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Marketing educacional: como vender cursos na internet?

O marketing educacional envolve ações estratégicas destinadas a promover o contato entre alunos em potencial e instituições de ensino. Contando com técnicas versáteis para a atração de clientes, a ferramenta é muito importante para turbinar um negócio. Neste post, vamos descobrir como vender cursos na internet utilizando esse conjunto de ações.

Disponibilizar cursos na modalidade online envolve diversas dificuldades, como o ranqueamento da sua página, a captação de interessados e a necessidade de repassar todas as informações essenciais da empresa. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você consiga mapear as variáveis relacionadas. Boa leitura!

De que forma a pré-venda ajuda em seu negócio?

A pré-venda pode ser vista de duas formas: como um processo interno da organização ou como o próprio projeto repassado ao cliente — isto é: uma forma de adquirir o produto de forma antecipada e possivelmente com descontos.

A prática já é bastante consolidada no mercado e tem como principal vantagem a otimização das atividades da área comercial, já que garante um nível maior de eficiência para o gerenciamento do seu funil de vendas.

A pré-venda como processo interno consiste basicamente na análise dos clientes em potencial, com o objetivo de sanar dúvidas em relação a esse público-alvo. Trata-se de um instrumento de prospecção, ou seja, baseado em formas de captar consumidores. Para tanto, é preciso coletar dados e conhecer melhor o perfil daquele nicho que a companhia deseja explorar.

Geração de leads

Os leads são as pessoas que se encontram no caminho de transição para se tornarem clientes efetivos. Eles estão interessados, mas ainda não fecharam negócio. Cabe à equipe de marketing, possivelmente com a ajuda de profissionais terceirizados, elaborar perguntas que gerem soluções destinadas a suprir as necessidades desse público.

Um processo como a geração de leads é imprescindível principalmente em relação à presença de formulários que agilizem a construção de estratégias. Essa etapa também engloba o momento de se concentrar naquilo que a empresa pode oferecer e ainda não é bem explorado no mercado. Assim, é importante focar em ofertas diferenciadas e ações que chamem a atenção dos consumidores.

Possibilidade de traçar o perfil do cliente

Ao explorar a personalidade do seu público-alvo, você delimita quem exatamente quer atingir com os produtos oferecidos, tornando mais fácil a criação de um plano de ações para captar essas pessoas de forma eficiente. Afinal, nada melhor do que explorar diretamente os anseios dos clientes, não acha?

Além disso, tal passo é especialmente relevante para o pré-vendas não somente porque permite conhecer seus consumidores a fundo, mas para avaliar a melhor forma de se apresentar a essas pessoas. Um método bastante eficiente é explorar o marketing de conteúdo como forma de captação.

A estratégia visa conquistar clientes por meio do oferecimento de materiais relevantes. Assim, você estabelece uma relação mais próxima com a pessoa. Falaremos mais sobre essa prática mais adiante em nosso artigo.

Como vender cursos na internet com boas práticas de marketing?

A escolha do conjunto de ações de marketing educacional nem sempre é fácil, já que diversos aspectos precisam ser levados em consideração. No entanto, podemos elencar algumas dicas que fazem toda a diferença em sua estratégia.

Entenda o processo de tomada de decisão do cliente

É indispensável compreender os mecanismos de tomada de decisão dos alunos em potencial. Para tanto, é preciso colher informações sobre essas pessoas durante o processo. As ações de marketing educacional devem proporcionar todo o conhecimento relevante para abastecer as variadas etapas da contratação de um serviço de educação.

Mas como isso pode ser feito na prática? De forma honesta e transparente, podemos dizer que, quanto mais informações os alunos puderem encontrar sobre a empresa, suas políticas e os métodos de contratação disponíveis, maior será a credibilidade repassada.

Esses dados devem ser facilmente encontrados em sua página. Além disso, as newsletters precisam ser informativas e claras, evitando ao máximo qualquer tipo de ambiguidade — principalmente em relação à aquisição do serviço.

Use a matriz SWOT

Essa ferramenta, também conhecida como matriz FOFA, identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à organização. Trata-se de um instrumento relevante para compreender as condições atuais da escola (forças e fraquezas) e do mercado como um todo (oportunidades e ameaças que impeçam a prospecção de alunos).

A matriz SWOT é uma representação gráfica simples, que pode começar a ser montada até mesmo em uma folha de papel. Uma boa ideia é envolver seus colaboradores, principalmente os responsáveis pelas ações de marketing. Para tanto, faça uma reunião e colete as informações necessárias, encorajando as opiniões espontâneas.

Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das grandes inovações do mercado nos últimos anos. A área se relaciona à criação de textos informativos sobre temas que interessem ao público-alvo da marca.

Desse modo, você atrai pessoas por meio de conhecimento relevante (em vez de simplesmente tentar captar clientes com ofertas e títulos chamativos nas redes sociais). Por meio de um blog alimentado de forma contínua, é possível oferecer conteúdo a quem está com dúvidas relacionadas ao serviço oferecido pela empresa.

De acordo com a qualidade dos artigos postados, torna-se viável chamar a atenção de um bom número de alunos em potencial. Afinal, você expõe toda a sua expertise naquele blog e comprova que o conhecimento de sua empresa é atraente o bastante para convencer as pessoas a contratarem seus serviços.

Considere a adoção de estratégias emergentes

Muitas vezes, por mais adequadas que pareçam logo no começo, nossas estratégias iniciais não surtem os efeitos desejados. Para se resguardar, uma ótima ideia é contar com alternativas variadas de ações.

Uma estratégia emergente é planejada e estruturada para substituir aquele primeiro conjunto de ações que deu errado. Quando os resultados obtidos não estão perto das metas estabelecidas, é hora de recorrer ao plano B. Assim, você desvia do rumo adotado até o momento, mas não abandona totalmente suas convicções.

Consulte sua persona

Lembre-se do momento em que sua persona foi definida (se você ainda não fez isso, não perca mais tempo). Um representante fictício de um nicho específico é construído de acordo com as características reais de determinado grupo de pessoas, observado após uma série de pesquisas. Assim, não perca esse personagem de vista e consulte suas orientações sempre que necessário.

Esse é provavelmente um dos conselhos mais importantes em relação ao marketing educacional. Afinal de contas, pode ser fácil esquecer quem é o público-alvo do seu negócio com a correria do cotidiano. Nessa hora, contar com um apoio profissional é extremamente benéfico para realinhar seus objetivos.

Por que o apoio profissional é importante?

Ao procurar pelos serviços de uma agência especializada em marketing, você passa a contar com profissionais atualizados quanto às tendências e aos padrões do mercado. Com o foco sempre nos clientes, eles vão adequar seu negócio para o mundo web, buscando soluções que atinjam ou até mesmo superem os resultados desejados.

Isso porque tais profissionais vão alinhar um alto nível de conhecimento em marketing a tecnologias de ponta, desenvolvendo ferramentas específicas para cada projeto. Dessa forma, você obtém o melhor de dois mundos: excelência tanto em criatividade quanto em capacitação para suas demandas.

Para escolher o melhor parceiro, priorize agências com um bom tempo de atuação e credibilidade no mercado. Sendo assim, dê preferência aos profissionais mais atualizados, que desenvolvam sites responsivos e robustos, sendo capazes de se adaptarem à exibição em diferentes dispositivos (móveis ou não).

Percebeu como vender cursos na internet se torna bem mais fácil com o marketing educacional? Adotando ações bem desenhadas e trabalhando de maneira árdua, é possível chamar a atenção dos clientes e elevar a prospecção.

Quer saber como uma empresa especialista no ramo pode ajudá-lo? Então, entre em contato conosco e conheça nosso trabalho!

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