepção mais aguçada: eles estão mais conscientes e querem consumir empresas mais humanas. Portanto, as antigas técnicas devem ser reformuladas para continuar atraindo os clientes que estão mais exigentes.

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