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Como as melhores empresas otimizam seu atendimento online?

Antigamente, a comunicação entre cliente e empresa era um processo estressante e difícil. Mesmo com o telefone, as linhas ocupadas e atendentes passando o cliente de setor em setor faziam com que muitas pessoas desistissem ou tivessem uma péssima experiência com a marca. Hoje o cenário é bem diferente, já que a internet deixou tudo mais simples. Mas como fazer com que seu atendimento ao cliente online seja o mais eficiente possível, como o das grandes empresas?

Assim como os serviços de atendimento (os SACs), o papel do cliente também passou por mudanças. Se antes ele era apenas influenciado, hoje é também influenciador. Além disso, vender produtos e serviços de qualidade não são mais a única coisa que conquista novos compradores e os fideliza. O atendimento se tornou um dos grandes responsáveis por essa tarefa.

Isso quer dizer que empresas que não otimizarem seu atendimento, seja para atrair novos clientes ou no pós-venda, correm o sério risco de ficar para trás. Se você quer sair na frente e oferecer um serviço de qualidade em todos os aspectos, continue lendo este post e saiba como otimizar o seu atendimento ao cliente online como as melhores empresas!

Chatbots

Os chatbots são basicamente softwares de respostas automáticas, programados para a execução de tarefas predeterminadas, realizando-as por meio da inserção de dados. Os chatbots permitem que você crie chats com perguntas e respostas programadas para a interação com as pessoas.

Essa ferramenta já era bastante usada antes mesmo da internet, como em atendentes virtuais de operadoras e bancos, recargas por SMS etc. Agora você também pode usá-los em aplicativos de mensagens instantâneas, como Facebook Messenger e Telegram.

Os bots facilitam a comunicação entre cliente e empresa, já que o usuário não precisa baixar mais um aplicativo — mas sempre pense nele como um canal que vai ajudá-lo a otimizar o atendimento, nunca como a única forma de entrar em contato com a empresa. Nenhum robô substitui a interação humana!

Presença multicanais

Estar presente onde seu cliente está deve ser o mantra de quem quer ter presença online. Empresas que facilitam o atendimento com a presença em vários canais fidelizam mais e saem na frente. Por isso, disponibilize várias opções de contato para que o cliente escolha a melhor para ele.

Suas redes sociais podem ser usadas mais do que para divulgar conteúdo. Aproveite esses canais para estimular a interação, responda os comentários, tire dúvidas e ouça sugestões. O WhatsApp também é uma excelente forma de agilizar o atendimento de forma confortável para o cliente, que nem sempre pode dispor de vários minutos ao telefone.

Atendimento personalizado

Conhecer a fundo o perfil do seu público possibilita um atendimento mais ágil e personalizado, melhorando a experiência com a sua marca. Além disso, quem procura ser mais proativo nesse ponto antecipa a solução antes que a pessoa perceba que tem um problema, evitando situações estressantes ou desagradáveis.

Big Data

Se você quer se antecipar aos problemas, essa tecnologia vai facilitar a tarefa. O Big Data permite que a empresa conheça seu público mais a fundo, facilitando a criação de personas mais fidedignas ao cliente final, sendo mais fácil elaborar melhores soluções e encurtar o tempo de atendimento.

Clientes bem atendidos são clientes satisfeitos, principalmente quando eles podem usar os canais de sua preferência para entrar em contato e encontram uma solução rápida e eficiente. Investir no atendimento ao cliente online agrega valor à sua marca e gera um excelente retorno!

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There Is 1 Comment

Veja aqui 5 tendências de marketing para redes sociais em 2019 – Blog Linksan on 13 mar, 2019

[…] Os chatbots são outra forma de melhorar a relação com os usuários e deixá-la mais eficaz. A automação permite um atendimento superior e a experiência do usuário é mais satisfatória. O uso de inteligência artificial já é bastante comum no SAC 2.0, e o bom uso dessa ferramenta tem mostrado resultados muito positivos no atendimento online. […]

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