Um dos maiores desafios para quem está tentando manter uma presença digital é conseguir bons resultados com um tráfego já estabelecido. Por isso, é importante entender o que é CRO e como aplicar esse conceito na empresa.

Trata-se de uma sigla para otimização da taxa de conversão (Conversion Rate Optimization). E não é só sobre converter mais compradores: leads e avanços no funil de vendas também fazem parte.

E você, quer saber quais são os segredos por trás dessa ideia e como implementar na sua empresa? É só continuar a leitura!

Maximize a performance da sua página

Umas das grandes vantagens do CRO é a melhora do desempenho da página sem precisar aumentar o público dela. É um bom jeito reduzir o CAC (custo de aquisição de clientes) e o CPC (custo por clique).

Lembre-se de que isso não significa que você não precisará investir em estratégias para crescer o número de visitantes, apenas garante que seu site terá a máxima performance na conversão.

O porquê disso é bem simples: um site otimizado tende a ampliar o número de clientes e dar um up no faturamento, eliminando perdas e aproveitando o público que já frequenta a página.

Teste sua conversão

A prática mais importante do CRO é o teste A/B. Ele é feito por meio da comparação de 2 páginas com um elemento diferente entre elas para ver qual converte mais.

Se a “página A” converter mais do que a “página B”, então outros elementos são alterados até encontrar a configuração que tem os melhores resultados.

É interessante usar ferramentas como o Google Analytics para categorizar os dados e ir alterando apenas um elemento por vez. Procure observar detalhes, como layout, distribuição de cores, organização dos textos, composição dos formulários, etc.

Reúna informações relevantes

No início da estratégia, procure reunir informações relacionadas a como o seu mercado se comporta e se basear nelas para adaptar o layout da sua página

É interessante unir os dados da inteligência comercial da sua empresa às inferências educadas sobre as preferências do seu público. A partir daí, monitore os seus resultados para manter a otimização constante.

A manutenção do site também é importante. Verifique sempre se o carregamento apresenta lentidão ou se os servidores estão com problemas.

Seja claro e específico

O objetivo do CRO é fazer com que os visitantes executem uma ação. Fuja de landing pages muito poluídas ou com elementos que provoquem distrações, e adapte o vocabulário a uma persona bem definida.

Evite muitos links, barras laterais e qualquer coisa que possa distrair o seu público. O ideal é usar uma linguagem clara e direta, que deixe explícita a tomada de uma decisão.

As conversões acontecem ao longo de toda a jornada, desde a consciência até a compra. A cada passagem do funil você terá formas diferentes de otimizar sua conversão. Nesse contexto, não existem fórmulas prontas ou definitivas.

Como você pode ver, compreender bem o que é CRO e qual a importância dessa ideia pode fazer uma grande diferença no faturamento do seu negócio. Não se esqueça de que essa não é uma prática individual. O ideal é que faça parte de uma estratégia maior de marketing digital e, suas aplicações, incorporadas à filosofia da empresa.

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