Linksan Agência Web
              
featured-image

Como planejar a estrutura de um site funcional? Veja aqui!

A construção de um site continua sendo primordial para marcar a presença de uma empresa na web. Nele, será possível colocar todas as informações sobre a marca, produtos e serviços oferecidos.

Contudo, é preciso saber como planejar a estrutura de um site para que ele seja efetivo. Há muitos aspectos que merecem atenção durante a construção da página, já que ela será uma das portas de entrada do seu público.

Um site funcional causa uma boa impressão nos visitantes, sendo um dos fatores que podem ter grande peso na decisão. Tempo de carregamento do site, disposição de botões, tipo de fonte e cores da página são só alguns dos pontos mais visíveis que você deve observar.

No entanto, outros aspectos também são fundamentais. Confira algumas dicas para planejar a estrutura do seu site para que ele seja mais funcional.

Escolha um bom layout

Quando o visitante olhar pela primeira vez seu site, ele deve perceber como é fácil manusear e acessar tudo o que ele precisa. Nisso, a escolha do layout é essencial.

Ele deve ser limpo e agradável, colocando cada item em seu devido lugar. As informações mais importantes e de destaque devem ficar na parte superior da página (chamada de região nobre), por exemplo.

É preciso planejar uma estrutura de acordo com o segmento do seu negócio e o tipo de público. Assim, o site se torna um importante aliado na conversão. Veja se seu público prefere imagens ou textos, uma única página com todas as informações ou botões para navegar por ele e outros pontos que facilitem o acesso. 

Utilize técnicas de SEO

Não utilizar as técnicas de SEO é um erro fatal. Será impossível tornar seu site visível na primeira página dos buscadores sem fazer uso de uma boa estratégia de otimização. Para que a página consiga ranquear, deve-se fazer as otimizações On Page e Off Page. Desse modo, as chances de aparecer entre os primeiros resultados é bem maior.

Entretanto, saiba que é um trabalho constante, pois os algoritmos estão sempre mudando e você deve saber divulgar seu site. Algumas técnicas, por outro lado. são mais básicas. Entre elas:

  • ter bons conteúdos;
  • utilizar imagens com descrição;
  • escolher as tags;
  • trabalhar palavras-chave;
  • usar meta descrição;
  • apostar em backlinks e outras.

Com um bom trabalho de SEO, o site começa a receber melhores posições naturalmente. Porém, cuidado com as técnicas conhecidas como Black Hat, que afetam negativamente a página e podem render punições severas.

Faça testes A/B

Para saber as preferências dos visitantes e descobrir o que mais agrada, os testes A/B são as melhores alternativas. Com eles, você faz pequenas mudanças para ver qual tem melhor desempenho para adotar no seu site. Entre as modificações que podem ser feitas, estão:

  • formato do layout;
  • cores de elementos e botões;
  • textos dos CTAs;
  • posição de botões e informações;
  • campos de formulário;
  • imagens e outros detalhes.

Fazendo pequenas modificações, é possível aumentar a conversão da página. Nesse caso, entender como planejar a estrutura de um site fará toda a diferença para ter melhores resultados. A estratégia correta é fundamental para que os visitantes confiem na marca e continuem no funil de vendas.

Gostou do artigo e quer acompanhar mais conteúdos interessantes? Então, curta nossa página no Facebook!

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados