Linksan Agência Web
              
featured-image

Como avaliar se o site empresarial está dando resultados? Descubra!

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial ter um site para divulgar seus produtos ou serviços, aumentar a retenção de clientes e dar visibilidade à marca. Você que trabalha virtualmente já deve ter se perguntando para que serve o DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) e a relação dele com a sua presença digital, certo?

Ter uma boa presença no meio digital melhora a divulgação do trabalho e funciona como um cartão de visitas para o negócio. Para que isso aconteça, não basta ter uma plataforma “bonita”: é preciso avaliar se o site empresarial está gerando resultados concretos — isso significa que é preciso medir o seu desempenho. 

Se você quer saber como identificar os resultados do seu website, continue a leitura deste artigo!

O que é e para que serve o DNS?

Para simplificar, podemos dizer que o DNS é um sistema que transforma os endereços de IP, que são numéricos, em nomes amigáveis para a leitura do usuário. Ele basicamente codifica esses números para se tornarem um conteúdo legível — textos ou imagens. Assim, o servidor de DNS também faz o papel inverso, ou seja, ele é o intermediador na comunicação entre o mundo real e o virtual.

O papel principal do DNS é trabalhar a velocidade da conexão com a internet, fazendo com que ela possa ser mais rápida ou mais lenta. Geralmente, quando o site começa a apresentar lentidão e impactar negativamente a experiência do usuário, é indicada a troca de DNS.

Causas de lentidão

A lentidão da página pode acontecer quando a lista de IPs do DNS está desatualizada ou até mesmo há distância entre os servidores. Por isso, é importante fazer o monitoramento desse servidor e garantir que ele não seja uma causa de churn (rejeição) dos usuários para o seu site.

Registro de domínio

Se você está começando a marcar presença no mundo digital, é importante destacar que quando um domínio foi recentemente registrado, geralmente é necessário alterar os seus valores. Isso acontece quando o domínio é registrado em provedor diferente do que fará a hospedagem do seu website.

Como avaliar a qualidade do website?

O primeiro passo para identificar a qualidade do seu website é fazer o exercício da inversão de papéis. Navegue pelo site como se você fosse um usuário e mapeie as suas percepções. É fundamental que ele tenha um design atrativo e que as páginas carreguem rapidamente, afinal, 53% das visitas são abandonadas quando a página demora mais de 3 segundos para ser carregada.

Abaixo, detalhamos dois pontos cruciais para o sucesso do seu site. Confira!

Atente-se à performance e à velocidade do site 

Com certeza você já passou pela experiência de acessar um site e ter dificuldades para consultar o conteúdo porque as páginas demoram muito para carregar ou simplesmente não carregam. 

É preciso garantir uma experiência de navegação positiva ao usuário. Saber se o site tem um bom desempenho é um item primordial. Descubra, agora, se o seu site tem bons resultados e como deixá-lo mais rápido

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é uma plataforma do Google que informa a performance de uma página em dispositivos mobile e desktop, e retorna relatórios com sugestões de otimização. Faça o teste e fique de olho nas dicas de como obter bom site responsivo. Se o seu site não responder a esse requisito, ficará prejudicado no ranqueamento pelos mecanismos de busca

GTMetrix

No GTMetrix também é possível medir a velocidade do site, gerar relatórios sobre sua performance e receber sugestões para otimização. O grande diferencial da ferramenta é a possibilidade de comparar sites, checar o desempenho em browsers diferentes, simular dispositivos móveis e resoluções de tela, e observar, por meio de gráficos, o histórico da performance. 

Pingdom Website Speed Test

Pingdom oferece o monitoramento de desempenho para sites empresariais em mais de 70 locais de pesquisa do mundo. Com ele, é possível ter um panorama de como o site está se comportando em diferentes partes do mundo devido à latência. 

Além de monitorar o tempo de atividade, o desempenho e as interações do seu site para uma melhor experiência do usuário final, a ferramenta ainda oferece um teste para verificar se a configuração do DNS foi realizada corretamente. Basta inserir a URL do site e ele mostrará os dados. 

Analise os dados de comportamento do usuário

Um dos grandes benefícios do mundo conectado é a possibilidade de coletar uma gama de dados e trabalhar a análise para a construção de estratégias de negócio mais certeiras. Antigamente, era difícil encontrar informações precisas sobre os consumidores. Hoje, com 58 milhões de clientes virtuais, é possível mapear o comportamento do consumidor por meio da inteligência artificial.

Quando um usuário acessa o seu site, informações sobre como ele navega são geradas, como:

  • os links que ele mais acessou;
  • quais campos da página mais chamara a atenção dele — por meio de um mapa de calor;
  • o tempo de permanência nas páginas ou o churn rate;
  • o número de visitas por usuário;
  • a quantidade de visitas total;
  • a quantidade de visitas por faixa etária e região.

Esses dados são essenciais para identificar qual é o público que o seu negócio está atingindo e se as suas estratégias estão, de fato, surtindo efeito para o fortalecimento digital da sua marca. Para tanto, é essencial contar com aplicações de Business iIntelligence (inteligência do negócio) para tratar os dados de forma precisa.

Google Analytics 

Google Analytics é uma plataforma de análise online de dados. Resumidamente, com ela é possível obter dois tipos de informações: dados que indicam o perfil do seu público e aqueles referentes ao comportamento do usuário no site. A ferramenta disponibiliza métricas que podem nortear o perfil do usuário, como idade, gênero e localização geográfica.

São muitas as métricas e ferramentas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho de uma página, mas lembre-se sempre de se atentar à performance e aos dados que vão colaborar para que o usuário tenha uma experiência agradável enquanto navega pelo seu site empresarial. Isso impulsionará a visibilidade e a credibilidade da marca. 

Use um mapa de calor para websites

Conhecidos também pela expressão em inglês heatmaps, os mapas de calor são ferramentas muito interessantes para identificar o comportamento do usuário no seu site. Por meio deles, é possível conhecer mais sobre a jornada dos consumidores e mapear possíveis falhas nas suas páginas.

Os heatmaps são recursos essenciais para melhorar a experiência do usuário no seu site, uma vez que mostram com precisão quais são as áreas das páginas que as pessoas mais interagem. Isso é possível por meio do acompanhamento do mouse, ou seja, as áreas onde o mouse mais permaneceu são as de mais atratividade para o usuário. Assim, você consegue identificar os pontos acerto e de erro no design do portal.

Agora que você sabe para que serve o DNS e como monitorar o comportamento do usuário no seu site, não deixe de mensurar os indicadores para desenvolver estratégias e melhorar a experiência na navegação. As novidades digitais fluem de forma muito rápida e é preciso acompanhar para não perder relevância no ambiente virtual.

Agora que você sabe mais sobre o assunto, que tal entender o que é, para que serve e como funciona o DNS?


There Are 5 Comments

Conheça 4 dicas de hospedagem segura no wordpress – Blog Linksan on 10 Maio, 2018

[…] —, o WordPress ainda tem algumas brechas que podem ocasionar situações indesejadas com seu site ou […]

Entenda o que é o erro 500 e por que ele aparece no seu site? – Blog Linksan on 10 Maio, 2018

[…] mensagem: Erro 500 Internal Server Error. Pode ser bem frustrante não conseguir acessar um site que desejamos, mas, na realidade por que acontece esse tipo de […]

Loja virtual responsiva: entenda como montar a sua – Blog Linksan on 10 Maio, 2018

[…] importante que a própria ferramenta Google Pagespeed Developers, de análise de performance de sites, avalia notas diferentes específicas para a versão desktop e […]

O que é CRO? Como funciona, a sua importância e mais! – Blog Linksan on 20 jun, 2018

[…] precisará investir em estratégias para crescer o número de visitantes, apenas garante que seu site terá a máxima performance na […]

O que analisar ao escolher a melhor hospedagem de sites além do preço? – Blog Linksan on 20 jun, 2018

[…] empresa de hospedagem é a responsável por manter o seu site no ar, impactando diretamente no desempenho, design, velocidade e até na segurança dos dados do […]

Comments are closed.

Inscreva-se em nossa Newsletter
Loading
Arquivos
Copyright ©2018. Linksan - Todos os Direitos Reservados