Indispensável para quem quer melhorar a presença digital da instituição e, consequentemente, torná-la mais competitiva e fácil de ser encontrada no ambiente online, o registro de domínio é sem a menor sombra de dúvidas um dos passos mais importantes para a credibilidade do negócio na internet.

Durante o processo de construção de um site, o registro de domínio deve ser a primeira etapa. De qualquer maneira, este artigo foi elaborado para apresentar os principais pontos em relação ao assunto.

Você verá o que é um domínio, para que ele serve e como efetuar o seu registro. Continue a leitura e confira. Não perca!

O que é um domínio?

Nome que serve para localizar e identificar uma determinada organização na internet, basicamente, esse é o conceito de um domínio. Em outras palavras, ele nada mais é do que um endereço digital.

Tecnicamente falando, os domínios foram criados para facilitar a memorização dos endereços na Web, já que sem eles teríamos que digitar no navegador os números de IP (Internet Protocol/Protocolo de Internet).

Imagine ter que digitar “179.184.115.223” para acessar o Google. Nada convidativo, certo? Pois então, é por essa razão que existem os domínios, que são compostos por um nome e uma extensão.

Exemplo: google.com.br

  • nome (google);
  • extensão (.com.br).

O registro de domínio, por sua vez, pode ser descrito como o processo administrativo que garante essa propriedade para uma pessoa ou empresa. Diferentemente de uma marca registrada, os endereços eletrônicos pertencerão a quem os registrou primeiro, mesmo que o responsável pela operação não seja o proprietário da marca.

Para que serve o registro de domínio?

Ele é utilizado para conferir à sua instituição um endereço digital que serve não apenas para encontrá-la, mas também, como acabamos de expor, para proteger o uso da sua marca na internet.

Em termos práticos, sua importância é definida pelos seguintes fatores:

  • proteção e fortalecimento da marca;
  • ganho de credibilidade na rede;
  • possibilidade de uso de e-mail corporativo, do tipo “contato@suaempresa.com.br”;
  • melhor presença online.

Como fazer o registro de domínio?

Como prometido, mostraremos como efetuar o registro de domínio. A primeira observação, nesse caso, é que essa atribuição é regulamentada por órgãos específicos, nacionais e internacionais. No Brasil, o RegistroBR é o responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínio que usam o “.br”.

Quanto ao processo em si, não há segredo algum, basta:

  1. escolher um nome de domínio;
  2. verificar a sua disponibilidade, digitando-o no campo de pesquisa do RegistroBR;
  3. caso disponível, solicite o registro e faça o pagamento do pedido (boleto ou cartão de crédito).

Cabe salientar que o período mínimo de validade para o registro de domínio é de um ano. Porém é possível deixá-lo registrado por mais tempo. Os valores são irrisórios, acredite.

Por fim, não poderíamos esquecer de mencionar um importante cuidado: certifique-se de registrar o seu domínio em mais de uma extensão. Além do “.br”, registre-o também no “.com”, pelo menos.

Em vista das questões apresentadas no texto, o recomendado é contar com um especialista para auxiliar nesse processo. Assim, você garantirá que o registro de domínio esteja correto e, por consequência, que a sua marca esteja protegida.

Aqui na LinkSan, nós podemos ajudá-lo a assegurar o registro do seu domínio em quantas extensões você quiser. Estamos à sua disposição, basta entrar em contato conosco.

Deixe um comentário