É quase unânime a opinião de que o marketing digital é essencial às empresas nos dias atuais. No entanto, muitos gestores não conseguem visualizar claramente como isso funciona na prática. Quando falamos em pré e pós-venda, então, o entendimento pode se complicar ainda mais.

Resumidamente, uma boa estratégia de marketing digital deve seguir algumas etapas: atrair o público-alvo; educar essas pessoas sobre a marca, bem como seus produtos ou serviços; convertê-las em clientes; e criar um relacionamento a fim de fidelizá-las. Assim, você constrói uma estratégia robusta que funciona em médio e longo prazo.

Quer saber como o marketing digital atua no pré e pós-venda, e os benefícios que ele traz para o e-commerce? Continue lendo e confira!

De que maneira o marketing digital atua no pré e pós-venda?

Tráfego qualificado

Tanto nos resultados orgânicos do Google quanto nos anúncios pagos é possível atrair um público qualificado. No primeiro caso, você consegue ser encontrado pelas pessoas certas por meio da inserção de palavras-chave em seus conteúdos. Em relação aos anúncios patrocinados, seja no Google ou nas redes sociais, basta segmentar a campanha de acordo com o perfil dos seus clientes.

Captação de contatos

Por meio de uma landing page ou newsletter, você capta contatos para montar a sua lista e trabalhar em uma estratégia de e-mail marketing. Sendo assim, a equipe de vendas trabalha em cima de pessoas que já demonstraram interesse, o que aumenta a taxa de conversão. Após efetuar uma venda, o próximo passo é focar na fidelização desse cliente.

Relacionamento personalizado

Com o passar do tempo, você acaba conhecendo melhor o perfil dos usuários que acessam os seus canais de comunicação, pois tudo fica registrado nas ferramentas de analytics. Logo, você consegue adequar a linguagem utilizada e enviar ofertas ou conteúdos que se encaixam melhor na preferência das pessoas.

Agilidade no atendimento

Hoje, diversos consumidores preferem entrar em contato com as empresas pelas redes sociais, chats online ou aplicativos de mensagens instantâneas. Isso tornou possível atender mais de um usuário por vez e, consequentemente, aumentar a satisfação do público. Então, além de reduzir o custo com ligações, as plataformas digitais agilizaram o serviço de atendimento.

Quais benefícios o marketing digital proporciona ao e-commerce durante um processo de venda?

O consumidor chega mais maduro à etapa final

As pessoas que acessam o seu blog e redes sociais, ou assinam a newsletter no site, já conhecem bem as características dos produtos e, portanto, sabem o que se encaixa melhor em suas necessidades. Assim, elas chegam mais decididas na etapa de compra. 

O time de vendas já conhece o consumidor

Como dissemos há pouco, ao usar as ferramentas digitais uma empresa consegue ter os dados dos usuários registrados em seu sistema. Desse modo, o atendente é capaz de oferecer produtos que atendam às necessidades de cada consumidor. Afinal, não existe aborrecimento maior do que alguém tentando empurrar algo que você não tem interesse.

É possível enviar materiais que auxiliam no processo de decisão

Principalmente em uma estratégia de e-mail marketing, é possível convencer um consumidor a tomar uma decisão com o envio estratégico de materiais, como seus maiores cases de sucesso e depoimentos de clientes satisfeitos. Se o mundo digital oferece ferramentas multimídias capazes de encantar os consumidores, não há motivos para não usá-las.

Ficou claro como o marketing digital age no pré e pós-venda, e como ele gera benefícios ao e-commerce? Para tanto, você deve utilizar diferentes instrumentos e canais de comunicação. Somente assim você conquista o consumidor e o torna fiel à sua marca.

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