Se você conhece o conceito de SEO (Search Engine Optimization), certamente sabe o quanto é importante posicionar um site entre os primeiros lugares nos buscadores. Bem, ao menos para quem deseja atrair clientes pela internet. O que talvez você nunca tenha considerado é a importância de conhecer os assuntos mais pesquisados no Google.

Neste artigo explicamos por que essa análise é tão importante, listamos algumas das buscas principais em 2018 e apresentamos algumas dicas para que você produza excelentes conteúdos, úteis para o seu público-alvo. Acompanhe!

A jornada de compra do consumidor

Quando a internet e o Google ainda não eram tão populares e acessíveis, como você pesquisava informações sobre assuntos, produtos e serviços do seu interesse? É bem provável que buscasse conselhos de amigos ou de um vendedor, certo? Embora muitas pessoas ainda façam isso, atualmente é muito mais fácil e ágil tirar o smartphone do bolso e procurar nos buscadores ou nas mídias sociais.

É notável como a internet e os avanços digitais influenciam a jornada de compra do consumidor. As pessoas estão mais bem informadas a respeito do que desejam adquirir, mesmo sem conversar com um vendedor ou visitar uma loja. Isso por que, em geral, antes de chegar a uma decisão, já passaram por duas etapas: a de consciência, quando conhecem alguma necessidade e a de consideração, momento em que avaliam as melhores soluções.

Os assuntos mais pesquisados no Google em 2018

Anualmente, o maior buscador do mundo revela um ranking das principais pesquisas realizadas em cada país e em contexto global. Além de listar os 10 principais termos, a empresa ainda divide as palavras-chave em categorias, como você pode conferir a seguir, conhecendo alguns dos assuntos mais pesquisados no Google em 2018, no Brasil.

Buscas gerais

  1. Copa do Mundo

  2. Big Brother Brasil

  3. Eleições 2018

  4. Jair Bolsonaro

  5. Horário de Brasília

  6. Greve dos caminhoneiros

  7. Luiz Inácio Lula da Silva

  8. Fernando Haddad

  9. Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018

  10. Stan Lee

Por quê?

  1. Por que a guerra na Síria?

  2. Por que votar no Bolsonaro?

  3. Por que ou porque?

  4. Por que não pode comer carne na Sexta-feira Santa?

  5. Por que Ibrahimovic não foi convocado?

  6. Por que não votar em Bolsonaro?

  7. Por que Nadja foi expulsa de A Fazenda?

  8. Por que a série Lúcifer foi cancelada?

  9. Por que o Amoedo não participa dos debates?

  10. Por que quarta-feira de Cinzas?

Acontecimentos

  1. Copa do Mundo

  2. Eleições 2018

  3. Greve dos caminhoneiros

  4. Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018

  5. Campeonato brasileiro

  6. Prisão do Lula

  7. Horário de verão

  8. Caso Vitória

  9. Enem 2018

  10. Julgamento do Lula

O Google Trends ainda apresenta outras categoriais, mas antes de sair produzindo conteúdo porque uma palavra-chave está entre os assuntos mais pesquisados, entenda como aplicar esse conhecimento a favor do crescimento da sua empresa.

A produção de conteúdo relevante

A Copa do Mundo foi o assunto mais pesquisado no Google em 2018, certamente gerando milhões de visitas a sites que discutiam o assunto. Você consegue imaginar o potencial de negócios que isso significa para empresas do ramo esportivo?

Por esse motivo entender os interesses das personas é importantíssimo para produzir conteúdo relevante. No entanto, além de buscar informações no Google Trends por tópicos relacionados à sua empresa, você deve pesquisar palavras-chave em ferramentas como o Ubersuggest, SEMrush e Keywordtool.

Assim, você saberá quais assuntos estão despertando o interesse das suas personas atualmente e de que maneira são pesquisados no Google, criando conteúdo útil para cada fase da jornada de compra.

Se você procurar por Educação (assunto) no Google Trends, por exemplo, notará que ‘educação infantil’ é um dos termos mais buscados no Brasil. Para empresas que atuam nesse nicho e têm o objetivo de atrair clientes vale muito a pena produzir conteúdo de valor sobre o tema.

Entendeu como os assuntos mais pesquisados no Google podem ajudar você a produzir conteúdo relevante para as suas personas e, assim, atrair mais clientes para a empresa? Sempre baseie a sua produção nos interesses do seu público-alvo, levando em consideração suas pesquisas na internet, palavras-chave e o estágio na jornada do consumidor.

E se você pretende usar anúncios para obter resultados mais rapidamente, aproveite para saber mais sobre a métrica Custo por Clique!

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