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Custo por clique: simplificamos essa métrica para você

Quando circulamos por sites dedicados ao marketing, nos deparamos com conceitos como conversões, Custos por Clique e anúncios. Todos sabemos que uma página comercial deve gerar muitas visitas, mas as formas de investimento na visibilidade dos seus produtos ainda podem ser um tanto confusas para o empreendedor.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre uma das métricas mais utilizadas no marketing: o Custo por Clique. Neste post, vamos explicar o conceito e como utilizá-lo a seu favor. Confira!

O que é o Custo por Clique?

Também conhecido pela sigla CPC, o Custo por Clique é um meio de cobrança de anúncios pagos no qual o pagamento é realizado pela contagem exata de cliques realizados. Para calcular o número exato, é preciso dividir o montante gasto pela quantidade de cliques gerados por determinado anúncio.

Nesse sentido, podemos dizer o anunciante paga diretamente ao dono do site que hospedou o anúncio quando visitantes são transferidos para a página do anunciante por meio dos cliques efetuados. Essa modalidade é utilizada na aquisição de palavras-chave de ferramentas famosas, como o Google Adwords.

Além disso, o CPC é essencial para conseguir a mensuração exata do alcance do anúncio e otimizar o tráfego geral na página. Já que o orçamento é gasto com base na quantidade de cliques realizados em um anúncio, a precificação é mais fácil de ser estimada, ideal para iniciantes na prática. A fórmula para realizar o cálculo é a seguinte:

CPC = custo total / número de cliques

É importante não confundir o CPC com CPM (Custo por Mil, referente ao gasto gerado por mil impressões) e CPA (Custo por Aquisição, quando o usuário só paga quando o objetivo final da campanha é alcançado).

Como descobrir o custo de uma palavra-chave?

Para conseguir diminuir o Custo por Clique e aumentar a verba conquistada, é fundamental conquistar um bom CTR, o índice que influencia diretamente o valor que deverá ser desembolsado por cada palavra-chave.

O CTR (Click-trough Rate) tem uma influência grande no valor final investido na campanha. A sigla denomina a taxa calculada pelo Google que vai levar em conta o número de impressões (ou seja, a quantidade de aparições do anúncio) e o número de cliques efetivos no anúncio.

A sigla designa, ainda, tanto anúncios quanto resultados orgânicos — aqueles que são mostrados nos resultados de busca. É uma forma otimizada de identificar o desempenho geral da campanha, sendo utilizada como o meio mais preciso para verificar a eficácia de uso do Adwords.

O CTR é bem simples de se calcular, sendo o resultado representado por uma porcentagem. Podemos enunciar a fórmula do seguinte modo:

CTR = número de Cliques / número de impressões

É importante notar que, quanto mais se aumenta o CTR de uma campanha, melhor será o resultado dos anúncios, já que a probabilidade de atração de cliques por meio do índice é bem maior. Como se não bastasse, quanto maior a relevância do anúncio para o Google, mais barata será a palavra-chave.

Como profissionais especializados podem ajudar?

Especialistas em marketing podem realizar todas essas mensurações para você, ajudando a conquistar mais espaço em seu ramo de atuação. Uma agência de alto nível saberá utilizar o conhecimento sobre essas métricas para expandir as oportunidades de negócio.

O marketing mudou muito ao longo dos anos e a sua versão mais moderna exige a adaptação das particularidades do negócio à era da internet e da transformação digital. Por meio da produção de conteúdo relevante e melhor ranqueamento nas buscas do Google, sua empresa tem tudo para crescer.

Muitos negócios são relegados ao ostracismo sem a visibilidade adequada. Como as pessoas utilizam cada vez mais meios para se manterem conectadas 24 horas por dia, é essencial estabelecer uma boa presença na internet para mapear as preferências e fidelizar clientes.

Percebeu como métricas como o Custo por Clique podem potencializar a sua empresa? Para conseguir obter melhores resultados, é essencial contar com parceiros qualificados, que vão utilizar todos esses índices a seu favor.

Gostou do conteúdo e se interessou pelas possibilidades? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco para conhecer o nosso trabalho!

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