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Como criar uma persona? Clique aqui e descubra!

Não é segredo: se você quer ter resultados em sua estratégia de marketing, você precisa definir quem será impactado por suas ações. Até o momento, não há nenhuma forma de entender melhor o público do que por meio das personas. Por isso, saber como criar uma persona é tão importante.

Antigamente, o mercado era mais uniforme. As pessoas assistiam aos mesmos programas e, embora pudessem ter opiniões diferentes entre si, era razoavelmente fácil separá-las em grupos amplos de pensamento, chamados de “públicos-alvo”.

Com a popularização da internet e o crescimento das redes sociais, no entanto, esse cenário mudou completamente. Hoje, pessoas que nasceram no mesmo lugar, estudaram na mesma escola e assistem aos mesmos programas tendem a ter opiniões, hábitos e visões de mundo bem diferentes.

Por isso, surgiu a necessidade de refinar o conceito já conhecido de público-alvo. Afinal, ele não atende mais à demanda da publicidade e do marketing. Nesse momento, nasce o conceito de persona, do qual falaremos a partir de agora. Confira!

O que é uma persona?

Persona é, literalmente, um perfil que representa o cliente ideal para determinada empresa. Esses perfis são criados para que a marca possa entender melhor quem é seu cliente, suas necessidades, dores, e como resolvê-las.

Trabalhar com uma persona permitirá à sua empresa uma estratégia de marketing mais assertiva, direcionada exatamente para quem comprará seus produtos e/ou serviços.

Uma boa persona descreve, por exemplo, detalhes sobre o comprador ideal da marca, tais como: idade, escolaridade, profissão, relacionamentos, moradia, hábitos, hobbies, objetivos de vida, problemas, entre outros.

Qual a diferença de persona e público-alvo

Como falamos mais acima neste texto, o público-alvo é uma definição mais ampla sobre o público que sua marca deverá atingir com suas ações. É claro que, dependendo da amplitude da ação que for realizar, ele será importante. Mas, principalmente para o marketing digital, fará com que você desperdice bastante verba.

Vamos usar exemplos, para facilitar:

Público-Alvo

Gerente de Vendas, de 30 a 45 anos, moradores de capitais na região sudeste. Trabalham em grandes empresas e não usam a internet para lazer. Renda mensal média entre R$ 10.000 e R$ 60.000

Persona

Fábio, 35 anos, morador do Rio de Janeiro, gerente de vendas em uma grande empresa. Casado, tem 2 filhos, e gosta de passar o tempo livre com a família. Gosta de jazz e está apenas no Facebook para rever amigos antigos. Sofre muita pressão dos gestores da empresa para aumentar os resultados em vendas. Quer aumentar as vendas para aliviar a pressão e alcançar uma promoção.

São bem diferentes, não? Naturalmente, é muito mais simples desenhar uma estratégia para o Fábio, do que para o “Gerente de Vendas”. E é justamente por isso que o conceito de persona foi criado.

Como criar uma persona?

Embora seja tentador, personas não podem ser criadas por palpites ou achismos. Para que você tenha uma persona que seja realmente útil na hora de montar sua estratégia, será necessário ir ao mercado e conhecer seu público.

E isso é feito por meio de pesquisas, que devem ser realizadas com clientes (novos e antigos) e prospects. A lista de perguntas a ser feitas é grande, e naturalmente variável de acordo com o objetivo e segmento de cada marca.

Naturalmente, você pode ter mais de uma persona. Mas lembre-se sempre de que deve haver uma principal, aquela que você gostaria de receber em sua empresa todos os dias. E para conhecer essa pessoa, você precisa conhecer tão bem esse perfil quanto sua própria empresa.

Como esse processo é delicado, e um erro nele pode colocar toda a sua estratégia em risco — afinal, pode acabar colocando você num caminho bem diferente do ideal —– nós recomendamos que ele sempre seja realizado por especialistas. De preferência, uma agência ou profissional que saiba exatamente como criar uma persona para sua empresa.

Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar? Aproveite o espaço aqui embaixo e comente! Ficaremos felizes em saber o que você tem a dizer!

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