Linksan Agência Web
              
featured-image

Como criar uma audiência digital partindo do zero?

Investir em marketing digital só representa retorno para a sua empresa se gerar resultados. Para isso, é essencial conquistar a atenção do seu público-alvo e garantir que ele esteja atento ao seu conteúdo.

Você sabe como criar uma audiência digital para suas mensagens? Leia o post e descubra!

É possível criar uma audiência digital?

A internet está presente em mais da metade das casas brasileiras. Isso significa que são mais de 95 milhões de pessoas conectadas. Com base nesse dado, podemos dizer que as chances de a sua empresa criar uma audiência digital são bem grandes.

Porém, não basta apenas postar e cruzar os dedos. Você precisa fazer um bom planejamento, para garantir que o público almejado seja atraído pelo que a sua empresa tem a dizer. Assim, você estabelece uma relação de confiança, que vai gravar a sua marca na cabeça das pessoas.

No momento em que decidirem comprar o tipo de produto que você oferece, é mais provável que optem pela empresa com que já têm um contato constante, através de informações relevantes e de qualidade.

Qual é o primeiro passo?

Para se estabelecer, qualquer canal de comunicação precisa de três componentes: mensageiro (você), mensagem (conteúdo) e receptor (seu público). Quanto ao primeiro item, não há mistério. No entanto, para decidir o que dizer, é preciso antes saber quem vai ouvir.

Por isso, o primeiro passo deve ser a pesquisa. Descubra como a sua audiência-alvo se comporta, quais canais digitais ela usa, qual é o seu linguajar e, sobretudo, quais são suas dúvidas quanto à sua área de negócio.

Dessa forma, fica mais fácil planejar o que dizer, estruturar o material e, logicamente, quais são os veículos que têm mais chances de sucesso.

Quais são as principais ações para conquistar o público?

Sabendo onde você deve investir, é chegada a hora de saber quais devem ser suas ações específicas, para ter sucesso com as estratégias. Separamos algumas, para te ajudar a criar sua audiência digital:

Participar de grupos em redes sociais

Quando falamos em redes sociais, a palavra-chave é: interação. Por isso, é comum que, sempre que possível, sejam criadas comunidades sobre determinados temas e interesses. Participar desses grupos, usando o perfil da empresa, pode ser um ótimo canal para criar uma audiência digital.

Você pode tirar dúvidas, interagir ou publicar links para o seu conteúdo. Só tome o cuidado de não ficar apenas fazendo propaganda de si mesmo.

Promover sessões de perguntas e respostas

Provavelmente, a sua clientela não entende do seu ramo como você. Por isso, as sessões de perguntas e respostas costumam ser muito eficazes para criar uma audiência digital. Só não se esqueça de divulgar bastante (e com a devida antecedência) o seu evento, para garantir a participação do público.

Realizar sorteios

Um sorteio é uma forma eficaz de atrair a atenção das pessoas, conquistando mais seguidores e fãs. Afinal, quem não gosta de um bom presente?

Diga que, para participar, a pessoa deve seguir a sua página e compartilhar alguma mensagem ou hashtag específica. Dessa forma, a palavra passa a ser multiplicada entre os usuários.

Adotar técnicas de SEO

A otimização de sites (SEO) é fundamental para seu site ou fanpage, gerando tráfego orgânico, ou seja, não pago. Por isso, capriche na hora de publicar conteúdo. Use materiais ricos, com palavras-chave relevantes para o seu público.

Utilizar CTAs adequados

Os Calls to Action são aquelas mensagens (geralmente no fim de um conteúdo) que solicitam uma ação do leitor. Aproveite para sugerir a leitura de outro material da sua empresa, pedir o compartilhamento do post nas redes sociais, assinar sua newsletter, etc.

Se ele gostou do que leu, provavelmente vai se interessar em continuar a relação. Assim, você vai conquistando um por um, para que prestem atenção no que o seu negócio tem a dizer.

Gostou das nossas dicas para te ajudar a criar uma audiência digital? Tem alguma outra dica para contar para gente? Então deixe nos comentários!

Post Your Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2021. Linksan - Todos os Direitos Reservados