Certificado o quê? O nome é complicado, mas a função é fundamental. O certificado SSL atesta que o site em questão é seguro, ou seja, possui tecnologia que impede que dados e informações pessoais sejam desviados ou compartilhados sem a devida autorização.

Imagine como é importante para o cliente encontrar em seu site um ambiente seguro. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância do certificado SSL para sua empresa e como esse mecanismo pode impactar suas estratégias de marketing. Veja!

O que é o certificado SSL

A sigla SSL deriva de Secure Sockets Layer que, em tradução livre, significa camada de segurança. Com isso, já temos indícios da importância e também do papel de um certificado como esse.

O certificado SSL possui tecnologia capaz de proteger os dados de navegação dos usuários, impedindo a visualização, interceptação ou captura das informações inseridas no site. Isso vale para logins, preenchimento de formulários, dados bancários etc.

A criptografia, mecanismo que oferece proteção aos usuários que acessam um site com certificado SSL, basicamente desconfigura – ou embaralha – as informações enviadas ao site de modo que somente o servidor onde está instalado o protocolo SSL pode interpretá-las.

Dessa forma, ainda que algum usuário malicioso tente alcançar os dados, não conseguirá identificá-los.

Quais as vantagens do certificado SSL

Além da dose extra de segurança, o certificado SSL oferece outras vantagens. Confira!

Desperta a confiança dos usuários

Gerar confiança é um ponto fundamental para estabelecer uma relação verdadeira com o cliente. Se sentir seguro ao navegar em um site, certamente fará o usuário realizar essa ação mais vezes e até indicar o conteúdo para outras pessoas.

Sites seguros apresentam o ícone de um cadeado, a sigla “HTTPS” e a cor verde na barra de endereços do navegador.

Ao se deparar com essas informações, certamente seu cliente entenderá os sinais visuais indicando que aquele é um ambiente que oferece segurança.

Segurança para o site

Parece óbvio, mas é importante lembrar que o protocolo SSL não oferece segurança apenas para os usuários, mas também para o site.

A criptografia dos dados impede que informações do seu site sejam captadas por usuários mal-intencionados.

Fácil instalação

Você deve estar pensando que uma tecnologia tão avançada e efetiva requer um extenso trabalho para implantação, não é mesmo? Mas isso não é verdade.

Os profissionais responsáveis pelo site conseguem realizar o procedimento de maneira simples e breve.

Como o certificado SSL pode impactar o marketing

Outra questão importante que envolve a segurança digital é o impacto que pode causar no trabalho do departamento de marketing.

O Google já divulgou que sites seguros levam vantagem na corrida pelo melhor posicionamento no buscador, ou seja, utilizar um certificado de segurança causa resultados positivos no trabalho de SEO (otimização de site).

Ainda que não seja um fator determinante, oferecer segurança ao usuário torna-se requisito cada vez mais importante para a exibição de um site, juntamente à velocidade de carregamento da página e a usabilidade.

E aí, entendeu a importância do certificado SSL? Então, agora veja como contratar uma agência para criar seu site institucional seguro e eficaz!

Deixe um comentário